terça-feira, 26 de março de 2024

.: Literatura: “Os Meus Monstros e os Seus”, de Ricardo Benevides e Orlandeli


Há monstros entre nós e dentro de nós. Esta é a reflexão feita em “Os Meus Monstros e os Seus”, livro intrigante e engenhoso escrito por Ricardo Benevides, publicado pela Elo Editora. A obra ficou entre os dez finalistas do Jabuti, na categoria juvenil e que tem ilustrações de Orlandeli. É composta por quatro contos que se entrelaçam e cada um deles conta a história de um adolescente. 

Para mostrar o lado sombrio da personalidade de cada um, assim como as angústias e as dificuldades enfrentadas por eles no dia a dia, o autor se inspirou em monstros conhecidos, como Conde Drácula e Frankenstein, e traçou um paralelo entre a monstruosidade real e imaginária. Conectados com clássicos do terror, o livro aborda, por meio de metáforas,  as dores e particularidades da alma humana em histórias interligadas de adolescentes. 

Em cada conto, há um paralelo de identidades com criaturas fantásticas, clássicas do terror, em características narradas por jovens que enfrentam os aterrorizantes dilemas da alma humana. Os monstros conhecidos, como Drácula, Frankenstein e Henry Jekyll,  em histórias ambientadas em uma escola no Rio de Janeiro, é protagoniads adolescentes comuns vivem angústias e dores, em situações estranhas reais ou imaginadas. As histórias se conectam e deixam suspense no final.

“Os Meus Monstros e os Seus” tem ilustrações de Orlandeli, que deu um olhar próprio e pessoal ao texto, com ilustrações que dão um ar sombrio e belo, fortalecendo a mistura de mistério e comportamento humano. O livro ganhou o selo Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) e ficou entre os finalistas do Jabuti, em 2023. Compre o livro “Os Meus Monstros e os Seus”, de Ricardo Benevides , neste link.


Sobre o autor
Ricardo Benevides - Nasceu em 1975, é escritor, músico e professor universitário, apaixonado pelos clássicos da literatura de terror. Em 2023, concorreu na categoria juvenil ao Prêmio Jabuti, com o “Os Meus Monstros e os Seus”, da Elo Editora. 


Sobre o ilustrador
Orlandeli - Cartunista, quadrinista, chargista e ilustrador, Walmir Américo Orlandeli nasceu em 1974 na cidade de Bebedouro, interior de São Paulo. Em 1994, iniciou sua carreira nas páginas do jornal Diário da Região com a tira “Violência Gratuita”. É ganhador de vários prêmios nacionais e internacionais. Como ilustrador publicou em vários veículos, como: jornal Folha de São Paulo, revistas Mundo Estranho, Saúde, Época, Superinteressante, entre outras. Garanta o seu exemplar de “Os Meus Monstros e os Seus”, escrito por Ricardo Benevides , neste link.

.: Genézio de Barros celebra 50 anos de carreira e protagoniza a peça "Irineu"


O elenco também conta com Tiago Luchi, que criou a dramaturgia, e Maria do Carmo Soares. A comédia tem atmosfera fantástica em uma história sobre relações humanas, amizade e etarismo. Após grande reforma e modernização, Teatro Marte Hall reabre as portas em 2024. Foto: Lenise Pinheiro


O espetáculo "Irineu" aborda de forma lúdica e delicada os encontros e as relações humanas. A estreia acontece no dia 6 de abril, sábado, às 20h00, na reinauguração do Teatro Marte Hall, localizado na Rua Domingos de Morais, 348, na Vila Mariana. A comédia tem direção de Ricardo Grasson e o texto é de Tiago Luchi, que também divide o palco com Genézio de Barros e Maria do Carmo Soares. A temporada vai até 26 de maio, com sessões sempre aos sábados, às 20h00, e aos domingos, às 18h00. 

O espaço recebeu espetáculos com Ary Fontoura, Alessandra Negrini, Claudia Abreu, além de apresentações de nomes do stand up nacional e internacional. Em 2024, após uma grande reforma e modernização, o local ganha o nome de Teatro Marte Hall e dá o pontapé inicial de sua programação com a estreia de Irineu.

Na trama, João Macena (Tiago Luchi) é internado e passa a dividir o quarto com Seu Irineu (Genézio de Barros), um senhor muito simpático, mas que esconde alguns mistérios. Os dias no hospital parecem intermináveis para João Macena, porém seu companheiro de quarto os fazem ficar mais divertidos quando relata  algumas das aventuras que já viveu. 

Entre elas está o dia em que pegou um navio para a América, ou então quando esteve nos campos de batalha japoneses, ou ainda quando foi taxista em uma grande cidade. Impressionado com as histórias de Irineu, João se sente motivado para enfrentar a doença que o levou até o hospital, sem saber que a maior lição de todas ainda estaria por vir. 

“Para contar essa história optamos pelo caminho da fantasia, uma linha de pesquisa com inspirações no cinema de Wes Anderson, Guillermo del Toro, Tim Burton, Yorgos Lanthimos. O público adora embarcar neste tipo de viagem. Os personagens estão dentro de um quarto de hospital, porém a encenação amplia esse mundo fantástico das histórias de vida de Irineu que reside há muitos anos nesse quarto, contudo o cinema e a literatura o fizeram romper barreiras devido a sua imaginação sem limites. A enfermeira, interpretada por Maria do Carmo Soares, é uma das incentivadoras para o protagonista ter um contato próximo com os livros e os filmes. Já João Macena absorve todo esse contexto que vai ajudá-lo na questão do seu diagnóstico”, explica o diretor Ricardo Grasson.

O cenário de Marisa Rebollo, a iluminação de Cesar Pivetti,  o figurino de Rosangela Ribeiro e a trilha sonora de L.P. Daniel se unem para a criação desta atmosfera fantástica. Além de estar em cena, Tiago Luchi foi o responsável pela criação da dramaturgia. O texto é inspirado por filmes como "Forrest Gump - O Contador de Histórias" e "Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas", e procura construir uma narrativa repleta de momentos marcantes, reflexões profundas e personagens inesquecíveis. Inclusive o ator/autor é conterrâneo de Genézio, ambos nasceram em Taquaritinga, município do interior de São Paulo. Além da cidade, ambos têm uma conexão artística.

“Comecei a estudar teatro na adolescência e fui inspirado por grandes nomes da arte dramática e um desses nomes era o próprio Genézio de Barros. A influência e o sucesso desse ícone do teatro e da televisão serviram como um catalisador para que eu decidisse perseguir meus próprios sonhos no mundo da atuação. Após uma conversa reveladora com ele em 2007, encontrei a motivação necessária para iniciar minha jornada no mundo do teatro. Queremos emocionar e inspirar o público, compartilhando não apenas uma história cativante, mas também a jornada de um sonhador que encontrou coragem para perseguir seus objetivos no mundo da arte”, enfatiza Luchi. 


