sexta-feira, 18 de março de 2016

.: Paul Carrack e a sombra da soul music, por Luiz Gomes Otero

Por Luiz Gomes Otero
Em março de 2016


Paul Carrack é um vocalista diferenciado. Já demonstrou isso em diversas ocasiões ao cantar no grupo Mike & The Mechanics (fundado nos anos 80 por Mike Rutheford, do Genesis) e em vários outros projetos paralelos e desenvolvidos em sua carreira solo, que resultaram em vários hits nos anos 80. Seu mais recente disco, "Soul Shadows", é um bonito tributo ao estilo que moldou a sua forma de interpretar.


Volta e meia, os vocalistas britânicos costumam render homenagens para a soul music produzida nos Estados Unidos, mais precisamente na década de 60 pelas míticas gravadoras Stax e Motown, de onde surgiram grandes nomes desse estilo musical. 

Em "Soul Shadows", Carrack canta e toca (ele também é tecladista e guitarrista) algumas composições próprias, todas compostas no melhor estilo "retrô", ou seja, como era feito antigamente, além de alguns covers de canções não muito conhecidas do grande público. A instrumentação e os arranjos foram meticulosamente preparados para dar aquele sabor dos anos 60 para o ouvinte. Há quem diga que a soul music dessa época trazia uma pureza que se perdeu com o passar dos anos. O fato é que as canções cantadas por Carrack nos remetem mesmo àquele tempo mágico.


"Keep On Loving You", que abre o disco, é uma canção com balanço gostoso e de tom nostálgico, assim como "Sleep On It" (com solo de gaita que lembra as canções de Stevie Wonder)  e a bela balada "Le Me Love Again", cantada com o sentimento na dose certa, sem exageros.

Entre as covers, destaque para ótima balada "Share Your Love With Me", do repertório da diva Aretha Franklin. Carrack transforma a canção com tom gospel de Aretha em uma canção pop mais comportada, sem perder a essência de bela melodia. O CD "Soul Shadows" é um lançamento que confirma Carrack como um dos grandes nomes da atualidade como intérprete. 

"Keep On Loving You"


"Sleep On It"


"Let Me Love Again"

Sobre o autor
Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy SantosLérias e Lixos e Resenhando.com. Recentemente, criou a página Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.