sábado, 10 de dezembro de 2005

.: Resenha de "O arco-da-velha", Jaime Araújo Mendonça

Aventuras de dois super amigos
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2005


Aventura, fuga das aulas e momentos marcantes da infância. O arco-da-velha é uma boa leitura para os pequenos


Um livro que foi publicada pela Editora Vozes há 15 anos (em 1990), mas que não ficou perdido em seu tempo. "O arco-da-velha", de Jaime Araújo Mendonça é inovador e pode ser lido pelos pequenos que hoje vivem em meio à tanta tecnologia. Dividido em 13 capítulos, o livro de 100 páginas, conta com ilustrações. Contudo, uma peculiaridade é a oração para ser dita contra os males do arco-da-velha, segundo a mãe de Petisca, uma das personagens da história e que em um trecho diz: "Ninguém quer pote de ouro. Ninguém precisa dos seus encantos. Vá, serpente de sete cores, cantar em outros cantos".

Tudo começa com a arte de cabular aulas, isto é, Petisca, o negrinho, tenta e consegue convencer o amigo, Téo a matar aula para brincar muito. "Deixaram as roupas sob a moita de mamona e foram armar os anzóis no alto do barranco. Tiveram problemas com as iscas. Petisca as tinha colocado dentro do saquinho de plástico para escondê-las da mãe, e muitas delas estavam secas. Téo reclamou: - Nunca vi guardar minhoca em saco plástico. Você tem cada idéia besta que vou lhe contar".

Pescar ao invés de ir para a aula? Não foi só isso. Eles foram nadar longe para não espantar os peixes. Brigas e desentendimentos? Eles são amigos, são muitas as divergências, mas a amizade dos dois é firme feito rocha. No entanto, após perderem uma aposta e ficarem sem roupas os dois presenciam uma terrível cena, tornando-os cúplices de um crime envolvendo até o prefeito da cidade.

Você também deve estar pensando: "Quem vai acreditar em dois meninos?". Eis o grande problema dos dois. A obra tem problemas? Não. Por que? Porque atinge o seu objetivo que é o de alcançar e "pescar" o seu público. A história do livro é boa e o texto é ágil em trazer novos acontecimentos o que ajuda a envolver os leitores-mirins, acima de 9 anos. Vale a pena procurar e ter este livro!

Livro: O arco-da-velha
Autor: Jaime Araújo Mendonça
100 páginas
Editora: Vozes
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.