segunda-feira, 26 de março de 2018

.: Entrevista com Renata R. Corrêa, escritora e médica

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em março de 2018


Uma escritora que é mãe de gêmeos, médica, pisciana, dramática, chocólatra assumida e apaixonada por literatura romântica. Essa é Renata R. Corrêa, autora de livros como "As coisas não são bem assim" e "Um ano sabático"Em 2014, diante de cobranças excessivas, perfeccionismo e foco no trabalho, a leitora de histórias sobre o amor, foi diagnosticada com a síndrome de Burnout, um distúrbio caracterizado pelo esgotamento físico e mental intenso. Assim, assumiu o posto de contadora, no dever de compartilhar esse momento difícil por meio da literatura.

Segundo Renata R. Corrêa, as narrativas dela destacam a força da figura feminina. "Nelas você vai encontrar muita empatia, força de vontade, fé, esperança e a desconstrução da vida perfeita como nos comerciais de margarina", complementa. Aos fãs e admiradores, a dica é a de que a escritora estará na Bienal do Livro de São Paulo, neste ano, de quinta a domingo da segunda semana. Agora, aproveite a entrevista!



RESENHANDO - Em poucas palavras, no seu site, você se descreve "mãe, médica, escritora e apaixonada pela literatura romântica". Há mais alguma característica incisiva a acrescentar sobre você? Por quê?
RENATA R. CORRÊA - Sou muito determinada em tudo que faço. A determinação me fez chegar onde estou, mesmo tendo vindo de uma cidade muito pequena e de uma família sem muitos recursos.


RESENHANDO - O que há de autobiográfico em sua obra?
RENATA R. CORRÊA - Minhas obras são ficção, mas em todas elas há sim um pouco de mim. Acredito que isso seja comum a todo autor. Meu romance que mais tem coisas minhas é "Um ano sabático", pois minha personagem Rafaela sofre de um transtorno que eu tive: a síndrome de Burnout.


RESENHANDO - A realidade da vida sem efeitos mágicos e foco na superação. O seu intuito é o de conscientizar o leitor a respeito dos altos e baixos da vida? Comente.
RENATA R. CORRÊA - Certamente! Abordo isso em todos os meus livros. A vida nem sempre é como gostaríamos. Tristezas, doenças, desafios, fazem parte dela, mas sou muito otimista e acredito em recomeços e segundas chances, por isso procuro sempre passar uma mensagem de esperança para meus leitores.


RESENHANDO - Na escrita, em que você mais se expõe e o que tenta esconder?
RENATA R. CORRÊA - Eu me doo por completo à escrita, não há nada que eu esconda, apesar de as histórias não serem sobre mim, eu sempre me entrego a elas.


RESENHANDO - Quando começou a escrever? 
RENATA R. CORRÊA - Ainda adolescente escrevia poemas, depois passei a escrever contos, mas meu primeiro romance foi escrito somente em 2014.


RESENHANDO - Segue um ritual na hora de escrever?
RENATA R. CORRÊA - Sim! Preciso de silêncio e tranquilidade para me concentrar e me entregar à escrita. Procuro escrever todos os dias, mas há momentos em que precisamos de um descanso, então também me permito isso.


RESENHANDO -  Qual foi o momento mais marcante na sua carreira de escritora?
RENATA R. CORRÊA - O lançamento do meu romance "As coisas não são bem assim", o primeiro publicado por uma editora. Foi um dia inesquecível e incrível. Ver as pessoas chegando à livraria, comprando meu livro e entrando numa fila para que eu o autografasse me fez compreender que as coisas são mesmo reais, estão acontecendo!


RESENHANDO -  Entre os seus livros já publicados qual prefere? Por quê?
RENATA R. CORRÊA - Difícil isso! Gosto de todos, mas tenho um carinho especial por dois:  "As coisas não são bem assim", por ser o mais dramático deles e ter sido o único publicado por uma editora até agora, e "Um ano sabático", meu romance mais recente, porque acredito que ele tenha a temática mais relevante de todos os que escrevi até o momento.


RESENHANDO - Após o diagnóstico da síndrome de Burnout em 2014, a escrita passou a ser um exercício diário? Comente.
RENATA R. CORRÊA - Foi sim. Voltar a escrever fez com que eu me reencontrasse e percebesse que era forte o bastante para me reerguer, para dar um novo rumo para minha vida e voltar a ser feliz. Desde então passei a escrever diariamente e nunca mais parei. Foi terapêutico! A escrita foi parte fundamental para minha cura.



RESENHANDO - Há novidades literárias para serem impressas em 2018? Dê uma prévia.
RENATA R. CORRÊA -  Tenho novidades, sim! Em julho será lançado meu novo romance, publicado pela editora Pandorga. Ele é o mais sensual de todos, e também o que tem uma trama mais dinâmica. Mais uma vez passo uma mensagem de que é possível mudar o rumo da vida, basta ter coragem.


RESENHANDO - Na hora da leitura, qual é o seu estilo literário preferido?
RENATA R. CORRÊA - Tenho uma predileção por romances românticos contemporâneos, é o estilo que mais gosto de ler. Apesar de gostar de romances policiais e dramas.


RESENHANDO - O que a literatura representa em sua vida?
RENATA R. CORRÊA -  A Literatura é onde me sinto "em casa", fazendo o que amo. Ela me move, seja lendo ou escrevendo. Como leitora: me distrai, como escritora: me desafia.


PING-PONG
Gosto de: histórias de amor e pessoas sinceras
Detesto: livros/filmes de terror
Meus escritores favoritos são: Clarice Lispector, Nicholas Sparks, Nora Roberts, Carina Rissi.
Escrevo por: amor
Mensagem para o público: nunca desistam de seus sonhos, por mais improváveis que sejam. Corram atrás do que desejam e confiem em Deus e no destino.
Site: autorarenatarcorrea.com
Redes sociais:
facebook.com/escritoraRenataRCorrea/
instagram.com/renata_rcorrea


Quer receber um presente da escritora? Clique aqui para solicitar “Crônicas reunidas”, livro inédito e gratuito da autora Renata R Corrêa!



*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm


Saiba mais de Renata R. Corrêa!





← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

4 comentários:

  1. Muito obrigada pela oportunidade! Adorei responder a essa entrevista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, nós é que agradecemos todo o seu carinho e atenção. Desejamos todo o sucesso para a sua carreira no meio literário, pois vencedora, você já é... e com louvor!! Um grande abraço. Mary Ellen Miranda.

      Excluir
  2. Como essa escritora é legal! Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Giulia de S. Prestes28 de março de 2018 às 10:59

    Parabéns pela entrevista. Quero ler esse livro!

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.