terça-feira, 16 de maio de 2006

.: Resenha de "Falando em Tia Vanda", Alina Perlman

A magia de ver a vida colorida
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em maio de 2006


Uma tia que é um sonho, assim é a Tia Vanda. Bom, pelo menos Sandrinha a vê assim, no livro infantil, "Falando em Tia Vanda", de Alina Perlman, publicado pela Editora Saraiva. Após sentir-se cansada de ficar em casa, a menina que não agüenta mais ver a mãe triste por estar separada do pai, ela logo pensa, sim ela tem uma idéia sensacional: passar o fim de semana com a Tia Vanda.

A mãe, talvez por ciúmes, chega a questionar-se porque sempre a Vanda. "Não que ela não seja uma ótima pessoa, mas é tão confusa e estabanada! Meu pai a comparava a uma novelo de lã, que começa um caso, que vai se desenrolando e passa para o seguinte, que continua no terceiro caso, que remete a um quarto, que engato no quinto e leva ao sexto, até chegar ao finzinho do novelo e emendar-se a um novo".

É lógico que Sandrinha não liga para a fala de sua mãe, porque a Tia Vanda é uma pessoa simplesmente incrível, é lá com a tia e com suas história engraçadas e passeios super diferentes que a garotinha aprende grandes verdades e a importância de pequenas coisas na vida.

Sandrinha gostava muito de conversar com sua tia, pois era muito fácil abrir-se com ela, mesmo porque ela nunca julgava, só escutava e compreendia. A diversão das duas é enorme quando a Tia resolve mostrar um segredo: o baú. Mas é claro que Sandrinh não deixou barato. 

"- Que lindo baú - disse rindo a sobrinha.
- Não vale fazer gozação, viu, mocinha, ou não te mostro nadinha! Ele contém as lembranças da minha vida inteira.
- Desculpe, tia. Vou ficar superséria. Pode abrir."

O que Sandrinha viu? Muitas e mutias coisas, como por exemplo, fantasias de carnaval, bolinhas de gude, livros de poesia, fotos antigas, bonecas de trapo, entre outras tantas e tantas truquetagens que só colaboraram para que as duas dançassem, cantassem e assim, passassem um sábado maravilhoso, e juntas.

No domingo elas fazem uma visita especial para crianças com deficiência visual. A garotinha pensando ser uma escola, fica chateada. "Sandra não estava nada feliz. Tia Vanda fez que nem percebia os resmungos da sobrinha e só quando chegou ao local ela explicou um pouco mais. / - Eu queria te contar também que esse é um centro para crianças com deficiência visual. /  - Como assim? / - Elas não enxergam, querida. São cegas. Sandra quase caiu para trás. / - Não enxergam nadinha de nada? / - Algumas vêem umas sombras, mas a maioria é totalmente cega".

Qual o resultado? As duas divertiram-se com as crianças e a alegria tomou conta do lugar. O dia chegou ao fim e o final de semana também, mas o melhor de tudo foi ter divertido-se com a Tia Vanda, pois Sandrinha aprendeu com a tia, a enxergar a vida de maneira colorida.

Livro: Falando em Tia Vanda
Autora: Alina Perlman
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil
Coleção: Jabuti
40 páginas
Ano: 2004
Editora: Saraiva
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.