sábado, 1 de janeiro de 2011

.: Resenha crítica de "Querido John", com Channing Tatum

Um love story bonitinho

 Por: Mary Ellen Farias dos Santos
  Em janeiro de 2011



Um romance ambientado na recente guerra entre O Oriente Médio e os Estados Unidos. Saiba mais de Querido John!


Um soldado (bonitão) e uma universitária (insossa) formam o par romântico do longa "Querido John", dirigido por Lasse Hallström (Gilbert Grape - Aprendiz de sonhador). Entretanto, a história de amor (bonitinha) dos jovens, John (Channing Tatum) e Savannah (Amanda Seyfried) ganha um toque especial quando passa a ter como pano de fundo os ataques de 11 de setembro de 2001, ou seja, a guerra entre o Oriente Médio e os Estados Unidos que, recentemente, abalou o mundo. 

O filme originário do livro homônimo escrito por Nicholas Sparks (também autor do livro A última canção, que também foi adaptado para as telonas) narra a tórrida história de amor juvenil de John e Savannah durante duas semanas à beira-mar. É claro que "os espinhos desta rosa" surgem, pois as férias do soldado terminam. Para servir o país (que tanto ama, típico estaduniense) John precisa voltar para o seu posto nas Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos, enquanto que ela retoma os estudos na faculdade. 

Eis que o ápice do clichê das histórias de pombinhos separados pela cruel guerra aparece em Querido John, o que, afinal, justifica o título: as cartas. Na tentativa de manter a chama do amor viva, John e Savannah prometem colocar tudo no papel durante o ano em que estiverem afastados. Uau! Que história de amor mais clichê, não? Entretanto o "tempero" especial da película é colocado quando os aviões sequestrados por terroristas derrubam as torres gêmeas do World Trade Center, assim como também toda e qualquer chance de John e Savannah construírem um elo mais forte de convívio. 


Apesar de já ter feito o possível e quase ter perdido a vida, ao saber da situação de emergência do país (que tanto ama, claro!), John não pensa duas vezes, renova o período de alistamento militar e acaba estremecendo o namoro com Savannah. Contudo, o ponto mais fraco do filme fica por conta de uma reviravolta totalmente injustificável e sem sentido que separa os pombinhos apaixonados. A situação é tão inexplicável que faz o público questionar se Savannah e John realmente se amaram desde o início da história.

Embora "Querido John", retome (a velha e eficaz) temática da guerra (lembremos dos clássicos "... E o vento levou" e "No amor e na guerra"), a história de amor (ou talvez uma paixão juvenil) de John e Savannah não chega a ser tão tórrida e envolvente quanto a de Scarlett O´Hara e Rhett Butler ou tão tocante quanto o amor do jornalista Ernest Hemingway pela enfermeira Agnes von Kurowsky. Logo, não tem qualquer chance de vir a ser um clássico do cinema, mas cumpre a missão de todo bom filme romântico, fazer com que o público suspire com o desfecho e até derrame algumas lágrimas.

Filme: Querido John (Dear John, E.U.A.)
Ano: 2010
Gênero: Drama / Romance
Duração: 105 minutos
Direção: Lasse Hallström
Roteiro: Jamie Linden, Nicholas Sparks (livro)
Elenco: Channing Tatum, Amanda Seyfried, Richard Jenkins, Henry Thomas, D.J. Cotrona
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.