Ficha técnica
Espetáculo "Irineu". Texto Tiago Luchi. | Elenco: Genézio De Barros, Tiago Luchi e Maria do Carmo Soares. | Direção Ricardo Grasson. | Diretor Assistente Heitor Garcia. | Cenografia Marisa Rebollo. Figurinos Rosângela Ribeiro. |Visagismo Edgar Cardoso. | Desenho De Luz Cesar Pivetti. Desenho De Som L.P. Daniel. | Cenotecnia Casa Malagueta | Adereços Rosimar Garcia Coordenação De Projeto L Ponto. | Direção De Produção Nosso Cultural. | Produção Executiva Maristela Bueno. | Produtores Assistentes Dani Rombolli e Gil Teles.  Coordenação Administrativa Pipoca Cultural.| Design Gráfico Agência Cyan. | Fotografia Artística Lenise Pinheiro. | Assessoria De Imprensa Adriana Balsanelli e Renato Fernandes. Redes Sociais Agência Cyan. Patrocínio: Vórtx. Agradecimentos - Alexandre Alves Severo, Ana Lucia de Sales Teodoro, Bárbara Rabelo, Carol Centeno, Erick Gallani, gaTú Filmes, Jasmine Brihy, Marcos Duller, NEDAS (Nucleo Espírita Dr. Alberto Salvador), Teatro Itália Bandeirantes, Toni Ferreira, Walter Breda.

Serviço
Espetáculo "Irineu". Teatro Marte Hall: Rua Domingos de Morais, 348 - Vila Mariana/São Paulo. Temporada de 6 de abril a 26 de maio de 2024, sessões aos sábados, às 20h00, e aos domingos, às 18h00 (não haverá sessão nos dias 27 e 28 de abril). Duração: 60 minutos. Classificação etária: livre. Capacidade: 600 lugares. *Preço dos Ingressos: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia-entrada). *Ingresso popular: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia) - Cota yoyal de 600 ingressos populares durante a temporada, sujeito à disponibilidade por sessão. Bilheteria do Teatro: das 14h00 às 20h00 de terça à sábado e das 14h00 às 18h00, aos domingos. Aceita todos os cartões de débito e crédito, dinheiro e pix. Telefone: (11) 3542-4680. Pela internet: www.olhaoingresso.com.br.

.: Show de Madonna no Brasil será transmitido na íntegra na TV Globo


Show histórico da rainha do Pop na praia de Copacabana será transmitido pela TV Globo, Multishow e Globoplay


Uma multidão na praia de Copacabana e milhões pelo Brasil. Este será o público estimado de Madonna com sua "The Celebration Tour", que comemora os 40 anos da carreira da cantora. A superprodução mundial aterrissa no país no dia 4 de maio, e será exibida com exclusividade e na integra pela TV Globo, Multishow e Globoplay.

O show – que ganhou o nome "The Celebration Tour in Rio" -, será a noite em frente ao Copacabana Palace, tradicional ponto carioca, e poderá ser acompanhado pelo público na TV ou no celular de qualquer canto do país, pela TV Globo, pelo Multishow e pelo Globoplay, que terá sinal aberto para não assinantes logados.

Após uma espera de 12 anos, esta será a quarta passagem de Madonna para shows no Brasil. Ela já apresentou ao país a turnê "The Girlie Show", em 1993, a "Sticky and Sweet Tour", em 2008 e a "MDNA" em 2012. Desta vez, a apresentação nas areias de Copacabana será a única da cantora em toda a América do Sul, e os fãs brasileiros poderão ver de pertinho – seja nas areias da praia ou no conforto de casa – a diva pop interpretar os maiores hits da sua extensa carreira. A transmissão tem direção geral de Pedro Secchin e direção de gênero de Raoni Carneiro. O show será produzido pela BonusTrack.

.: Marcelo Rosenbaum em entrevista: "Eu me coloco como um aprendiz"


No bate-papo, o designer e arquiteto autodidata fala sobre os projetos da Universidade dos Saberes Yawanawá, no Acre, do Conselho Indígena de Roraima (CIR) e dos Tremembés, no norte do Ceará. Em todos, sustentabilidade e escuta respeitosa são a base de seu trabalho. Marcelo Rosenbaum, entrevistado do "Yearbook 2024" de Casa Vogue. Foto: Franco Amendola


O "Yearbook 2024", edição colecionável de Casa Vogue que já está disponível nas bancas, traz entrevista com Marcelo Rosenbaum. Nela, o arquiteto e designer autodidata fala sobre os projetos realizados, em parceria com a sócia Adriana Benguela, para os povos originários de diferentes regiões do Brasil, em que aplicam a arquitetura e o design como ferramenta de transformação social.

Na entrevista, Rosenbaum conta que ele e sua equipe estão desenvolvendo o projeto da Universidade dos Saberes Yawanawá, no Acre, que vai proporcionar a vivência do cidadão comum com os indígenas. “As construções ancestrais dos Yawanawá literalmente se derretiam na natureza com o tempo e viravam insumo para a terra, porque eram feitas apenas com materiais naturais – e não existe nada mais sustentável do que isso. O que estamos propondo agora também se derrete com o tempo, mas é feito com outras matérias-primas, porque a madeira já vem beneficiada da cidade. Como construir lá é muito caro, temos que focar numa lógica construtiva de baixo custo, duradoura e com o mínimo possível de material”, explica.

Outro projeto com o qual ele está envolvido é o do Conselho Indígena de Roraima (CIR), que é composto por dez etnias que se uniram nos anos 1970 para defender os interesses e direitos dos povos indígenas de Roraima. “Quando fui até lá para conhecer o local, recebi o melhor briefing que já tive em toda a minha vida: eles me passaram exatamente qual era a necessidade para hoje, para daqui dez anos e uma previsão para 30 anos”, conta. “Criamos um espaço que, além das demandas funcionais, tem outras duas questões: a da segurança (eles sofrem ameaças constantes, então precisam estar protegidos ali) e a do calor extremo. Por isso decidimos fazer uma fachada que filtra o sol, uma espécie de muxarabi que remete aos grafismos indígenas e deverá ser feito com madeiras apreendidas pelo Ibama”, conta.

Além desses dois projetos, Rosenbaum está com um outro em andamento no norte do Ceará para os tremembés. “Em vez de palha, como o projeto do CIR, os edifícios serão de tijolo cozido, mas um deles será feito de adobe, técnica usada nas construções ancestrais deles, abandonada com o advento da colonização”, detalha. 

“Hoje nós temos recebido muitas demandas em territórios indígenas, são questões emergenciais e com muito pouco recurso. Quero continuar a fazer esse tipo de trabalho e multiplicar essa metodologia de uma forma educacional mesmo. Muitos desses projetos não têm recursos. Então o desafio é termos essa escalada e conseguirmos continuar atendendo essas demandas, sempre pensando na sustentabilidade e buscando a multiplicação desses conhecimentos adquiridos durante todos esses anos de experiência”, reflete Rosenbaum.

“Com o 'A Gente Transforma' (o Instituto e o nosso trabalho como ferramenta de transformação social), me coloco como um aprendiz dessa relação intrínseca de amor com a natureza. Já são 14 anos trilhando esses caminhos, sempre no aprendizado da escuta, do entendimento de como seguir para o futuro a partir desses encontros e alianças”, explica o arquiteto. Confira o conteúdo completo da entrevista no "Yearbook 2024" de Casa Vogue, disponível em versão digital e nas melhores bancas do país.

segunda-feira, 25 de março de 2024

.: CCBB São Paulo recebe o espetáculo "Hannah Arendt - Uma Aula Magna"


Em um tom bem-humorado e reflexivo, Eduardo Wotzik leva ao palco ideias, pensamentos, experiências e filosofias de uma das mais importantes pensadoras do século 20 no espetáculo "Hannah Arendt - Uma Aula Magna", que estreia no dia 5 de abril, quinta-feira, às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Foto: Kassius Trindade


Em um tom bem-humorado e reflexivo, Eduardo Wotzik leva ao palco ideias, pensamentos, experiências e filosofias de uma das mais importantes pensadoras do século 20. "Hannah Arendt - Uma Aula Magna" estreia no dia 5 de abril, quinta-feira, às 19h00, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. A temporada vai até 12 de maio com sessões sempre quintas e sextas, às 19h00, e sábados e domingos, às 17h00.

Na peça, como em uma sala de aula, o público assiste Hannah Arendt voltar ao nosso tempo, convidada a falar sobre temas relevantes e necessários como a ética, a escola, a massa silenciosa, a noção de civilidade e cidadania, e as atrocidades de Adolf Eichmann (1906-1962), conhecido como "arquiteto do Holocausto", que comandava o transporte ferroviário para o extermínio. A atmosfera é de uma aula magna sobre educação e a importância do pensamento para o mundo contemporâneo. A peça é de autoria de Eduardo Wotzik, artista com mais de 40 anos dedicados à investigação do teatro, que está em cena, e também assina a direção.

“Antes da pandemia já se sentia a ascensão da ignorância no planeta, a arte tem um olhar sobre o mundo devido a sensibilidade. A educação é um tema sempre em pauta e estava organizando ideias, quando iniciei um diálogo próximo com a obra de Hannah Arendt. Extraí o principal dela e uni com pensamentos meus até construir uma unidade. Ela teve uma experiência forte ao assistir o julgamento de Adolf Eichmann em 1961; explicita as diferenças entre educar e ensinar, reflete sobre a banalidade do mal. É uma aula especial de Arendt falando para o mundo hoje, um papo reto com humor possibilitando uma empatia com os espectadores”, explica Wotzik.

Hannah Arendt nasceu na Alemanha em 1906 e foi uma filósofa política de origem judaica, uma das mais influentes do século 20. Faleceu em Nova York em 1975. Trabalhou, entre outras atividades, como jornalista e professora universitária, e publicou obras importantes sobre filosofia política. Vivenciou os horrores da perseguição nazista, o que motivou a sua pesquisa sobre o fenômeno do totalitarismo.

Entre suas obras estão "As Origens do Totalitarismo", "Eichmann em Jerusalém", "Entre o Passado e o Futuro" e "A Condição Humana". Devido ao seu pensamento independente, Arendt tem um papel central nos debates contemporâneos. Seu sistema de análise a converte em uma pensadora original, situada entre diferentes campos de conhecimento.

A peça parte para o caminho contrário da verossimilhança e coloca uma provocante investigação sobre a cena e suas possibilidades, uma vez que o ator e diretor Eduardo Wotzik, de salto alto e barba, incorpora o papel da cientista política Hannah Arendt. A encenação é minimalista, um figurino cheio de sobreposições com toques femininos por meio de um par de óculos e um salto alto que ajudam a caracterizar o lado híbrido da personagem em cena. O cenário é um cubo, como se fosse um pedaço do Memorial do Holocausto, localizado no centro de Berlim, que vai se transformando ao longo da montagem.

O espetáculo foi sucesso de público no Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte, Curitiba, Taubaté, e tem dialogado de forma precisa com o que acontece na atualidade. “A trama levanta no público a ideia de que precisamos trabalhar os estilhaços de Eichmann que existem em cada um de nós. Outra questão é que a peça também é uma homenagem ao professor, não só no sentido literal, mas também aquele que decide educar o outro. No início do projeto, se enxergava a ascensão da ignorância, era algo iminente, agora o perigo é constante, se revelou”, finaliza o ator.

Ao receber esse espetáculo, o Centro Cultural Banco do Brasil promove reflexões sobre temas relevantes para a sociedade, reafirma o apoio ao teatro nacional e seu compromisso com a promoção da arte e ampliação da conexão dos brasileiros com a cultura.

Ficha técnica
Espetáculo "Hannah Arendt – Uma Aula Magna". Realização: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Patrocínio: Banco do Brasil, Texto, Direção e Atuação: Eduardo Wotzik. Direção Musical: Paulo Francisco Paes. Direção Técnica e Iluminação: Fernanda Mantovanni. Preparação de Movimento: Dani Calicchio e Clara Sussekind. Preparação Vocal: Jackie Hacker. Operação de Som: Michele Fontaine. Operação de Luz: Fernanda Mantovani. Assistente de Direção: Maria Clara Sussekind. Assessoria Jurídica: Ricardo Brajterman, Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes. Produção Executivo: Cannal Produções / Ariell Cannal e Paula Stricker. Direção de Produção: Michele Fontaine.


Serviço
Espetáculo "Hannah Arendt – Uma Aula Magna"
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo 
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico/São Paulo 
Temporada: 5 de abril a 12 de maio
Horário: quintas e sextas-feiras, 19h00 | Sábados e domingos, 17h00.
*Bate-papo após as sessões dos dias 20/04 e 04/05.
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia) em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 14 anos.
Funcionamento CCBB SP: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças 
Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento
O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h00 às 21h00.

