sexta-feira, 1 de março de 2019

.: Shopping Center 3, em São Paulo, traz exposição "Rádio Retrô"

Mostra reúne mais de 60 peças raras dos mais variados modelos, épocas, designs além de muita história deste meio de comunicação, considerado o mais popular no mundo; visitação vai até 19 de março


RCA anos 30

A mostra, promovida pelo Shopping Center 3, resgata a memória do rádio, aparelho que desde os primórdios do século XX habita lares por todo o planeta. Entre as dezenas de exemplares antigos e que praticamente só existem nesta coleção, o público poderá apreciar a evolução deste equipamento entre as raridades expostas. Não poderia ficar de fora, por exemplo, o gramofone, tão visto em filmes de época, cuja fabricação é datada de 1912 e sua corda é suficiente apenas para tocar o velho disco de 78 rotações por minuto.

Em 1928, o gramofone foi substituído pela Victrola Portátil RCA, de ferro e semelhante a uma maleta – sua praticidade permitia que fosse levada a qualquer lugar, inclusive, aos bucólicos piqueniques da época. Ou o rádio Westinghouse Refrigerator, com o formato de geladeira e o apelido de "little jewel" (pequena joia), peça disputadíssima entre colecionadores.

Vale ainda destacar o rádio Capelinha, dos anos 1930, e também um dos primeiros fabricados no Brasil; o rádio Cacique, de 1936; além de modelos em formato de mobília. A exposição inclui, também, painéis explicativos com curiosidades sobre o rádio no Brasil e no mundo, polêmicas sobre sua invenção, fotos de grandes personalidades do rádio como as irmãs Linda e Dirce Batista, Emilinha Borba e Marlene – as “Rainhas do Rádio”, que eternizaram várias canções nos Anos de Ouro, entre outros.

Saiba mais: Curiosidades sobre o Rádio:
O aparelho RCA, dos anos 1930, tinha valor de venda equivalente ao de um carro.
A primeira transmissão de rádio, acredita-se que tenha sido nos Estados Unidos, em 1906, na véspera de Natal.
As primeiras emissoras surgiram logo após a Primeira Guerra Mundial. E os “Anos de Ouro” da era do Rádio coincidem com o período da Grande Depressão de 1929, após a queda da Bolsa de Valores em Nova Iorque.

Exposição “Rádio Retrô” no Shopping Center 3
Local: Lounge Piso Jardins
Data: até 19 de março
Horário: das 10h às 22h

Shopping Center 3: Avenida Paulista, 2064 - Cerqueira César
Tel: (11) 3285-2458, shoppingcenter3.com.br

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.