sábado, 7 de junho de 2014

.: Resenha crítica de "O lobo atrás da porta"

Quem realmente é o lobo atrás da porta?
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em junho de 2014


Primeiro longa de Fernando Coimbra retrata um desejo carnal que vai além de qualquer limite.


Romance mesclado com suspense e um toque de comédia. Assim pode ser resumida a trama de "O lobo atrás da porta", dirigido por Fernando Coimbra. Longa inspirado em um crime passional que chamou a atenção da imprensa brasileira nos anos 60, conhecido como “A Fera da Penha“, caso em que uma jovem apaixonada por seu amante, comete um ato que ultrapassa o humano e o racional.

Diante do sequestro de uma menininha, a principal acusada por Bernardo (Milhem Cortaz), é a senhorita Rosa Maria Correia (Leandra Leal), que aparece na delegacia pela primeira vez. Embora a situação seja de completa tensão, a moça de semblante sereno e postura angelical, afirma não saber do que se trata. Após convincentes argumentações do delegado desbocado (Juliano Cazarré), ela confessa ter se passado por uma amiga da família e retirado a garotinha da escola, sem levantar suspeitas. Até porque, o fato só chega na polícia quando Silvia, a mãe, constata que a professora entregou a filha para uma outra mulher.

Na maluca adrenalina de "caça ao rato" -ou ao lobo?- é que se entende todo o envolvimento perigoso de Rosa e seu amante Bernardo. Enquanto que a bela moça assume o posto de amante, a esposa (Fabiula Nascimento) é a personificação do drama matrimonial. Ali, na delegacia, diante de cada interrogatório, o enredo avança e cada peça vai completando o quebra-cabeça da narrativa. No entanto, há pistas falsas que embaralham o que, em algum momento, parecia claro.

Com um desfecho marcante, o longa não beira ao mau gosto, pois preserva o público de cenas chocantes, embora deixe tudo subentendido. O que é estampado no filme, claramente, é o questionamento de quem é o verdadeiro lobo atrás da porta. Pode ser a esposa mal amada, a amante que nunca assumirá a posição de esposa ou o homem que não respeita a família.

A verdade é que "O Lobo Atrás da Porta" envolve a cada minuto, devido a edição de som e imagem apresentarem enquadramentos perfeitamente alinhados. Nas cenas mais fechadas em cenários internos, é possível sentir-se como um lobo à espreita. Assim, a brilhante atuação do elenco salta aos olhos. Seja a incrível versatilidade de Leandra Leal, que como Rosa pode ser a mocinha ou a vilã; a brutalidade de Milhem Cortaz na pele de Bernardo ou a passividade e inocência de Fabiula Nascimento, como Silvia. Enfim, foi merecido o longa de Coimbra ser contemplado, ano passado, com o prêmio Horizontes Latinos na 61ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebatián, na Espanha. Não deixe de saber quem é "O lobo atrás da porta"!




Filme: O Lobo Atrás da Porta ( O Lobo Atrás da Porta, Brasil)
Ano: 2013
Gênero: Drama / Policial / Suspense
Duração: 100 minutos
Direção: Fernando Coimbra
Roteiro: Fernando Coimbra
Elenco: Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabiula Nascimento, Tamara Taxman, Juliano Cazarré, Paulo Tiefenthaler, Thalita Carauta, Isabelle Ribas  




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.