Transporte público
O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Táxi ou Aplicativo
Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van
Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h00 às 21h00.

Entrada acessível
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

.: Escritor Ignácio de Loyola Brandão na série "Grandes Diálogos no Memorial"


Encontro que aproxima intelectuais do grande público será realizado no auditório da biblioteca do Memorial da América Latina, com entrada gratuita, e é promovido pela Unesp, Fundação Editora Unesp e Centro Brasileiro de Estudos da América Latina


Ocupante da cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras, o escritor Ignácio de Loyola Brandão é o primeiro convidado da série “Grandes Diálogos no Memorial”, que inicia nesta terça-feira, 26 de março, às 19h00, no auditório da biblioteca do Memorial da América Latina, em São Paulo. A entrada é gratuita.

O encontro com Loyola Brandão tem como tema “Crônica: olhar o Cotidiano, o Mundo, Tudo à Nossa Volta” e será antecedido por uma sessão de autógrafos com o escritor. O evento é promovido pela Assessoria de Comunicação e Imprensa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), pela Fundação Editora Unesp e pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, braço acadêmico do Memorial da América Latina.

No total, a série “Grandes Diálogos no Memorial” será composta por oito encontros ao longo de 2024 que permitirão ao público uma interação direta com personalidades e reflexões sobre questões centrais dos nossos tempos. A mediação dos quatro primeiros encontros será feita pela jornalista e historiadora Juliana Sayuri.

“Aproveitando o clima intimista do evento, será uma ótima oportunidade para a plateia interagir com grandes personalidades e trocar ideias sobre ciências, artes e humanidades”, afirma o professor Marcelo Takeshi Yamashita, assessor-chefe de Comunicação e Imprensa da Unesp. Em paralelo ao evento, será montado no espaço do Memorial da América Latina um posto avançado da livraria física da Editora Unesp, com os mesmos títulos comercializados na sede e destaque para livros relacionados com o assunto em pauta. Fundada em 1987, a editora Unesp tem um catálogo de cerca de 3.000 títulos, reunindo obras clássicas e contemporâneas de reconhecida relevância.

“Livros abrem canais de comunicação entre leitores e autores. Eventos como os programados intensificam essa aproximação e, assim, são complemento saboroso à leitura e à escrita”, diz o professor Jézio Gutierre, diretor-presidente da Fundação Editora Unesp. Sob curadoria da Unesp, da FEU e do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina, os “Grandes Diálogos no Memorial” tem como objetivo principal facilitar a aproximação entre pensadores da atualidade e a sociedade como um todo, segundo Roberto Bertani, diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina do Memorial. “Acho fundamental, neste momento, podermos acolher um projeto que traz à luz questões diversas e atuais”, diz.

.: "Uma vida: A história de Nicholas Winton", incrível jornada de humanitário

Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em março de 2024


O grande feito de um bancário após visitar a capital da Tchecoslováquia, Praga, durante a Segunda Guerra Mundial. "Uma vida: A história de Nicholas Winton", em cartaz no Cineflix Cinemas, retrata a saga de Nicholas Winton (Anthony Hopkins que mais uma vez dá um show de interpretação), aquele que tenta mudar o destino de diversas crianças que viriam a ser alvo de soldados nazistas. O longa de 1 hora e 50 minutos de duração apresenta a saga de um humanitário que, com a ajuda da mãe e conhecidos, salvou centenas de crianças, do frio intenso que se aproximava e também de serem enviados aos campos de concentração na Alemanha de 1938.

A trama não-linear, vai do presente ao passado para contextualizar o mistério de uma maleta de couro que o idoso mantém em seu escritório particular. Certo dia, a esposa impaciente diante de tamanha bagunça no ambiente pede que ele se livre dos excessos, incluindo, a tal maleta. Assim, o público conhece o jovem e solteiro Winton. Compadecido com o destino cruel de crianças amontoadas em Prgra e encabeça um grupo de apoio. Tendo também muita força de sua mãe, Babi Winton, brilhantemente interpretada por Helena Bonham Carter.

Apesar das negativas, todos se unem com o propósito de salvar vidas. Assim, conseguem documentos e levantam dinheiro para ajudar as crianças a fugirem do Holocausto e irem para a Inglaterra antes das fronteiras serem fechadas. Em meio a todo o amargor que o longa alimenta sobre a estupidez nazista, a torcida por cada trem e o destino de cada criança é um acalanto.

Todavia, nem todos são salvos, o que atormenta o velho Nicholas Winton regando o sentimento de culpa pela incapacidade. "Uma vida: A história de Nicholas Winton" é o tipo de filme que cativa e emociona -há algumas sequências de dar um nó na garganta, garantindo choro do público. E, caso tenha o hábito de acompanhar noticiários, provavelmente irá se recordar de certos acontecimentos na vida de Nicholas Winton. Imperdível!

Em parceria com o Cineflix Cinemas, o Resenhando.com assiste aos filmes em Santos, no primeiro andar do Miramar Shopping. O Cineclube do Cineflix traz uma série de vantagens, entre elas ir ao cinema com acompanhante quantas vezes quiser - um sonho para qualquer cinéfilo. Além disso, o Cinema traz uma série de projetos, que você pode conferir neste link. Compre seus ingressos no Cineflix Cinemas Santos aqui: vendaonline.cineflix.com.br/cinema/SAN

* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do photonovelas.blogspot.com. Twitter:@maryellenfsm 



"Uma vida: A história de Nicholas Winton" ("One Life"). Ingressos on-line neste linkGênero: guerra, dramaClassificação: 12 anos. Duração: 1h50. Ano: 2023. Idioma original: inglês. Distribuidora: Diamond Filmes. Direção: James Hawes. Roteiro: Lucinda Coxon, Nick Drake. Elenco: Anthony Hopkins (Old Nicholas Winton), Johnny Flynn. Personagem (Young Nicholas Winton), Helena Bonham Carter (Babette 'Babi' Winton)Sinopse: A história do humanitário Nicholas Winton, que ajudou a salvar centenas de crianças dos nazistas.


Reportagem no Globo Repórter sobre Nicholas Winton


Leia+

.: "O Problema dos 3 Corpos": bastidores de nova ficção-científica

Cientistas mortos misteriosamente, tecnologia futurista, contatos interestelares e recriação de períodos históricos. Quem assiste a O Problema dos 3 Corpos, nova ficção-científica que estreou na Netflix no dia 21 de março, tem motivo de sobra para cair o queixo: os mistérios que vão se desdobrando aos poucos a cada episódio, os dilemas filosóficos, a ciência por trás da trama e, claro, o espetáculo visual. 

