sexta-feira, 6 de março de 2015

.: Paul Rodgers recria clássicos da soul e do blues‏, por Luiz Otero

Por Luiz Gomes Otero
Em março de 2015

Paul Rodgers é um vocalista que já viu de tudo no rock. Desde os tempos da banda Free, nos anos 60/70, até fundar a Bad Company, além de fazer parcerias com nomes como Jimmy Page (do Led Zeppelin), ele serviu de modelo como front man de bandas do estilo, com sua postura, digamos, metrosexual. Inspirou muitos caras famosos do rock, até mesmo o Freddie Mercury, do Queen (banda cujos remanescentes trabalhariam com Rodgers anos mais tarde). 


Mas tudo isso é secundário perto de sua performance como cantor. Rodgers é um autêntico crooner, capaz de cantar não só as canções mais agitadas como blues e baladas mais lentas. E isso fica bem claro ao ouvir o seu mais recente lançamento, o The Royal Sessions, em que ele faz releituras de canções clássicas da soul music e do blues dos anos 60/70.



O disco foi todo gravado no Estúdio Royal, localizado em Memphis, nos Estados Unidos. Paul Rodgers mostra alguns hits de Otis Redding, seu ídolo confesso, entre os quais  as belas baladas  I´ve Been Loving You Too Long e I´ve Got Dreams To Remember. Da seara do blues, Rodgers recria Down Don´t Bother Me e Born Under The Bad Sign, do repertório do bluesman Albert King. E de outro mestre da soul music, Isaac Hayes, ele mostra a ótima I Thank You e a versão de Walk On By com o arranjo bem próximo da gravação de Hayes dos anos 70.


Estimulado pelo clima nostálgico proporcionado pelo Estúdio Royal, Rodgers procurou homenagear canções que, de uma certa forma, ajudaram a formá-lo como cantor. Os arranjos bem como a instrumentação estão próximos da sonoridade dos discos antigos. É um trabalho de cunho saudosista, mas que apesar disso não soa datado. É muito agradável ouvir Rodgers em plena forma cantando o tipo de som que gosta de cantar.





Shake 


I´ve Been Loving You Too Long




Born Under A Bad Sign


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.