terça-feira, 26 de novembro de 2019

.: "Alma Despejada" em cinco motivos para não perder o espetáculo

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em novembro de 2019 



"Alma Despejada", em cartaz no Teatro Porto Seguro, em São Paulo, até o dia 28 de novembro, é um monólogo com a talentosíssima Irene Ravache interpretando o texto brilhante de Andréa Bassitt. Na história, Teresa, uma senhora com mais de 70 anos, depois de morta, faz a última visita à casa onde morou e viveu tantas histórias cômicas e dramáticas. 

Logo, nós do Resenhando.com elencamos cinco motivos para você não perder o espetáculo daquela que tem o imóvel vendido e a alma despejada. Não perca!


1. TEXTO
O texto de Andréa Bassitt, escrito especialmente para a atriz Irene Ravache, apresenta um incrível jogo de palavras poético, que sopra os temas a serem tratados na sequência, principalmente, quando a pequena Teresa tenta escrever novas palavras, para impressionar os familiares. A abordagem de assuntos do cotidiano e delicados, criam uma montanha-russa na narrativa, que culminam na imprevisibilidade do rumo da história. 


2. ATUAÇÃO
A interpretação da talentosa Irene Ravache, sozinha no palco, durante 80 minutos é a exteriorização de puro domínio na atuação que, por sua vez, afaga o público a cada palavra. Com a inconfundível entonação de voz e gestual afetuosos, carinhosamente, leva cada espectador para dentro da história. Ora fazendo rir, ora emocionando. 





3. IDENTIFICAÇÃO
As memórias da mulher morta, despertadas pela casa, criam um elo com o público, o que permite automática identificação em diversas situações vividas pela professora Teresa (Irene Ravache). Com o toque na medida certa para a comédia e o drama, os acontecimentos também desenham a delicadeza na forma que Teresa vê o mundo.


4. VISUAL
O cenário de uma casa quase desmontada, prestes a ser reformada, reforça a necessidade do desapego. Como Teresa está em sua última visita, já no início se revela um "fantasma", enquanto traz a história de familiares já mortos e dos vivos, como por exemplo, a empregada Neide.


5. REFLEXÃO
Com direção de Elias Andreatto, o inventário da existência de Teresa -personagem que representa a qualquer um na plateia-, é de texto atual e bastante crítico. Não há como sair impune, sem ser provocado a refletir a respeito dos assuntos abordados.



Foto: João Caldas Filho

Ficha técnica:

"Alma Despejada" - De Andréa Bassitt. Direção: Elias Andreato. Com Irene Ravache. Cenário e Figurino: Fabio Namatame. Iluminação: Hiram Ravache. Música: George Freire. