sexta-feira, 8 de junho de 2018

.: O valor da psicanálise é discutido no Café Filosófico de domingo

A palestra Para que serve a psicanálise hoje? questiona qual a finalidade desse campo clínico na contemporaneidade. Vai ao ar às 21h, na TV Cultura, no YouTube e no app Cultura Digital


Neste domingo, dia 10 de junho, o Café Filosófico exibe edição inédita da série Pílulas e Palavras, intitulada Para que serve a psicanálise hoje?. Com participação do psicanalista Wilson Klain, mestre em Psicologia Clínica, o programa debate a utilidade desse campo clínico que divide opiniões. Apresentado por Clarissa Kiste e Kiko Bertholini, o programa vai ao ar às 21h, na TV Cultura, no YouTube e no app Cultura Digital.

Criado por Sigmund Freud, a psicanálise consiste em um método terapêutico utilizado em casos de neurose e psicose, basicamente. Há mais de um século caminhamos em companhia desse campo da psicologia. Agora, quando enfrentamos os tempos pós-modernos, o que o olhar psicanalítico nos mostra? Quais são os sintomas mais problemáticos da atualidade? A utilidade da psicanálise, hoje, difere da sua participação nos tempos que foram percorridos até aqui? 

No Café Filosófico deste domingo, Wilson Klain responde aos questionamentos que o público traz à tona e comenta que, embora a pergunta que dá nome à edição já tenha sido feita diversas vezes em textos, livros e épocas, o objetivo de discuti-la é apresentar alguma clareza ao telespectador. Sobre o debate, o psicanalista afirma: “nós vamos, de alguma maneira, tentar descobrir este fato que faz com que, de tempos em tempos, a pergunta seja refeita”.

Sobre a série Pílulas e Palavras: Parece inegável que há uma “vivência contemporânea” das velhas angústias humanas. Mais inegável ainda é a existência de “remédios contemporâneos” para essas vivências. Quem se coloca na posição de paciente, se debatendo com os sintomas do nosso tempo, delega aos clínicos a responsabilidade pela “cura“ de seu sofrimento. Mas o que podem a psiquiatria, a psicanálise e as psicoterapias com suas pílulas e palavras? Refletir sobre isso é a proposta desta série doCafé Filosófico.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.