segunda-feira, 1 de junho de 2009

.: Crepúsculo: O Resenhando elegeu 6 relacionamentos desta obra vampiresca

Amor: um ponto em comum
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2009


"Crepúsculo": Descubra quais são os seis relacionamentos mais interessantes eleitos pelo Resenhando.com em seu sexto aniversário. Saiba mais!Para celebrar os seis anos do Resenhando.com, elegemos a obra de maior sucesso editorial dos últimos tempos, Crepúsculo, de Stephenie Meyer, para elencar os seis relacionamentos mais importantes e interessantes desta obra vampiresca.

A história de amor entre Edward Cullen e Isabella Swan é o centro de todos os relacionamentos de Crepúsculo. Em meio a personagens cativantes e de perfis opostos e até irreverentes, o toque de mistério envolve o leitor na familiaridade e/ou intimidade existente em Isabella e Charlie (filha e pai), Isabella e Jacob (amizade), Carlisle e Esme (marido e mulher), Rosalie e Emmet (namorados) e Alice e Jasper (namorados).

A obra de Stephenie Meyer, que continua conquistando fãs por todo o mundo, tem como história principal o relacionamento entre uma humana (Bella) e um vampiro centenário (Edward). Dificuldades para a realização deste amor "impossível" é que não faltam. Os problemas já começam no desejo intenso que Edward sente de tomar o sangue de seu grande amor. "De três coisas eu estava convicta. Primeira, Edward era um vampiro. Segunda, havia uma parte dele -e eu não sabia que poder essa parte teria- que tinha sede do meu sangue. E terceira, eu estava incondicionalmente e irrevogavelmente apaixonada por ele".

Graças à esta história de amor conhecemos os casais de namorados Rosalie e Emmet e Alice e Jasper. Estes, todos integrantes da "família" Cullen, portanto "irmãos adotivos", têm um histórico parecido: são vampiros. Contudo, o perfil de cada um tem suas peculiaridades. Rosalie, é linda e encantadora, porém explosiva e demonstra claramente não gostar de Isabella. Enquanto que Emmet grandão e forte, além de agradável e calmo, transmite proteção.

Representando o lado zen está Alice e seu modo fadinha de ser. Sempre pensando no bem de todos, enquanto que Jasper, o mais novo vegetariano dos Cullen, deixa visível a sua luta por não tomar sangue. Daí então, seu comportamento bastante "esquisito" diante de Bella, que para eles, tem um "cheiro bom" (sangue).

Já os pais adotivos dos "vampirinhos", Carlisle e Esme, são mais estáveis. Enquanto que Esme, mantêm-se mais afastada de todos, por ficar mais em casa, Carlisle representa a saúde de Forks e tem conhecimento público. O médico da cidade tem uma beleza clássica e, assim como Emett, tem o seu lado protetor, não só pelo bem-estar de Edward, mas pela vida humana de Bella, a paz e a tranquilidade de Forks e seus habitantes. Como diz Edward a respeito de seus pais: "- Ficam felizes por me verem feliz. Na verdade, Esme não se preocupou comigo, com medo de que houvesse alguma coisa ausente em minha constituição básica, que eu fosse jovem demais quando Carlisle me mudou... Ela está em êxtase. O tempo todo que toco você, ela praticamente afoga-se em satisfação".

Com o namoro aprovado pelos quase "sogros", em contrapartida, a protagonista da história estabelece um elo de amizade com Jacob Black, o qual conhece em um passeio à praia, no capítulo 6, Histórias de Terror. Na tentativa de tirar informações sobre os Cullen, Bella inicia uma grande amizade com o mais novo membro da família Black. Embora ele tenha acabado de completar seus 15 e Bella tenha 17, ambos estabelecem um vínculo de amizade bastante profundo e intenso, abrindo assim, precedentes românticos para a história de Lua Nova, sequência de Crepúsculo.

Por fim, outro relacionamento importante que tem início tão frio quanto a cidade de Forks e ao longo da história ganha muito calor e emoção, é o carinho de pai e filha, entre Charlie e Isabella. A reaproximação entre os dois consegue quebrar o gelo dos anos de distância. O que começa com o chefe de polícia de Forks recebendo a filha no aeroporto com um abraço desajeitado acaba tornando-se em um relacionamento verdadeiro entre pai e filha, inexistente para ambos, até então. Após dias de convivência na mesma casa, a filha mostra seu lado "mãe" e cuida do próprio pai com muita dedicação. Tanto é que Charlie até chega a pedir: "- Deixe os pratos, posso cuidar deles hoje. Você me mima demais".

Crepúsculo aborda várias formas de amar e ser amado. Em destaque sempre permanece a força e o desejo do amor, não somente entre um casal, mas também o amor familiar (pais e filhos) e o de um amigo. Definitivamente, Crepúsculo é um livro que não pode faltar na sua estante de livros. Leia Crepúsculo, de Stephenie Meyer e descubra outros temas importantes nesta saga literária!

Livro: Crepúsculo
Autora: Stephenie Meyer
102 páginas
Ano: 2008
Tradução: Ryta Vinagre
Editora: Intríseca
Site da Editora Intrínseca: www.intrinseca.com.br/crepusculo
Pesquise em http://pt.wikipedia.org
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.