sexta-feira, 11 de março de 2016

.: Mavis Staples, uma autêntica diva da soul music - Por Luiz Gomes Otero

Por Luiz Gomes Otero
Em março de 2016


Mavis Staples é uma instituição da autêntica soul music. Integrante do antológico "Staples Singers", que formava com outros familiares, ela acabou se destacando como solista de muitas canções e seguiu o caminho natural da carreira solo, sempre norteada pela soul music, com forte inspiração no gospel.


Seu disco mais recente é o ótimo "Living On A High Note", um álbum recheado de canções inspiradas e consistentes, gravado à moda antiga, ou seja, com os convenientes naipes de metais e arranjos que costuram as melodias cantadas por sua voz bela e potente. Desde já, pode ser apontado como um dos melhores lançamentos do ano, sem sombra de dúvida.

A canção que abre o disco é  "Take Us Back", uma canção que conquista logo na primeira audição o amante da soul music autêntica, cantada no balanço e na dose certa, sem precisar exagerar nos vocais, como costumam fazer algumas vocalistas da atualidade. Uma aula de sensibilidade e bom gosto musical.


O disco possui pérolas em todas as faixas, como a animada "Action" (impossível não ter vontade de sair dançando ao ouvir essa faixa), "Tomorrow", "Dedicated" e "High Note" (que deu o nome do disco), além de momentos mais calmos e introspectivos nas baladas "If It´s A Light" e na canção gospel "Jesus Lay Down Beside Me". Todos os arranjos são primorosos, sem exceção.


Escutar Living On A High Note é mais do que uma obrigação. É como participar de uma aula sobre a história da soul music. Ou melhor: de como é que se produz um disco com o selo de qualidade da família Staples. Mavis é uma diva, na mais pura definição dessa palavra. Resumindo-a em apenas uma palavra: maravilhosa.


"Take Us Back"


"Action"


"If It´s A Light"

"High Note"

Sobre o autor
Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy SantosLérias e Lixos e Resenhando.com. Recentemente, criou a página Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.