sábado, 6 de maio de 2006

.: Resenha de "Quero docinhos!", Sue Whiting e Stuart Martin

Imagens num colorido de saltar os olhos e um texto cheio de magia e rimas musicadas
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em maio de 2006


Uma surpresa 100% agradável a cada página. "Quero docinhos!", de Sue Whiting e Stuart Martin, publicação da Impala Brasil Editores, é um lindo e colorido presente para os olhos de quem o folheia. Sim, este livro com pop-ups e de capa dura (o que aumenta a durabilidade, mesmo que seja manuseado pelos pequenos) é uma excelente opção de presente para as crianças.

Como ele "fisga" as crianças? As ilustrações em um colorido de animação cinematográfica voltada ao público infantil, as figuras que literalmente crescem à frente das crianças, para não dizer que "saltam" para ajudar na criação de cenários para a mente dos pequenos (e adultos, ninguém é de ferro!) e uma história de conscientização. 

Quero docinhos! é a história de uma borboleta que sempre estava a cantar e a voar pelas flores, até que para sua alegria encontra um saco de doces e decide que são todos para ela. "Em seguida, sobrevoou pela plantinha / A zumbir, veio a abelha, calminha / Queria recolher o néctar / Mas havia outro cheiro no ar... / A amiga nem queria crer / E os doces foi esconder! / Não sabia partilhar...".

Além desta mania feia de não dividir o que tinha, ela não gostava de brincar com os outros insetos. Chegou a dizer à abelha que não queria mel, pois só gostava de doces de limão. Desta maneira, ela passa de flor em flor e quando encontra algum "bichinho" logo se afasta: só para não dividir, porque o que ela queria, eram somente os docinhos!

Esta obra é uma dica para quem pretende dar asas à imaginação de crianças entre 3 e 7 anos. O destaque do livro, na parte textual, estão nas rimas que dão ritmo e uma certa musicalidade aos versinhos engraçados. Não há dúvida de que os pequenos irão viajar a um lugar maravilhoso, onde irão fascinar-se com insetos que aprendem a partilhar e viver com outros. Quer agradar? Dê docinhos em família!

Sugestão: Uma dica para os pais é pegar o livro e sentar, em família, todos juntos para ler e interpretar, imagens e texto, para desta forma, estabelecer um debate sobre a atitude da borboleta, falar sobre o habitat dos insetos, do que se alimentam, além da importância da vida em sociedade. Chamar a atenção das crianças, não só para deslumbrar-se com as figuras, mas para entender o que viu e ouviu da história da borboleta. Esta é uma boa opção para reunir a família.

Livro: Quero docinhos! 
Autor: Sue Whiting e Stuart Martin
Categoria: Literatura Estrangeira - Infantil
12 páginas
Adaptação: Juliana Washington
Ano: 2005
Editora: Impala
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.