terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

.: DVDs resgatam a era da Beatlemania nos anos 60, por Luiz Gomes Otero


Por Luiz Gomes Otero*, em fevereiro de 2019.

Uma caixa com três DVDs lançada pelo selo Coqueiro Verde resgata o período áureo dos Beatles nos anos 60. São três shows realizados entre os anos de 1964 e 1966, que retratam de forma fiel o frenesi que John, Paul, George e Ringo provocavam nas plateias por onde se apresentavam.

Dois shows são da turnê pelos Estados Unidos. O de 64 é o de Washington, na primeira vez em que eles se apresentaram no País. E o segundo é de 1965, no antigo Shea Stadium, em Nova Iorque, que reuniu uma multidão nunca antes vista em shows ao vivo na época. O terceiro DVD é o "Live In Budokan", registro da rápida passagem da banda pelo Japão em 1966, pouco antes de fazerem o último show ao vivo, em São Francisco.

Nos três DVDs os setlists são enxutos e se concentram mais nos hits que a banda divulgava na época. Talvez a única exceção seja o de 1966, que tinha preciosidades como a execução de "Nowhere Man" (do álbum "Ruber Soul") e "Paperback Writer" (lançada em single), ambas com vocais mais elaborados e apontando os caminhos que eles seguiriam a partir dali.

Os fãs vão acabar se deliciando ouvindo e vendo as versões de clássicos  como "From", "Me to You", "Please Please Me" e "She Loves You". Por outro lado, fácil entender porque a banda acabou desistindo de fazer os shows ao vivo a partir de 1966. Era praticamente impossível se ouvir tocando com os parcos recursos de som que existiam na época. O som emitido pelo público encobria facilmente os dos microfones.

O DVD com o show de Washington contém depoimentos de Paul McCartney e Ringo Starr, os dois remanescentes do grupo, que contam em poucas palavras como era viver aquela euforia dos shows ao vivo e no momento em que os Beatles reinavam no mundo do pop. No show de 1965, o apresentador Ed Sullivan, um dos mais famosos da época, é quem os apresenta no estádio.

Para um fã de carteirinha, o box é item obrigatório. Para quem deseja conhecer um pouco sobre como era aquela época da Beatlemania, acaba sendo interessante conferir os vídeos mostrando os músicos tocando com alegria no palco. Um momento mágico, que dificilmente se repetirá com esse nível de intensidade junto ao público.



 "Please Please Me" (1964 - EUA)

 "Dizzy Mis Lizzy / Ticket To Ride" (1965 - EUA)


 "Yesterday" (1966 - Japão)

*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.