segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

.: Itaú Cultural abre inscrições para curso de teatro infantil

Esta será a primeira edição do curso, conduzido por Thaís Póvoa, para crianças de 10 a 12 anos de idade. Gratuito, como todas as atividades do instituto, a iniciativa propõe as crianças a entrada no universo artístico e expressivo da linguagem teatral

Seguem até terça-feira, dia 29 de janeiro, as inscrições para a primeira edição do curso de teatro para crianças, com de idade de 10 a 12 anos. Elas devem ser feitas pelo site do Itaú Cultural (http://www.itaucultural.org.br/), por meio de preenchimento de formulário.  A lista dos selecionados será divulgada no mesmo endereço eletrônico no dia 6 de fevereiro.

O período de realização do curso é de 9 de fevereiro a 29 de junho de 2019, sempre aos sábados, totalizando 20 encontros, que acontecem das 11h às 13h, na Sala Multiúso, localizada no piso 2 do instituto. O curso é ministrado pela fundadora da Cia Lona de Retalhos e também mestra em pedagogia pela Universidade de São Paulo, Thaís Póvoa. Propõe que as crianças experimentem vivenciar o universo artístico e expressivo da linguagem teatral por meio de jogos e outras atividades lúdicas, estimulando a criação de espaços sensíveis para a imaginação, a autonomia e a coletividade. Ao final do processo, está prevista a realização de um experimento prático.

A ideia do Itaú Cultural é implementar gradativamente ações continuadas, que gerem mergulhos mais profundos em conteúdos relacionados as linguagens das artes cênicas. “Acreditamos que há uma relação intensa entre a programação de apresentações e as ações de formação, como correntes que se retroalimentam, além da possibilidade de ampliação de olhares sobre a diversidade da agenda cultural do instituto, que transita entre praticamente todas as linguagens artísticas, com programação de exposições, cinema e música, por exemplo”, pontua Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes Cênicas, responsável pelo desenvolvimento destas atividades. 

Este conjunto de ações, parte da premissa de que pensar a formação em artes de maneira sistêmica inclui o olhar sobre a criança, assim como para o público juvenil. “Tomara que tenhamos crianças curiosas e com desejo de experimentar esse universo do teatro, pois independentemente de se tornarem atrizes, atores ou de seguirem nesse ofício - isso realmente não é o maior propósito - podem vir a se tornar espectadores astutos e privilegiados, com um senso de coletividade e colaboração”, complementa Galiana. 

Sobre a orientadora
Thaís Póvoa é mestre em pedagogia teatral pela ECA-USP e é formada pela EAD – Escola de Arte Dramática.  Iniciou suas experiências formativas para crianças no Projeto NURI – CEPEUSP, em 2004, e a partir de 2006 passou a desenvolver trabalhos artísticos voltados à infância, explorando as linguagens do teatro e circo, fundando a Cia Lona de Retalhos. Fez parte de trabalhos voltados à primeira infância, junto ao Núcleo Quanta e de diversos projetos públicos de formação artística para crianças e adolescentes, nos âmbitos municipais e estaduais. Atualmente, está em cartaz com o espetáculo infantil Rinocerantas, da Cia Lona de Retalhos, dirigido por Elisabete Dorgam.

Serviço
Curso de teatro para crianças
Inscrições abertas de 22 a 29 de janeiro de 2019
Preenchimento de formulário de inscrição pelo site: www.itaucultural.org.br
Divulgação dos selecionados: 6 de fevereiro
Período de realização: 9 de fevereiro a 29 de junho de 2019
Vagas: 15

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.