terça-feira, 12 de maio de 2009

.: Resenha crítica de "Zodíaco", com Jake Gyllenhaal e Mark Ruffalo

A história do assassino serial nunca identificado
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em maio de 2009


História de serial killer começa eletrizante e perde fôlego ao longo dos 185 minutos. Saiba mais de Zodíaco!


O longa começa da melhor maneira possível, apresenta-se de maneira empolgante, cai em um pequeno marasmo, daí quando você pensa que voltará a engrenar lá vem a indesejada calmaria mais uma vez. Sim. "Zodíaco", longa dirigido por David Fincher (Se7en) não é tão inquietante e inovador como parece ser, ou pelo menos deveria. 

O filme consegue perder o envolvimento do espectador, ao retratar as ações de um dos mais famosos serial killers dos Estados Unidos, que agiu durante anos na Califórnia, impunemente, escreveu cartas para jornais, desafiou e provocou a polícia. Então, surge a questão: Como desinteressar o público em um assunto tão relevante? Simples. O longa perde-se em cenas desnecessárias, minimamente detalhadas e assim, deixa o dinamismo de escanteio.

Na produção com roteiro de James Vanderbilt e Robert Graysmith (livro) conhecemos o assassino por meio de seu primeiro caso, o ataque ao casal Darlene e Mike. Em seguida, embarcamos em uma redação de jornal e encontramos Paul Avery (Robert Downey Jr), repórter policial e Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), um cartunista do San Francisco Chronicle. 

Devido ao seu trabalho na redação de um jornal, o qual também recebeu cartas do Zodíaco, Robert acaba deixando-se sugar pelo caso e o desejo de resolvê-lo. Desta forma ele começa a investigar -desesperadamente- por conta própria o mistério do assassino serial conhecido como Zodíaco, que aterrorizou São Francisco de 1966 a 1978. Sem desistir ele mantém suas pesquisas e consegue publicar um livro sobre o serial killer.

Interessante, não? Sim e não. Outro problema do filme é o fato dele perder o foco e contar muito da história da personagem que ajuda a história a andar. Há um momento em que você se pergunta: Afinal, quem é o protagonista da história? Um assassino serial nunca "identificado" ou o "contador" da história dele? No mais, para saber até que ponto a crueldade de um ser humano é capaz de chegar, Zodíaco é indicado. 

DVD: Menu interativo; Seleção de cenas; Aqui é o Zodíaco; Formato de Tela: Widescreen Anamórfico; Áudio: Dolby Digital 5.1 (Inglês e Português); Legendas: Português, Inglês.

Filme: Zodíaco (Zodiac, EUA)
Ano: 2007
Gênero: Policial/Suspense
Duração: 158 minutos
Direção: David Fincher
Roteiro: James Vanderbilt, Robert Graysmith (livro)
Elenco: Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Robert Downey Jr. e Anthony Edwards
Site Oficial: www.br.warnerbros.com/zodiac/

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.