Em um vídeo inédito, criadores, produção e elenco da série mostram que traduzir esses conceitos na tela não foi tarefa fácil: “Um dos grandes desafios foi reunir os diferentes aspectos visuais da série. Há um elemento histórico nela. Precisa parecer que você está assistindo a história, não vendo televisão”, comenta D. B. Weiss, um dos co-criadores, produtor executivo e roteirista de  O Problema dos 3 Corpos. E a fidelidade histórica passa, claro, pela vestimenta: “Então deliramos nos tecidos. Tínhamos coisas feitas manualmente. Nós bordamos à mão”, complementa Michael Wilkinson, figurinista.

Em termos de tecnologia, os obstáculos eram outros. “O sol é muito importante neste jogo. Então construímos um enorme palco de LED, para termos controle total sobre o nascer e o pôr do sol e como a luz interage com as pessoas que estão no jogo”, introduz o diretor Derek Tseng. “Há centenas, se não milhares de telas criando a ambientação”, adiciona o co-criador, produtor executivo e roteirista Alexander Woo. 

Para entender melhor a aplicação de efeitos visuais, ângulos de câmera, coordenação de ação e outras técnicas usadas para criar o espetáculo visual de O Problema dos 3 Corpos, assista o vídeo acima. 


"O Problema dos 3 Corpos"

Episódios: 8 episódios x 1 hora

Produtores executivos / Showrunners / Roteiristas: David Benioff, D.B. Weiss, Alexander Woo

Produtores executivos: Bernadette Caulfield, Rian Johnson, Ram Bergman, Nena Rodrigue, Qi Lin, Jilong Zhao, Xiaosong Gao, Lauren Ma, Brad Pitt, Jeremy Kleiner, Dede Gardner, Rosamund Pike, Robie Uniacke

Estralando: Jovan Adepo, John Bradley, Rosalind Chao, Liam Cunningham, Eiza González, Jess Hong, Marlo Kelly, Alex Sharp, Sea Shimooka, Zine Tseng, Saamer Usmani, Benedict Wong, e Jonathan Pryce

Elenco adicional: John Dagleish, Adrian Edmondson, Vedette Lim, Gerard Monaco, Eve Ridley, Ben Schnetzer

Baseado nos livros de: Liu Cixin

Diretores: Derek Tsang (101, 102), Andrew Stanton (103), Minkie Spiro (104-106), Jeremy Podeswa (107, 108)

Roteiristas: David Benioff, D.B. Weiss, Alexander Woo (101), Rose Cartwright (102), Alexander Woo (103,106), Madhuri Shekar (104), David Benioff & D.B. Weiss (105, 107, 108)

Sinopse:  A fatídica decisão de uma jovem na China dos anos 1960 reverbera pelo espaço e pelo tempo até os dias de hoje. Conforme as leis da natureza se desfazem diante de seus olhos, um grupo de cientistas brilhantes se une a um detetive nada convencional para enfrentar a maior ameaça da história.

A série traz (em ordem alfabética de sobrenome) Jovan Adepo, John Bradley, Rosalind Chao, Liam Cunningham, Eiza González, Jess Hong, Marlo Kelly, Alex Sharp, Sea Shimooka, Zine Tseng, Saamer Usmani, Benedict Wong e Jonathan Pryce.

David Benioff e D.B. Weiss (Game of Thrones) e Alexander Woo (The Terror: Infamy, True Blood) atuam como cocriadores, produtores executivos e roteiristas. Bernadette Caulfield (Game of Thrones, Arquivo X) atua como produtora executiva. Rian Johnson (Entre Facas e Segredos, Star Wars: Os Últimos Jedi), Ram Bergman e Nena Rodrigue atuam como produtores executivos pela T-Street. Qi Lin, ex-diretor do Yoozoo Group (já falecido), e Jilong Zhao, CEO da detentora dos direitos do universo O Problema dos 3 Corpos, atuaram como produtores executivos junto com Xiaosong Gao e Lauren Ma. Pela Plan B Entertainment, Brad Pitt, Jeremy Kleiner e Dede Gardner são produtores executivos. Rosamund Pike e Robie Uniacke atuam como produtores executivos pela Primitive Streak. Derek Tsang e Andrew Stanton são diretores e coprodutores executivos. Jeremy Podeswa e Minkie Spiro também atuam na direção.

Sobre a Netflix: A Netflix é um dos principais serviços de entretenimento do mundo. São mais de 260 milhões de assinaturas pagas em mais de 190 países com acesso a séries, filmes e jogos de diversos gêneros e idiomas. Assinantes podem assistir, pausar e voltar a assistir a um título quantas vezes quiserem em qualquer lugar e alterar o plano a qualquer momento.

Assista:



.: "Os canibais da Rua do Arvoredo": José Ramos, o primeiro serial killer brasileiro

Crimes insólitos de José Ramos e Catarina são revividos um século e meio depois no lançamento "Os canibais da Rua do Arvoredo"


Ambiciosos, José Ramos e Catarina Palse escolhiam juntos a presa: homens, afortunados e, geralmente, imigrantes alemães. Enquanto a missão dela era seduzir e atraí-los para a casa onde moravam, a dele era transformar o corpo humano em cadáver. Com a ajuda de Claudio Claussner, eles transformavam a carne em linguiças, comercializadas em um açougue. A prática insólita que aconteceu em Porto Alegre, em 1863 e 1864, repercutiu no mundo todo e ganhou espaço até mesmo no caderno de anotações do naturalista Charles Darwin.

Um século e meio depois, é possível que a história se repita? Em Os canibais da Rua do Arvoredo, o escritor e roteirista Tailor Diniz apresenta uma narrativa instigante e provocadora em torno de um novo boato sobre o consumo de carne humana na capital do Rio Grande do Sul.  Influenciados pelos espíritos dos antigos moradores do local, um aluno de gastronomia e uma estudante de medicina viverão momentos de luxúria e terror num porão de pedras antigas em meio a facas, cutelos, machados, um moedor de carne e um esqueleto humano.


José, então, enfia a mão pelo buraco que se abriu no tórax do outro

e o revira, no fundo. Depois de algum esforço, puxa algo para fora, ainda pulsante.

É o coração de Alex que ele ergue diante dos olhos e no qual dá uma grande mordida,

tirando-lhe um naco ensanguentado.Seu rosto cobre-se de sangue.

Do sangue de Alex e do seu próprio, expressado sob a transparência da pele

enquanto corre nas suas veias a uma estúpida velocidade de cruzeiro.

Catarina olha-o amedrontada. Mas ali, naquele instante, para José só existe Alex.

Alex e seu coração pulsante, que ele agride com sucessivas mordidas e tapas.

