domingo, 2 de agosto de 2009

.: Resenha crítica de "Inimigos Públicos" com Johnny Depp

Talento à prova de balas
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em agosto de 2009


Filme de gângster estrelado por Johnny Depp é sensacional. Saiba mais de Inimigos Públicos!


Ele é um quarentão com talento para dar, vender e emprestar. Para não desmentir, Johnny Depp, protagonista de "Inimigos Públicos", dá um show de atuação e consegue agradar até os desinteressados em assuntos pouco convencionais como máfia e criminalidade. Com brilhantismo, no longa dirigido por Michael Mann, Johnny não faz caretas hilárias (como em A Fantástica Fábrica de Chocolate) ou usa seus trejeitos irreverentes (como na saga Piratas do Caribe), ele simplesmente (com todo nobreza de ator) interpreta a frieza de um gangster.

Junto dele, em cena, está Christian Bale (o Batman moderno) na pele do policial Melvin Purvis (Christian Bale). É justamente Purvis quem está incumbido de capturar o grande assaltante de bancos, John Dillinger. Até porque este é seu forte, pelo menos é o que fica registrado logo no início do longa, em um momento à moda antiga: Purvis "pega" o bandido Pretty Boy Floyd com uma tremenda bala na barriga, após um breve duelo em um pomar, a céu aberto. 

À frente desta organização com a pretensão de pegar todas as "maçãs podres" da sociedade americana está J. Edgar Hoover. Este, por sua vez, convida Purvis para ajudar a formar FBI (Bureau de Investigação Federal), e assim, unificar as operações em todo os Estados Unidos e, claro, assim, prender o ladrão mais "escorregadio" de todos os tempos. 

Em meio a vários tiroteios e muito sangue esparramado na cidade, o descarado Dillinger mostra suas várias facetas, algumas encantadoras e outras perturbadoras. Assim, na telona, o inimigo público Nº1 mostra-se romântico, calculista, ágil, galenteador, aventureiro, amigo, parceiro, esbanjador, entre outros. Ao seguir cada passo dado pelo ladrão, fica praticamente impossível não aceitá-lo como um "mocinho às avessas". Provavelmente, quando as luzes da sala de cinema acenderem, alguém estará defendendo-o com unhas e dentes, principalmente pelo fato de não ter gostado do final da história. 

Por meio das cenas escuras é possível mergulhar a fundo no submundo da criminalidade que dominava os Estados Unidos, nos anos 70. No entanto, para os que não são chegamos em películas que seguem esta temática, muitas cenas escuras de tiroteios podem ser monótonas e "intermináveis". E como, o que vale é o conjunto da obra, o longa de Mann consegue segurar bem a pressão e moderniza os anos 70 com propriedade. Vale a pena conferir este super longa, embora este não seja "o filme da sua vida"!

Filme: Inimigos Públicos (Public Enemies, EUA)
Ano: 2009
Gênero: Policial
Duração: 140 minutos
Direção: Michael Mann
Roteiro: Ann Biderman, Michael Mann, Ronan Bennett
Elenco: Johnny Depp, Christian Bale, Marion Cotillard, Jason Clarke, Stephen Dorff, Billy Crudup, Branka Katic, Stephen Graham

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.