sexta-feira, 12 de julho de 2019

.: "Medicina dos Horrores", o livro de Lindsey Fitzharris que impressiona

A história de Joseph Lister, o homem que revolucionou a cirurgia clínica na segunda metade do século XIX.

“O cirurgião era comumente visto como um trabalhador braçal, que usava as mãos para ganhar a vida, tal qual um chaveiro ou um bombeiro hidráulico hoje em dia. Nada demonstrava melhor a inferioridade dos cirurgiões do que sua relativa pobreza.”

A assepsia é uma prática tão comum nos dias de hoje que fica muito difícil de acreditar que ela simplesmente não existia nos hospitais há algumas gerações. Em "Medicina dos Horrores", a historiadora Lindsey Fitzharris revela o chocante mundo da cirurgia no século XIX ao evocar os primeiros anfiteatros de operações - lugares abafados, onde os procedimentos eram feitos diante de plateias lotadas - e os cirurgiões pioneiros, cujo ofício era saudado não pela precisão, mas pela velocidade e pela força, uma vez que não havia anestesia. Não à toa, os mais célebres cirurgiões da época eram capazes de amputar uma perna em menos de trinta segundos.

É nesse cenário, em que se considerava mais provável um homem sobreviver à guerra do que ao hospital, que emerge a figura de Joseph Lister, um jovem médico que desvendaria esse enigma mortal e mudaria o curso da história. Concentrando-se no tumultuado período entre 1850 e 1875, a autora nos apresenta Lister e seus contemporâneos e nos conduz por imundas escolas de medicina, os sórdidos hospitais onde os cirurgiões aprimoravam sua arte, as “casas da morte”, onde estudavam anatomia, e os cemitérios, que eles volta e meia invadiam para roubar cadáveres.

Chocante e revelador, Medicina dos horrores celebra o triunfo do visionário Joseph Lister, cuja busca para atribuir um caráter científico à medicina terminou por salvar milhões de vidas. Com uma leitura de ritmo eletrizante, Fitzharris conta as inúmeras aberrações do passado: operações bizarras, cirurgiões lendários e todos os desafios e desconfianças que Lister enfrentou ao ser o primeiro médico a levar a necessidade de higiene básica e assepsia para os procedimentos.

Lindsey Fitzharris é doutora em História da ciência e da medicina pela Universidade de Oxford. É a criadora do popular site The Chirurgeon’s Apprentice, bem como cocriou e apresentou a série Under the Knife, no YouTube. Escreveu para veículos como The Guardian, The Huffington Post, The Lancet e New Scientist. Atualmente, mora no interior da Inglaterra com o marido, Adrian Teal, e seus dois gatos.

Ficha técnica
Livro: 
"Medicina dos Horrores" | Autora: Lindsey Fitzharris | Tradução: Vera Ribeiro | Editora: Intrínseca | 320 páginas | Impresso: R$ 59,90 | E-book: R$ 39,90

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.