segunda-feira, 19 de outubro de 2015

.: Persona Em Foco presta homenagem a Ruth Escobar

O programa vai ao ar na terça-feira, às 23h30, na TV Cultura


Nesta terça-feira, dia 20 de outubro, o Persona Em Foco faz uma homenagem  à atriz e produtora cultural Ruth Escobar, uma das notáveis personalidades que impulsionou e solidificou  o teatro de vanguarda brasileiro. O programa da TV Cultura Vai ao ar às 23h30, com apresentação de Atílio Bari e Analy Alvarez.

Nesta edição, o espectador conhece detalhes da vida pessoal, profissional e política da atriz. Sua personalidade forte e seu espírito empreendedor resultaram na construção da sua casa de espetáculos, o Teatro Ruth Escobar, na Bela Vista, em São Paulo.

Ruth foi responsável por produções emblemáticas como Cemitério de Automóveis, dirigido por Victor Garcia e A Missa Leiga, de Chico de Assis, que enfrentou as resistências conservadoras da Igreja Católica para mostrar uma cerimônia litúrgica calcada nas mazelas do tempo presente.

Outro ponto da vida de Ruth que é abordado na atração é sua atuação política. Ela levou para o palco a personagens do cartunista Henfil, na peça Revista do Henfil, com o intuito de apoiar o movimento de anistia aos presos políticos e exilados durante o governo Geisel.

A trajetória dessa atriz e produtora teatral inclui ainda os festivais internacionais de teatro, uma iniciativa inédita que trouxe para o Brasil grupos teatrais de todos os continentes, além de artistas  desconhecidos do panorama teatral brasileiro, como Bob Wilson,  Fernando Arrabal, Jean Genet, Grotowski, entre outros grandes nomes do teatro mundial.

O Persona Em Foco conta com  depoimentos de atores e diretores que trabalharam e conviveram com Ruth Escobar. Estão entre eles Sérgio Mamberti, Regina Duarte, Antunes Filho, Jô Soares, Chico Buarque, Sábato Magaldi, Antônio Abujamra e  Oswaldo Mendes.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.