domingo, 2 de setembro de 2018

.: Discos clássicos de Ray Charles são relançados em CD, por Luiz Otero


Por Luiz Gomes Otero*, em setembro de 2018.

Oito álbuns da fase clássica dos anos 60 de Ray Charles foram relançados em formato CD, condensados em quatro discos. O pacote inclui os álbuns "Ray Charles" e "The Great Ray Charles", ambos de 1957, "Yes, Indeed!!" e "Soul Brothers", ambos de 1958, "Ray Charles At Newport", "What'd I Say", e "The Genius of Ray Charles", todos de 1959, e "The Genius Hits the Road", de 1960.

Na prática, esse conjunto discos reúne sete dos grandes LPs da Atlantic Records, além de um LP da ABC Records no mesmo pacote. O que significa ouvir Ray Charles em todos os tipos de formatos, com pequenas combinações, no piano em um ambiente íntimo, com orquestras completas e performances ao vivo. Uma visão ampla de uma das vozes mais importantes do pop do século 20.

Ele foi pioneiro no gênero da soul music durante a década de 1950, combinando estilos de rhythm and blues, gospel e blues na música gravada pela Atlantic Records. Ele também contribuiu para a integração racial do country e pop music durante a década de 1960.

Costumava citar Nat King Cole como uma influência inicial. Mas é certo que sua música também foi influenciada por jazz, blues, rhythm and blues e artistas country da época, incluindo Art Tatum, Louis Jordan, Charles Brown e Louis Armstrong. Ele tinha fortes laços de amizade com o maestro e produtor Quincy Jones. Frank Sinatra o chamou de "o único verdadeiro gênio do show business", e Billy Joel observou que: "Isso pode soar como um sacrilégio, mas eu acho que Ray Charles era mais importante que Elvis Presley".

Esses oito álbuns de Ray Charles são um verdadeiro tesouro na música pop internacional. Pois mostram o gênio em sua plenitude criativa e artística, exalando sua genialidade em todas as faixas. Simplesmente sensacional.

"What´d Say"


"I Got Woman"


"Georgia On My Mind"

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.