segunda-feira, 9 de maio de 2005

.: Resenha de "A Verdade Por Trás de O Código Da Vinci", Richard Abanes

Um minucioso estudo da realidade e da ficção
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em maio de 2005


A união matrimonial de Jesus e Maria Madalena, aquela que foi nomeada líder da Igreja. A caça às bruxas que ocorreu para torturar e matar as mulheres de pensamento liberal. A linhagem real de Jesus Cristo que tem sido narrada com detalhes exaustivos por muitos historiadores. O significado de Mona Lisa, nome que vem de duas divindades egípcias: o deus Amon e a deusa Ísis, cujo "antigo pictograma foi uma vez chamado L´ISA". A ordem dos Cavaleiros Templários que foi fundada pelo Priorado de Sião. Serão verdadeiras, estas e outras afirmações da obra O Código Da Vinci? Pelo menos Dan Brown, em seu romance, "revela" que sim. Contudo, "A Verdade Por Trás de O Código Da Vinci: Uma resposta desafiadora à ficção mais vendida", de Richard Abanes comprova que não, seja por meio de registros históricos e citações bíblicas. 

Já no Prefácio da edição brasileira, escrito por Dom Estevão T. Bettencourt, introduz a tradução da obra de Abanes em grande estilo. Neste, o leitor, é informado que O Código Da Vinci é um romance policial, uma "ficção bem-arquitetada, versando sobre temas da atualidade, provoca suspense e sensacionalismo". 

Para apresentar a obra, Abanes, utiliza o título Estremecido por um suspense e já de início diz: "Traição, fanatismo religioso, assassinato, uma conspiração antiga, sociedades secretas, espiritualidade erótica, feminismo e lendas inspiradoras. Esses são os elementos de um enredo que em 2003 ajudaram a popularizar um dos livros mais intrigantes e ainda perturbadores das listas dos mais vendidos - O Código Da Vinci".

É por meio desta ficção de sucesso que Abanes leva o leitor para dentro de uma grande engrenagem, desvendando as bases turvas dessa potente bomba de milhões de cópias que confundiu leitores pelo mundo a fora.

Dividido em cinco capítulos, o livro é mais do que um estudo apurado sobre a obra de Brown, mas um retorno ao estudo da história. Como por exemplo em A Caça às Bruxas, no capítulo 3, Maria Madalena, a Igreja e culto à deusa, Abanes diz a a verdade por trás de O Código Da Vinci. "A referência de O Código ao Malleus maleficarium (1486) e a 'caça às bruxas' que ele semeou estão recheadas de erros. Esse livro medieval, por exemplo, foi usado para perseguir mulheres e homens. Além disso, o uso dessas notas para indicar que as palavras 'os perigos das mulheres de pensamento liberal' podem ser encontradas no Malleus maleficarium é equivocado. A frase, na realidade não aparece em nenhum lugar do texto".

Outro item interessante é Os Cavalheiros Templários, localizado no capítulo 4, O Graal, o Priorado de Sião e os Cavaleiros Templários, que o estudioso diz: "Os Cavaleiros Templários foram fundados como uma ordem militar religiosa em aproximadamente 1118, por Hughes des Payens, 'um cavaleiro de Burgundy, e por Godofredo de St. Omer, um cavaleiro do norte da França'".

Outro ponto explicado é sobre o quadro de Leonardo Da Vinci, Mona Lisa, no capítulo 5, Leonardo, Mona Lisa e A última ceia, Abanes revela que o artista trabalhou no quadro por no mínimo quatro anos e quem nem mesmo Da Vinci deu um nome à pintura. "A ortografia real da denominação da pintura em italino é Monna Lisa. Monna é a contração de Madonna, isto é, madame. O nome simplesmente significa Madame Lisa".

Enfim, este é uma obra de grande interesse, não só por conter explicações de fatos levantados erroneamente em O Código Da Vinci, mas por servir de base para muitos estudos, sejam eles religiosos ou históricos. Agora, como você percebeu nem todas as afirmações do início foram esclarecidas porque seriam necessárias muitas e muitas matérias, por esse motivo, a dica é primeiramente ler A Verdade Por Trás de O Código Da Vinci: Uma resposta desafiadora á ficção mais vendida e em seguida, a aclamada ficção muito comentada, O Código Da Vinci. Boa leitura!

Livro: A Verdade Por Trás de O Código Da Vinci: Uma resposta desafiadora à ficção mais vendida
Autor: Richard Abanes 
127 páginas
Editora: Celebris
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.