domingo, 13 de março de 2016

.: "Guia Politicamente Incorreto dos Presidentes da República"

Dando continuidade e ampliando à série que já vendeu mais de um milhão de exemplares, o "Guia Politicamente Incorreto dos Presidentes da República", lançamento da LeYa, vai além dos retratos oficiais. Paulo Schmidt resgata a humanidade (ou a falta dela), as paixões, os complexos, as idiossincrasias e as ocasionais qualidades dos homens (e uma mulher) que, empossados no mais alto cargo da República, têm se revelado, na opinião do autor, um completo desastre do ponto de vista administrativo, político e pessoal.

Do generalíssimo Deodoro da Fonseca a Dilma Rousseff, o autor paulista Paulo Schmidt destrincha a vida dos 31 presidentes que fizeram e fazem parte da história do país e traz à tona peculiaridades pouco conhecidas de suas vidas. “Meu objetivo descarado nesta série de perfis biográficos é, justamente, resgatar o Henrique VIII, o Don Juan, o Napoleão, o Frankenstein ou o Jeca Tatu porventura existentes em nossos chefes de Estado. Ou seja, o que é interessante e pitoresco para o leitor curioso, não necessariamente útil para o pesquisador. Me incomoda o fato de os presidentes brasileiros se comportarem como monarcas, cheios de aparatos, quando são funcionários públicos”, explica.

Quando era comandante do 44º Batalhão dos Voluntários da Pátria, o alagoano Floriano Peixoto, obrigou os praças a ficarem em posição de sentido sobre um formigueiro, recebendo, imóveis, as mordidas furiosas dos insetos a subir-lhes pelas pernas. Talvez de casos como este venha o seu apelido de Marechal de Ferro. Já Jânio Quadros, aluno mediano, dotado de aguda inteligência e gênio tempestuoso, arremessou um tinteiro à cabeça de um professor que o admoestara com rispidez. Essas e outras histórias fazem parte deste "Guia Politicamente Incorreto" sobre personalidades talvez mais interessantes que seus próprios governos.

O autorPaulo Schmidt nasceu em São Paulo e estudou Art & Design em Nova York. É escritor, tradutor e ilustrador. Como editor, publicou livros de Victor Hugo, Alexandre Dumas e H. P. Lovecraft. Entre suas obras destaca-se o primeiro estudo em língua portuguesa sobre o famigerado assassino "Jack, o Estripador".
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.