terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

.: Crítica de "Sobre Rodas", uma odisseia amigável em solo brasileiro

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em fevereiro de 2019



"Sobre Rodas", longa brasileiro dirigido por Mauro D’Addio, é focado na história de amizade entre um menino e uma menina de 13 anos. Lucas (Cauã Martins), praticante do futebol de campinho, durante uma partida, sofre um grave acidente e passa a viver numa cadeira de rodas. Laís (Lara Boldorini) é a garota que gosta de fazer amigos, mas que, definitivamente, precisa descobrir quem é o pai que a abandonou.

Carregando cada um os próprios anseios e o universo infinito de dúvidas que a adolescência traz, Lucas e Laís se conhecem na escola. Ele é apresentado na sala de aula, após perder um ano escolar, devido a adaptação com a cadeira de rodas. Contudo, Laís não o vê como um cadeirante.

É após o caminhoneiro César (Arthur Kohl), apaixonado pela avó da menina, numa visita a Dona Neusa, ao ver uma foto rasgada, que aciona o gatilho da curiosidade de Laís. Assim, seguindo cada pista em busca do pai, a amizade de Lucas e Laís é firmada, pois os dois fogem de casa rumo a uma aventura da vida, cheia de alegrias e surpresas, nem sempre agradáveis. Ela vai de bicicleta e ele de cadeira de rodas. 

Nessa odisseia em busca do desconhecido, os dois esbarram num falante vendedor de quinquilharias, com expertise tal qual Leléu de "Lisbela e o Prisioneiro", numa idosa solitária -que lembra a Bruxa do clássico conto "João e Maria"-, além de Einstein, conduzindo uma bicicleta. Em meio a diversos personagens que colaboram na engrenagem da trama, os dois encontram o primeiro amor.

Diante da fuga inimaginável, os pais de Lucas descobrem que o excesso de amor e cuidado sufoca, enquanto que a mãe de Laís percebe que nem todo segredo deve ser mantido a sete chaves. Afinal, o diálogo sempre é a melhor saída.

Sensível e tocante, desde a trilha sonora, "Sobre Rodas" usa e abusa de uma fotografia belíssima, em solo brasileiro. O toque da simplicidade, automaticamente, encanta o público que é levado para viver durante 1h e 12m, a fase de amadurecimento juvenil, em que tudo, simultaneamente, é tão complicado e tão fácil.


Prêmios vencidos pelo filme "Sobre Rodas":
Melhor Filme | Escolha da Audiência - TIFF Kids (Canadá)
Melhor Filme | Festival do Rio - Mostra Geração (Brasil)
Melhor Filme Live-action | Prêmio do Júri - Chicago International Children's Film Festival (EUA)
Ecumenical Jury Prize – 22nd International Film Festival SCHLINGEL IFF for Children and Young Audience (
Prêmio da Audiência - Freeze Frame International Film Festival for Kids of All Ages
Menção Honrosa - Festival de Cine Ojo de Pescado.

Redes sociais:
facebook.com/sobrerodasofilme | instagram.com/sobrerodasofilme
youtube.com/channel/UChABlczUvOmHPbvzVHrCMOg

Filme: Sobre Rodas (On Wheels, Brasil)
Diretor: Mauro D’Addio
Roteiro: Mauro D’Addio
Elenco: Cauã Martins, Lara Boldorini, Georgina Castro, Arthur Kohl, Simone Iliescu, Nani de Oliveira, Vinícius Ferreira, Vera Barreto Leite
Produção: Mauro D'Addio, Beatriz Carvalho, Rafael Sampaio

Produtora: Klaxon Cultura Audiovisual
Ano de produção: 2017
Gênero: Drama/Aventura
Duração: 1h 12m
Estreia: 14 de março

*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm


Trailer:



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.