(Os canibais da Rua do Arvoredo, pg. 92)


Você pode comprar Os canibais da Rua do Arvoredo", de Tailor Diniz aqui: amzn.to/3vtj96d


Na sátira, a trama é narrada por um observador onipresente, que se apresenta como membro de uma organização internacional, cujo objetivo é dominar o mundo e transformar a população em comunistas/globalistas. Através de uma tela de computador, ele segue freneticamente os passos do casal de estudantes que leva os mesmos nomes dos antigos assassinos, José e Catarina. É possível confiar neste relator? Por que os dois jovens foram escolhidos? De quem e por qual motivos os espíritos desejavam se vingar?

É o que o leitor vai descobrir nas páginas d’Os canibais da Rua do Arvoredo, publicada pelo selo Lucens, da Citadel Grupo Editorial. Nessa antiga lenda urbana porto alegrense, que será adaptada para o cinema, Tailor Diniz tempera o enredo com elementos adicionais: o fastio à carnificina, o ardente desejo sexual, o medo e a conexão entre passado e presente.

Sobre o autor: Tailor Diniz é escritor e roteirista de cinema e TV. Os canibais da Rua do Arvoredo é seu 22º livro e, entre eles, estão Em linha reta, semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura 2015; Crime na Feira do Livro, traduzido na Alemanha e lançado na Feira de Frankfurt, em 2013; Transversais do tempo, Prêmio Açorianos de Literatura – Melhor Livro de Contos de 2007; e A superfície da sombra, traduzido na Bulgária e adaptado para o cinema pelo diretor Paulo Nascimento, em 2017. Com seus roteiros, conquistou prêmios nos festivais de cinema de Gramado e Brasília. O romance Só os diamantes são eternos (2019) está sendo adaptado para as telonas, e seu último livro, Novela interior, ganhou o Prêmio Jacarandá, Livro do Ano/2013, promovido pelo jornal Correio do Povo, durante a Feira do Livro de Porto Alegre. Instagram: @tailordiniz


Livro: Os canibais da Rua do Arvoredo

Autor: Tailor Diniz

Editora: Citadel Grupo Editorial

Selo: Lucens

208 páginas

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.: Apresentação grátis de "A Páscoa da Vida" no Teatro Sérgio Cardoso

Teatro Sérgio Cardoso apresenta espetáculo especial de Páscoa: "A Páscoa da Vida". Foto: divulgação

O Teatro Sérgio Cardoso, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, receberá uma experiência teatral para toda a família no domingo de Páscoa. No dia 31 de março, às 11h, acontece o espetáculo infantil "A Páscoa da Vida", da Cia Arte & Manhas, que revela os segredos guardados dentro dos ovos de chocolate. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria uma hora antes da apresentação.

Com texto de Tamires Faustino e direção de Leonardo Cassano, a peça acompanha o Coelhinho da Páscoa em uma jornada em busca dos segredos guardados dentro dos ovos. No elenco estão Tamires Faustino, Lucas Lopes e Cláudia Strazza. A trilha sonora, criada por Rafael Pio, promete envolver a plateia em uma atmosfera mágica.


Serviço:

A Páscoa da Vida - Cia Arte & Manhas

Data: 31 de março, domingo, 11h

Ingressos: Retirada 01 hora antes da apresentação na bilheteria do teatro

Local: Teatro Sérgio Cardoso - R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista

Classificação: Livre 


Sobre o Teatro Sérgio Cardoso

Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde. 

Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.


Sobre a Amigos da Arte

A Associação Paulista dos Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas, do Teatro Sérgio Cardoso, e do Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. 

Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

domingo, 24 de março de 2024

.: Bruna Ramos da Fonte lança "Apenas Uma Mulher Latino-americana"


A escritora Bruna Ramos da Fonte conseguiu com o livro "Apenas Uma Mulher Latino-americana: em Busca da Voz Revolucionária" produzir uma espécie incomum de romance de formação, pois focaliza a um só tempo tanto a sua própria trajetória quanto a da canção engajada na América Latina. Essa manifestação cultural não foi apenas importante para a consolidação da identidade cultural do subcontinente, mas também fundamental para a superação do autoritarismo que se disseminou a partir das décadas de 1960 e 1970, cujo ideário funesto ainda insiste em nos assombrar.

O golpe de Estado ocorrido no Brasil em 1964 implantou um período ditatorial de vinte e um anos e antecedeu uma série de outros governos autoritários na América Latina, que foram se sucedendo rapidamente em países como Bolívia, Argentina, Chile e Uruguai. Inaugurava-se assim uma época de opressão, supressão dos direitos democráticos e instabilidade política na história dessa região, uma fase nefasta que ainda não se encerrou completamente.

A síntese inicial desse período foi o brilhante ensaio de Eduardo Galeano, "As Veias Abertas da América Latina", considerado a “Bíblia da Esquerda” em virtude de seu lúcido viés crítico. Agora, no momento em que o Novo Milênio ainda se vê contaminado por concepções políticas reacionárias, Bruna Ramos da Fonte nos oferece outra visão panorâmica deste subcontinente tão fascinante quanto conturbado. "Apenas Uma Mulher Latino-americana: em Busca da Voz Revolucionária" é uma obra escrita de peito aberto, que pode ser considerada uma “Bíblia da canção engajada latino-americana”, ultrapassando os limites do que se convencionou chamar de “música de protesto” para englobar manifestações musicais muito mais amplas e ambiciosas.

Nascida no coração do ABC Paulista, em São Bernardo do Campo, Bruna teve contato desde cedo tanto com os movimentos sociais quanto com o mundo da música, estudando piano clássico e violino desde os oito anos. Essa união a levou a pesquisar a música dos países latino-americanos com a paixão de uma militante e a sabedoria de uma erudita. Em uma jornada temperada por reminiscências apaixonantes de sua vivência pessoal junto a grandes nomes da música e da literatura, como Tita Parra (que assina o prefácio), Antonio Skármeta, Silvio Rodríguez, Raúl Aliaga e Thiago de Mello, Bruna visitou as casas de Che Guevara (onde conheceu a filha do revolucionário, Aleida), de Hemingway, em Cuba, e de Neruda e Violeta Parra, no Chile (a Casa de Palos, construída em madeira pela própria cantora e compositora). Desta forma, ela conseguiu recuperar a um só tempo as influências de estrelas da música latino-americana e o genius loci , o espírito dos lugares que as influenciaram.

