quarta-feira, 9 de março de 2016

.: Renato Janine Ribeiro: "A Imprensa Entre Antígona e Maquiavel"

Coordenada pelo Instituto Cultural ESPM, a obra traz 11 artigos de coletânea organizada pelo autor durante suas aulas de ética na imprensa, lecionadas na pós-graduação da ESPM em Jornalismo

O ex-ministro Renato Janine Ribeiro lança, em 11 de março, sexta-feira, às 19h, o livro "A Imprensa Entre Antígona e Maquiavel - A Ética Jornalística na Vida Real das Redações", organizado pelo autor durante sua disciplina de ética na imprensa, ministrada no curso de pós-graduação da ESPM em Jornalismo, com Ênfase em Direção Editorial. O evento será realizado na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, e contará com palestra de Renato Janine Ribeiro. 

Coordenada pelo Instituto Cultural ESPM, a obra traz 11 artigos redigidos em resposta a uma questão levantada durante a disciplina que Renato Janine Ribeiro lecionava na ESPM. A pergunta feita aos alunos do curso foi: "Você é jornalista. Exerce um cargo de direção. Tem decisões importante a tomar. Digamos: publicar uma matéria, ou o modo como vai publicá-la, pode afetar sua credibilidade como profissional, sua autoestima como pessoa, sua posição como detentor de um cargo de confiança de seus patrões. Imagine uma matéria que possa ilustrar bem o caso e discuta (o mais importante é a discussão): como você equilibraria esses três papeis - o de profissional, o de pessoa, o de chefe?".


O resultado do trabalho apresentado foi um conjunto de textos em que embate ético do jornalista para conjugar credibilidade e justiça é largamente ilustrado.

Renato Janine Ribeiro é professor titular de ética e filosofia política na Universidade de São Paulo (USP). Com larga experiência em política científica, foi Ministro da Educação, atuou como presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP e membro do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de presidir por duas vezes a Comissão de Programação Científica da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na qual também exerceu os cargos de secretário e conselheiro. Entre os temas aos quais se dedica, estão o caráter teatral da representação política, a ideia de revolução, a democracia, a república e a cultura política brasileira.

Serviço
Palestra e lançamento do livro: "A Imprensa Entre Antígona e Maquiavel - A Ética Jornalística na Vida Real das Redações", de Renato Janine Ribeiro
Inscrição para palestra: www.espm.br/eticajornalistica
Data: 11 de março de 2016
Horário: a partir das 19h
Local: Livraria Cultura - Shopping Iguatemi
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 - Jardim Europa, São Paulo

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.