quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

.: Resenha crítica de "Trapaça", dirigido por David O. Russel

A sedução do imprevisível
Por: Mary Ellen Farias dos Santos*

Em fevereiro de 2014


Trapaça: Indicado ao Oscar em dez categorias, longa dirigido pelo cineasta David O. Russel usa o bom humor para tratar de corrupção. Saiba mais!


Um tema que massacra a todos quando ganha as manchetes dos meios de comunicação e que tem tudo para afastar o público: corrupção de políticos e afins. Contudo, o longa com direção de David O. Russell, "Trapaça", vai além. O roteiro original, de Eric Warren chega às telonas com um toque de inteligência, um humor refinado e atuações de cair o queixo. Seja o sotaque britânico de Amy Adams, que ao final, some completamente ou pela mudança visual, totalmente drástica, de Christian Bale. Não é de hoje que o atual "Homem-morcego" atua com tremenda qualidade. 

A verdade é que ao sair da sala de cinema, é fácil rir lembrando as cenas inacreditáveis protagonizadas por Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper e Jennifer Lawrence. Afinal, Bradley Cooper já nos fez rir anteriormente. Trapaça é um longa de grandes nomes? Também. No entanto, o destaque é de cada personagem, alguns tão peculiares quanto o enredo que serve como pano de fundo.

O longa foi inspirado na história da Abscam, operação de 1978, realizada pelo FBI, com o objetivo de flagrar más condutas de congressistas dos EUA. Para tanto, foi "criada" a Abdul Enterprises e um tal de xeque fictício, Kraim Abdul Rahman, para filmá-lo oferecendo dinheiro a políticos dos EUA em troca de favores políticos. Tudo comandado por Melvin Weinberg, condenado pela justiça contratado pelo FBI para criar a Abscam.

Que história, hein! Contudo, há leveza no tratamento do denso assunto, pois há bastante bom humor na trama instigante vivida por personagens marcantes, porém cômicos. No longa, o brilhante vigarista, Irving Rosenfeld (Christian Bale), em uma festa, conhece a aprendiz de trapaça Sydney Prosser (Amy Adams). A dupla firma parceira e os dois acabam mantendo um relacionamento, embora ele já seja casado. Apesar de tudo, Sydney preserva o amor que sente por Irving e passa a ser a amante do larápio.

Por azar, o casal golpista cai nas mãos do FBI e são forçados a enganar um grupo de políticos corruptos. Desta forma, os dois são comandados pelo agente Richie DiMaso (Bradley Cooper). Inicialmente, a operação chega até o prefeito da cidade de Camden, Carmine Polito (Jeremy Renner), é por meio dele que outros golpistas e federais são fisgados na teia da corrupção.


Em meio a cenas divertidas entre Amy Adams e Christian Bale, é com a entrada de Jennifer Lawrence, na pele da maluquinha Rosalyn, esposa de Irving, que com a boca grande quase põe todo o plano a perder, mas sem perder a graça não só pelas falas cômicas, mas pela perfeita atuação da protagonista de Jogos Vorazes.

Filme: Trapaça (American Hustle, EUA)
Ano: 2013
Gênero: Comédia / Policial
Duração: 138 minutos
Direção: David O. Russell
Roteiro: David O. Russell
Elenco:  Christian Bale, Amy Adams, Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Jeremy Renner, Louis C.K., Alessandro Nivola
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.