Em uma cativante autobiografia musical de uma mulher latino-americana, Bruna Ramos da Fonte realiza de forma magistral seu objetivo de compor um “manifesto de alguém que acredita na arte e na cultura como as grandes ferramentas da revolução”. Compre o livro "Apenas Uma Mulher Latino-americana: em Busca da Voz Revolucionária", de Bruna Ramos da Fonte, neste link.


Sobre a autora
Bruna Ramos da Fonte é biógrafa, escritora, historiadora e jornalista. Desenvolve projetos também nas áreas da composição, curadoria, dramaturgia, fotografia e produção audiovisual. Tendo iniciado os seus estudos musicais ainda na infância – e recebido ampla formação em três instrumentos, técnica vocal, teoria musical, história da música e regência orquestral –, foi a partir dessa vivência que, no ano de 2006, iniciou a sua trajetória no campo da literatura musical. 

É autora do projeto "Nosotros: retratos de Latinoamérica", um trabalho de pesquisa e documentação literária e fotográfica que tem a produção musical latino-americana como ponto de partida para o estudo dos aspectos históricos, políticos e sociais do continente americano. No campo da fotografia, o seu trabalho integra alguns dos acervos mais relevantes da América Latina, incluindo a prestigiada Colección Arte de Nuestra América Haydee Santamaría da Casa de las Américas de Havana (Cuba).

É autora de diversos títulos – incluindo as biografias de Sidney Magal e Roberto Menescal – e, desde 2012, está à frente do Instituto Biografando, ministrando cursos e formações para biógrafos, escritores e pesquisadores. Garanta o seu exemplar de "Apenas Uma Mulher Latino-americana: em Busca da Voz Revolucionária", escrito por , de Bruna Ramos da Fonte, neste link.

.: Tudo sobre a versão de "A História Sem Fim", gratuito, no Teatro do Sesi-SP


Do mesmo autor da premiada "Momo e o Senhor do Tempo", a nova criação teatral da premiada diretora Carla Candiotto é "A História Sem Fim", clássico da literatura alemã sobre o poder da fantasia, best-seller mundial traduzido para 44 idiomas, com mais de 9 milhões de livros vendidos. O espetáculo estreia dia 31 de março, domingo, às 15h, sua temporada popular no Teatro Sesi-SP até dia 30 de junho. A mágica aventura de um garoto que, pelas páginas de um livro, passa para o reino da fantasia, obra do escritor alemão Michael Ende, foi publicada pela primeira vez em 1979.

Para encenar o espetáculo, a diretora Carla Candiotto reuniu a equipe de criativos – Marco Lima na cenografia e bonecos, Wagner Freire na Iluminação, Fábio Namatame no figurino, Roberto Alencar na coreografia, Marcelo Pelegrini na trilha original e André Grynwask no vídeo e para adaptar a obra, Victor Mendes. Para treinar a técnica de arte marcial necessária para as cenas de luta da trama, a encenadora contou com o apoio luxuoso de Georgette Fadel e Ana Paula Gomes para ministrar as aulas de Aikidô ao elenco.


Elenco e personagens
• Camila Cohen - Conselheira, Trole, Morla, Imperatriz Criança e Xayide, Antigos Imperadores
• Carol Badra - Mãe, Conselheira, Morla, Corvo, Uiulala, Antigos Imperadores e manipulação do Artax.
• Eric de Oliveira - Cairon, Trole, Dragão Fuchur, Corvo e Antigos Imperadores
• Ernani Sanches- Pai, Conselheiro, Corvo, Gmork , Argax e manipulação do Artax
• Thiago Amaral - Bastian Baltazar Bux.
• Victor Mendes – Atreiú, Antigos Imperadores.


Sinopse de "A História Sem Fim"
Tímido, Bastian Balthasar Bux adora ler, pois encontra nos livros uma forma de escape para sua vida tão triste. Com a morte de sua mãe, recebe um livro de presente e fascinado de forma mágica pelo mesmo, o menino mergulha em Fantasia tentando se afastar desse mundo real. Esse reino fantástico, está ameaçado pelo Nada, que se propaga cada vez mais de maneira assustadora. Mergulhado no livro, Bastian recebe o chamado das personagens da obra para salvar Fantasia. Nesse universo, a Imperatriz Criança, que adoece de forma misteriosa, só pode ser curada se receber um novo nome a ser dado por uma criança humana. Bastian se enche de coragem e junto, com o jovem herói Atreiú e o Dragão da Sorte Fuchur, atende o chamado de fantasia. O garoto se entrega a uma viagem na qual cada minuto importa. Seria Bastian a criança capaz de libertar o Reino de Fantasia?

Projeto de anos e técnica de roteirizar ações
No processo de adaptação do livro para o teatro, Carla passou por uma imersão criativa na obra. “Por tratar de questões universais, de ser um livro que fala com sua alma, como se relacionar com o mundo e autoestima, é grande o desafio de comunicar seu conteúdo para o universo de uma criança. Esse é um livro que cada pessoa que lê, interpreta de uma forma diferente pois coloca sua história nele, e como todos somos diferentes a história não tem fim, por isso da 'História Sem Fim'”. 

A diretora leu o livro Momo e o Senhor do Tempo, do mesmo autor, aos 25 anos e, desde então, passou a seguir Michael Ende. Na adaptação dessa criou um prólogo para situar o espaço e a razão de estar contando a história. Na nova peça não foi preciso. “A adaptação é um outro olhar sobre a história, é um olhar muito pessoal uma sensação de estar falando de você próprio e não apenas de uma história. Estamos em 2024, outras questões abalam o mundo, várias estão em curso e que bom poder falar sobre isso".

No decorrer de sua carreira, Candiotto encenou dezenas de clássicos infantis na Cia. Le Plat du Jour para em seguida dirigir espetáculos para vários outros grupos e também as suas próprias produções. Fascinada pelo teatro físico, deparou-se com o desafio de contar uma história cujo livro original tem quase 500 páginas e um extenso volume de dados. Do calhamaço para o espetáculo de pouco mais de 60 minutos, o trabalho da encenadora foi suado. “Quando o Sesi aprovou o projeto, estudei o livro e para me instrumentalizar, estudei Análise Ativa, técnica russa, com Michelle Zaidon”. Contou com este suporte para dissecar e entender quais personagens poderiam ser cortados. Sabia que em 1h15 não poderia inserir todos os tipos citados. A proposta era descobrir quais eram os personagens fundamentais.

“Ficamos três meses nesse processo de estudo para começar a escrever a adaptação antes de partir para a redação do texto. Ao longo dos anos, desenvolvi uma técnica pessoal para criação – primeiro leio e depois decupo o roteiro de ação somente depois vou ao encontro dos atores e atrizes”, conta, ressaltando a importância da colaboração de Michelle nessa fase. Em seguida, estabeleceu-se a parceria com o ator Victor Mendes, que assina com Carla também a adaptação de Momo e o Senhor do Tempo. “Ele tem uma visão questionadora, o que é muito bom”.

