segunda-feira, 29 de outubro de 2018

.: Crítica: "Os Últimos Cinco Anos" deixa público de alma lavada

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em outubro de 2018


Toda bela história de amor precisa ser contada, mesmo que tenha chegado ao fim. "Os últimos cinco anos"musical off-broadway, protanizado por Beto Sargentelli e Eline Porto, em cartaz no Teatro Viradalata, em São Paulo, é sobre amor, separação e trabalho, mas não necessariamente nessa ordem -ou desordem. Afinal, tudo depende do ponto de vista de quem narra a trama.

No palco com um cenário "espelhado" -o conjunto de elementos visuais contidos numa metade, também está presente no outro lado-, Jamie Wellerstein (Beto Sargentelli) e Cathy Hyatt (Eline Porto) apresentam, separadamente seu ponto de vista a respeito da relação que firmaram. Contudo, o momento vivido por cada um é que interfere na narrativa e disposição do cenário, pois enquanto que um conta como tudo começou desde o início, outro opta iniciar pelo fim.

A história do casal é apresentada numa narrativa linear? Sim e não. O jogo de passado e presente são chaves tão importantes para a trama quanto as canções que expressam sentimentos diversos na afinação impressionante de Sangentelli e Porto. Que casamento magnífico de vozes! Com uma banda entrosada, aguçando ainda mais a emoção do público, as vozes dos protagonistas soam como um carinho nos ouvidos, presente garantido por pelo menos 1h 10min.

O romântico e reflexivo "Os últimos cinco anos" -também produzido na versão filme com Anna Kendrick (2014)- vai muito além da primeira impressão que deixa: o romantismo feminino e o nítido interesse sexual masculino, o que, fatalmente, lembra o casal Sandy Olson e Danny Zuko, de "Grease - Nos Tempos da Brilhantina". Os jovens protagonistas, de pensamentos distintos, dividem a atenção do público, principalmente na música "Summer Nights"

Contudo, o musical "Os últimos cinco anos" é moderno. Logo, é mais ousado. Não se aprofunda no ambiente estudantil, mas no depois. É justamente o sucesso na carreira profissional do escritor e da atriz que põe em xeque a relação entre os dois. Para continuar junto, será que "Você não precisa me deixar vencer" mesmo? 

O espetáculo dirigido por João Fonseca tem uma forma própria de desenvolver a trama, o que abraça o público continuamente diante das detalhadas -e até inimagináveis- revelações trazidas nas canções. Letras que, em Português, enveredam pelo romântico, tendem para o desabafo e agregam o engraçado -para dar a leveza certa ao drama do casal. As sacadas são sensacionais!

Beto Sargentelli que foi Zezé Di Camargo em "2 Filhos de Francisco - O Musical" e Eline Porto, intérprete de Zilu, no mesmo musical que esteve em cartaz nos teatros paulistas até o início de 2018, mostram total amadurecimento, pois não somente defendem belamente os protagonistas Cathy e Jamie, mas também produzem o espetáculo digno de permanecer por longo tempo em cartaz.

"Os últimos cinco anos" trata a importância de saber fazer a escolha certa em nome de algo maior que é a relação entre duas pessoas, seja no momento de felicidade, tristeza e até solidão. O musical emociona, alegra, encanta e faz o público sair de alma lavada por saber que esteve diante de um espetáculo que tem tudo para ser revisto e ainda poder impressionar. Seja à segunda ou até terceira vista.



Use #osúltimos5anosmusical nas redes sociais.


"Os últimos cinco anos"
Teatro Viradalata
Rua Apinajés, 1387 - SumaréSão Paulo
Telefone: (11) 3868-2535
Horário de atendimento ao público:
segunda, terça, quinta e sexta – das 19h até 22h

sábados e domingos – das 14h até 22h 
Apresentações: Segunda às 21h00, Domingo às 21h30
Temporada: 16 de Setembro a 19 de Novembro
Direção de João Fonseca
Direção musical de Thiago Gimenes 
Versões de Rafael Oliveira


*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm




← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. É sobre o... que seja eterno enquanto dure. Belo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Consequentemente... o resultado das escolhas e em que implica. A história é linda, mas com as músicas em Português, ficou apaixonante!! Muito lindo!! Espetáculo extremamente recomendável!!
      Um abraço e obrigada por comentar.

      Excluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.