sexta-feira, 24 de outubro de 2014

.: "American Horror Story: Freak Show" e "Edward Mondrake"

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em outubro de 2014


Imagens de um museu mórbido, destacando corpos com formas diferenciadas do padrão, invadem a tela, enquanto uma monitora explica o que há na sala para um grupo de visitantes. Assim começa o terceiro episódio de "American Horror Story: Freak Show", com o nome de "Edward Mordrake - Parte 1". Diante das estranhas maravilhas do corpo humano, surgem Dr.Mansfield -que na verdade é Stanley (Denis O'Hare )- e uma aluna, que posteriormente é apresentada como a cartomante, Maggie Esmerelda (Emma Roberts). Ali, os dois golpistas são desmascarados. 

No entanto, antes de partirem com o "produto" falsificado que esperavam vender, os dois são informados sobre a origem do material exposto: colecionadores e shows de aberrações. Considerando que ainda restam dois shows de aberrações em pleno funcionamento e o valor do material exposto -o fígado conjunto dos gêmeos siameses Chang and Eng, preservado vale 5000 dólares-, os dois têm planos para seguir até a Flórida.

Personagens já bem apresentados, seguimos para as ruas de Júpiter, nos anos 50, que comemora o Halloween. Após os crimes que apavoraram o lugar, ainda de dia, mães acompanham os filhos na peregrinação por doces. Eis que o palhaço Twisty (John Carroll Lynch
) faz uma aparição espetacular -surge de um arbusto-, tal qual Michael Meyers em Halloween. Resultado: uma garotinha que já morre de medo de palhaços, quase perde a respiração. Incrível!

Em consulta médica, Ethel Darling (Kathy Bates) descobre a cirrose e o doutor lhe dá o tempo de vida: de 6 meses a um ano. No circo das aberrações, mesmo após a tragédia com Meep, os membros estão em festa. Diante da dor de Jimmy Darling (Evan Peters), Dot (Sarah Paulson) pede aos berros que o show da noite seja oferecido ao pequeno Meep (Ben Woolf
). É neste momento que a narrativa deste episódio agarra o telespectador de vez, pois Ethel explica que no Halloween não há performances por conta de Edward Mordrake.


Com imagens em preto e branco, a história de Mordrake é apresentada igual a um filme antigo. Desta forma inteligente, conhecemos um pouco do aristocrata que viveu nos anos de 1800. Herdeiro de todos os tipos de títulos, embora tivesse a possibilidade de ser um duque, por conhecer poesia e ter habilidade na música, ele tinha um diferencial: outra face atrás da cabeça, "tão feia quanto o diabo". 

Dominado pelo lado sombrio, ficou louco e foi destinado ao manicômio. Lá, escreveu poesias e uma ópera inacabada, na tentativa de livrar o pensamento de coisas ruins. Numa noite, fugiu e foi parar em um show de aberrações. Por lá permaneceu, até que matou toda a trupe e se enforcou. "Diz a lenda que, mesmo na morte, a cara de demônio estava sorrindo". Entretanto, Bete (Sarah Paulson), novata na trupe de Elsa Mars (Jessica Lange) descobre que as aberrações não podem se apresentar para que o espírito de Mordrake não volte e arraste outra aberração para o inferno.

Apesar dos detalhes sombrios e apavorantes da narrativa de Ethel, alguns membros da trupe, acreditam que a aparição de Mordrake seja apenas superstição. Assim, com um toque de "Glee", Elsa Mars, na noite de Halloween, interpreta a música "God's & Monsters", da cantora Lana Del Rey e dá um show de arrepiar. Tão incrível quanto o fez na segunda temporada de "American Horror Story: Asylum", com a música "The name game". 



Na mansão, o mimado Dandy Mott recebe da mãe, Gloria (Frances Conroy), em uma bela caixa, a fantasia de Howdy Doody -personagem infantil da época. O filhinho "chiliquento" tem um ataque e a empregada Dora (Patti LaBelle) dá um show de confiança, mesmo diante de Dandy empunhando uma faca ela solta um firme: "I dare you!". Ele? Incapaz solta desesperados: "I hate you!". O final da cena, com a saída dele, não poderia ser melhor e Dora diz: "Believe in me, boy. I hate you, too". Eis o perfeito encontro do diálogo e atuação muitíssimo bem casados. Em tempo, deixo a última fala de Dandy: "More fun!". Sim! "American Horror Story" promete muita diversão.

Seriado: American Horror Story: Freak show
Temporada: 4
Episódio: 3 - "Edward Mordrake - Parte 1"
Exibido em: 22 de outubro de 2014, EUA.
Elenco: Jessica Lange, Sarah Paulson, Evan Peters, Michael Chiklis, Frances Conroy. 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.