sábado, 13 de abril de 2019

.: Robin Trower desafia o tempo em novo disco, por Luiz Gomes Otero


Por Luiz Gomes Otero*, em abril de 2019.

É raro encontrar uma lenda dos anos 60 ainda em sua plena forma pioneira com seus 74 anos de idade completados em março.  E ao invés de reciclar os velhos sucessos, o guitarrista prefere invrestir em um material autoral novo, afirmando que "simplesmente não pode parar". E com "Coming Closer To The Day", seu mais recente disco, suas composições e apresentações com alma nunca soaram mais vivas.

Agir nos instintos artísticos - em vez de se submeter às forças do mercado - pode não ser uma abordagem moderna ou lucrativa na indústria da música. Mas em 2019, é uma filosofia que segue impulsionando a carreira de Trower para novos patamares criativos.

O disco abre com a faixa "Diving Bell", com a influência direta de Jimi Hendrix, uma de suas principais referências musicais. Ouça o solo e veja como ele usa o pedar de efeito wah-wah. Já na faixa seguinte, "Truth Or Lies o Blues" dá a tônica no arranjo e nos solos sempre precisos do veterano guitarrista.

A faixa que dá titulo ao álbum ("Coming Closer To The Day") é um dos melhores momentos do disco, com arranjo climático e a velha pegada dos anos 60/70 nos solos. Simples e ao mesmo tempo genial. "Lonesome Road" é um blues mais cadenciado, do jeito que Trower sempre gostou de tocar.

Em uma entrevista recente, Trower sintetizou seu momento atual. "Eu acho que estou tirando muito mais das minhas raízes agora. Eu não estou preocupado com o que a música é - ou o que as pessoas podem pensar sobre isso. Eu sou apenas fazendo isso com a pura alegria de fazê-lo. Minha paixão pela guitarra agora é mais forte do que nunca. Ainda é uma grande emoção tocar para o público”. E que essa paixão dure por muito mais tempo.


"Diving Bell"

"Lonesome Road"

"Coming Closer To The Day"



*Luiz Gomes Otero é jornalista formado em 1987 pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Trabalhou no jornal A Tribuna de 1996 a 2011 e atualmente é assessor de imprensa e colaborador dos sites Juicy Santos, Lérias e Lixos e Resenhando.com. Criou a página no Facebook Musicalidades, que agrega os textos escritos por ele.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.