sábado, 4 de setembro de 2004

.: Alvinho: Um garoto que aumenta um ponto

Alvinho: Um garoto que aumenta um ponto
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em outubro de 2004


Alvinho é um menino de rostinho rosado que vive uma grande aventura. Esperto, ele vive contando mentira para se sair bem das enrascadas que se mete. Se um dia chega atrasado em casa, inventa para a mãe, dona Branca, que na escola tinha acontecido um furacão. No entanto, a mãe não acredita, então, ele diz que o porteiro da escola chama-se Furacão porque era um bandido que gostava de maltratar cachorros, furando-os, daí o apelido.

Como é de se esperar, a mentira não cola e ainda ouve da mãe que deve inventar uma história melhorzinha. Apesar disso, ele não desiste. No dia seguinte, viu TV de manhã e chegou atrasado na escola. Resultado: Alvinho conta outra mentira cabeludo, com uma pedra que estava no caminho dele e que também era bicho.

A professora, dona Brites, até sente vontade de chorar porque acha a última mentira pior do que a da semana passada. Desta maneira, Alvinho ficou conhecido como o maior mentiroso do mundo. Até que um dia... tudo parece ser um conto de fadas. 

Enquanto ele esperava o ônibus no ponto, passou um carro branco e jogou algo pela janela. Alvinho, xereta como sempre, pegou o papel e abriu. Para surpresa dele tinha um monte de dinheiro. Ele correu o carro que havia parado no sinal fechado. Outra duas grandes surpresas: a apresentadora de TV e o campeão mundial.

O casal gostou tanto da atitude de Alvinho que o levou para passear. O interessante desta história é que há dois finais para o leitor escolher. O primeiro traz mais uma mentira do garoto e a outra é a dele contar para todos que havia conhecido a apresentadora de TV e o campeão mundial, mas imaginem o que aconteceu? 

O livro infantil "Alvinho, a apresentadora de TV e o campeão", da paulista Ruth Rocha e ilustrado por Cláudio Martins é uma grande lição para crianças que gostam de mentir para os pais, amigos e professoras, pois apesar de ter 32 páginas passa o recado aos pequenos.

Livro: Alvinho, a apresentadora de TV e o campeão
Autora: Ruth Rocha
32 páginas
Editora: FTD

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.