Por meio do personagem do menino, o autor definiu a existência desses dois universos. “Um não vive sem o outro, a fantasia e a realidade. Um dos mundos fica doente quando o outro não existe ou não tem espaço para existir”, aponta Carla, comentando não ser possível viver só na fantasia ou só na realidade. “Os dois são necessários para viver”. O menino em questão supera a dor da perda da mãe e recupera a autoestima, mergulhando nos livros. Por meio da fantasia, sai do processo de luto. “Seu mundo real está uma barra – perdeu a mãe e se sente invisível. Depois de resgatar a fantasia, passa por um processo difícil de aceitação de si mesmo e encontra um caminho”


Sobre a cenografia de Marco Lima
Após meses de estudo e inúmeras proposições para a concepção da cenografia, cenógrafo e diretora chegaram a um lugar único para contar a história. Um porto/portal - de cores não espectrais, do preto ao branco passando pelos cinzas - situado num mar seco e arenoso. Uma cenografia simbólica ambienta a trama da peça, localizada em “uma terra devastada, fruto do abandono e esquecimento pelos seres humanos da importância da imaginação em nossas vidas. Tudo está seco, sem cor, sem vida. O que restou foi uma plataforma, um cais destruído que une dois mundos: o da Fantasia e o da Realidade”, explica Marco Lima. 

Personagens chegam e partem por esta plataforma, navegando em embarcações de um mundo distópico; alguns com esperança, outros sem nenhuma, pois o Nada se aproxima e poderá ser responsável pela completa destruição do reino de Fantasia. “Esse ambiente é o reflexo metafórico do estado da mente de um garoto que, por sua imaturidade, não soube lidar com a dor da perda da mãe. Mas há um farol em cena, que, simbolicamente, trará a luz para orientar a hora mais escura de nossa história”.

Um dragão branco e um unicórnio azul são bonecos animados pelos próprios atores. Com a técnica de manipulação direta, eles darão vida a estes seres imaginários. De grande porte, serão confeccionados em diversos materiais como: espuma, madeira, isopor, metal, tecidos, borrachas, cristais, acetatos e fibra de vidro. O dragão será feito em tecidos que ficam fluorescentes sob a luz ultravioleta, e o unicórnio trará o brilho de cristais para ganhar o aspecto mágico da irrealidade. “São animais fantásticos, que ainda não foram tragados pelo Nada, e auxiliarão na reconstrução deste reino destruído”, conta Marco. Quando a história sofre a interferência da ação de um garoto humano, a cenografia ganhará cor e vida a partir das criações da mente fértil dessa criança que tem o poder ilimitado de imaginar tudo o que deseja.


Sobre a adaptação de Carla Candiotto e Victor Mendes
A adaptação nasceu como um processo de arqueologia. Com delicadeza, fomos descobrindo o que o autor queria nos dizer e escolhendo os momentos, abrindo mão de alguns personagens e ampliando os significados de outros, fomos criando a nossa história sem fim. Uma versão movida pelo sentimento, pela emoção e sem esquecer, é claro, da diversão. “Sabemos da importância da imaginação para as crianças e esse livro é um prato cheio para mergulhar nesse universo. Já é a meu quarto espetáculo com Carla Candiotto e dessa vez nosso desafio era grande: revisitar um clássico da literatura infanto-juvenil e abrir espaço para o mundo da Fantasia”, comenta Victor Mendes.


Sobre o figurino de Fábio Namatame
A concepção de Fábio Namatame para o figurino do espetáculo obedece a uma linguagem oriental, com inspiração na China, Japão, Índia, Indonésia, Arábia e Egito. Serão vestidos assim os seres fabulosos da história. “Será tudo muito colorido, como uma ilustração antiga, e um filtro ocre para dar o clima cinematográfico, quase uma pintura a óleo”, comenta Namatame. Da tapeçaria aos brocados, os tecidos incluem materiais sintéticos como plástico e tela de nylon, para dar volume. A estamparia também segue a inspiração do Oriente, “mescla de pintura japonesa com arabesco”.  O figurino básico – que recebe as fantasias mais elaboradas em sobreposição - é um saruel e uma camisa. É bordô e tem inspiração nos manipuladores de bonecos balineses.


Sobre a direção de movimento de Roberto Alencar
A diretora considerou o Aikidô a melhor opção para combinar com a estética do espetáculo. Assim a técnica foi escolhida para ser usada na preparação corporal dos atores. “A construção da encenação foi desenvolvida por meio de golpes, onde o bastão e a espada desempenham papel importante”, explica Roberto Alencar. 

Como treinamento, conta Alencar, os atores e atrizes fizeram aulas regulares de Aikidô, sob orientação de Georgette Fadel e Ana Paula Brieda - duas vezes por semana. “Nos exercícios e golpes que esta luta marcial propõe é possível explorar qualidades de presença, escuta, atenção, aterramento, tranquilidade, espacialidade, expansão, controle, precisão e elegância dos gestos”.

A coreografia do criativo para a peça está embrenhada na narrativa, com gestos e ações transportadas para o universo do surreal, do nonsense, sempre com o foco no humor e na diversão a nortear a montagem, marca registrada da diretora. “Fomos trabalhando o universo particular de cada personagem, priorizando o corpo como instrumento para contar a história”, diz. “Carla é uma diretora de teatro que pensa como uma coreógrafa, ela marca todos os momentos do espetáculo – cada gesto e passo dado em cena. Ela tem o pensamento muito coreográfico”, observa Alencar. “Este é um dos espetáculos em que Carla mais lançou mão de recursos multimedia, 'com elementos fortes de cenografia, adereços, bonecos, interação com projeção de vídeo, a referência do figurino'”.


Ficha técnica e serviço
Espetáculo "A História Sem Fim". Drama musicado ao vivo, jovem, 80 minutos - Recomendado para maiores de 10 anos e para toda família, Adaptação: Carla Candiotto e Victor Mendes. Direção: Carla Candiotto. Elenco: Camila Cohen, Eric Oliveira, Ernani Sanchez, Carol Badra, Victor Mendes e Thiago Amaral. Centro Cultural Fiesp. Teatro do Sesi – SP.  Av Paulista, 1313. Estreia dia 31 de março, domingo, às 15h00. Temporada: quintas e sextas-feiras, às 11h00. Sábados e domingos, às 15h00. De 30 de março a 30 de junho de 2024. Gratuito, tem que fazer agendamento pelo aplicativo Meu Sesi.

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