segunda-feira, 23 de março de 2015

.: Resenha de "O grande Ivan", de Katherine Applegate

Um gigante numa jaula apertada
Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em março de 2015


Meu nome é Ivan.
Eu sou um gorila.
Não é tão fácil quanto parece...



"O grande Ivan", de Katherine Applegate, é um livro com uma narrativa inspirada no caso verídico do Gorila que morava em um shopping, de Washington. De capa dura, a publicação da Novo Conceito Editora, pelo selo #irado, é voltada ao público infanto-juvenilPor meio de uma escrita leve e envolvente da autora foi premiada com a Medalha Newbery Honor de Melhor Livro Infantil de 2013.

O livro de Katherine Applegate idealizado após a autora ler uma notícia sobre o "Macaco da Saída 8"-um dos apelidos do animal-, apresenta a saga de Ivan – um gorila que viveu boa parte da vida em uma jaula apertada e exposta em um shopping. Na leitura de “O grande Ivan” é possível compreender os sentimentos e pensamentos do animal enquanto era obrigado a permanecer enjaulado. 

Sem ter o que fazer, o animal tem suas angústias, dúvidas e reflexões, além de variados aprontos. Com uma narrativa em primeira pessoa, surge a aproximação do leitor com o protagonista, permitindo que se compadeça -e deixe a emoção fluir- diante de toda a situação que o animal, condenado pela mão humana, a viver, sem ter escolha.

Enfim, “O grande Ivan” é o retrato da eterna disputa de poder entre o homem e a natureza que sempre ignora as necessidades das espécies. Embora aborde um tema profundo e consiga mexer com a emoção, é um livro de leitura rápida e descontraída. Leitura imperdível... Não somente para os jovens leitores, também os adultos.


Baixe um trecho do livro: http://www.ncirado.com.br/livros/conta-download/658/


Livro: O grande Ivan
Autor: Katherine Applegate
286 páginas
Editora: Novo Conceito Editora
Selo: #irado

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.