domingo, 8 de maio de 2005

.: Resenha de "Uma Comovente Obra de Espantoso Talento", Dave Eggers

Vinte e poucos anos, pouca sorte e com pé na estrada
Por: Helder Moraes Miranda
Em maio de 2005


Lançado pela Editora Rocco, o livro "Uma Comovente Obra de Espantoso Talento", que vendeu mais de 700 mil exemplares e teve os direitos vendidos para o cinema, é mais que uma autobiografia de uma celebridade nos estados Unidos, é uma crônica sobre como a dor, por maior que seja, pode se transformar em uma ponte para o autoconhecimento e maturidade. 

Marca a estréia na literatura do ex-VJ da MTV e fundador da revista Might, Dave Eggers, girando em torno dos problemas do autor aos 22 anos. O enredo é tão dramático quanto um folhetim no horário nobre, com a diferença de ser real: os pais morrem em um intervalo de cinco semanas. Recém-formado e com a responsabilidade de criar o irmão de oito anos, ele reúne tudo o que os dois têm e viaja de carro para São Francisco. 

Focalizando a chamada Geração X, o livro retrata as angústias típicas dos jovens e é ,ambientada na sociedade americana de 1990. Em sua obra, Eggers critica a si mesmo e principalmente, sua irmã mais velha, Beth. 

Uma Comovente Obra de Espantoso Talento tem o mérito de arrancar elogios de importantes escritores ingleses, como Nick Hornby (autor de sucessos como Um Grande garoto - adaptado para o cinema com Hugh Grant no papel principal - e Como ser Legal) e Jim Lewis. 

É bom prestar atenção, pois o livro tem tudo para se tornar um hino para esta geração, segindo o exemplo do superestimado O Apanhador no Campo de Centeio, hino literário dos jovens dos anos 60 e das que se seguiram. A diferença é que a história de Eggers é muito mais comovente, principalmente por ser verídica e abordar uma geração com um olhar crítico. 

Descreve pessoas cujos maiores ideais são participar de um reallity show na MTV, comprar roupas modernas, ouvir músicas legais e tentar provar e mostrar a todos o que é ser descolado. É mais que um bom livro, é uma lição de vida. 

Sobre o autor - Fundador da revista Might, é editor da revista trimestral Mc Sweeney, considerada a nova revista cult dos Estados unidos. Participa da coletânea de contos Falando com o Anjo, com a renda revertida para ajudar crianças autistas nos Estados Unidos, editada por Nick Hornby e publicada no Brasil pela Editora Rocco.

Livro: Uma Comovente Obra de Espantoso Talento
Autor: Dave Eggers
Editora: Rocco
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.