domingo, 1 de janeiro de 2006

.: Resenha de "O Mundo Encantado de Andersen: Histórias escolhidas"

A importância dos contos de Andersen para a atualidade
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em janeiro de 2006


A magia dos contos de Andersen emocionam os pequenos ainda hoje, em meio a tanta tecnologia


Um livro bastante antigo (1968), mas com muito a acrescentar. "O Mundo Encantado de Andersen: Histórias escolhidas", publicado pela Editorial Martins Gomes S.A., certamente é um volume difícil (mas não impossível) de ser encontrado à venda (em sebos). Então você deve estar fazendo a seguinte pergunta: - Por que escrever sobre este livro então? Simples. Pelo fato de, no mercado, atualmente, existirem vários livros bastante semelhantes, isto é, que contam os contos (às vezes, muito trágicos) deste escritor dinamarquês que nasceu em 2 de abril de 1805, isto é, há mais de 200 anos.

O livro traz 14 contos, todos na íntegra: Os Saltadores, A Agulha de Cerzir, Mindinha, O Soldadinho de Chumbo, As Cegonhas, O Trigo Mourisco, João Bobo, O Companheiro de Viagem, O Boneco de Neve, O Que o Velho Fizer Está Bem Feito, O Pinheirinho, O Rouxinol, A Casa Velha e Os Namorados. Certamente, você deve conhecer algum desses contos, mas alguns podem ter sofrido algumas alterações (em publicações duvidosas), mas neste livro, eis o diferencial: o texto é traduzido do original e ainda conta com belas gravuras coloridas.

Neste livro, a vida do escritor pode se aproximar, principalmente pelas mensagens fortes, o que enfatiza a dificuldade de vida deste. Tal proximidade pode ser percebido no conto Os Saltadores que mostra a importância de usar a inteligência para conseguir o que se deseja ou ainda em O Companheiro de Viagem que conta a história de um rapaz, que após perder seu pai encontra um bom amigo e que o ajuda a viver bem, inclusive financeiramente.

A mensagem de O Pinheirinho ensina que não se deve ser esnobe e nem ter tanta curiosidade sobre o que está muito além de você, pois a decepção pode ser grande e seu final ainda terrível. Já em O Boneco de Neve aprende-se que o interior é até mais importante que o exterior, pois embora não lembremos, podemos ter saudades do que tenhamos vividos e com o passar do tempo nos foge à mente.

O lado satírico de Andersen está em O Que o Velho Fizer Está Bem Feito. Por que? Porque após tantas trocas (todas em que ele saiu em desvantagem) que o seu "velho" camponês faz, a mulher fica maravilhada e não briga com ele, apenas o parabeniza por tal troca, o que nos lembra da importância de ouvir a história até o final e não julgarmos logo de início. Resultado: ele ganha dos ingleses a aposta de que ao chegar em casa com um saco de maçãs podres receberia um beijo da esposa e não pancadas. Ainda na penúltima frase está escrito: "Sempre compensa a mulher reconhecer e declarar que o marido é o mais inteligente e que é sempre acertado o que ele faz".

Enfim, este é um livro que vale a pena, embora não esteja na moda lê-lo, este é realmente uma obra de grande importância para a leitura de todos, independente de idade. Até mesmo na contra-capa diz (sobre Os Saltadores): "Esta história é uma lição de objetividade, útil para crianças de 8 a 80 anos de idade". Tal fala, encaixa-se a todos os contos. Procure este livro em sebos porque ele é imprescindível para todos que amam literatura!

Livro: O Mundo Encantado de Andersen: Histórias escolhidas
Autor: Hans Christian Andersen
142 páginas
Editora: Editorial Martins Gomes S.A.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.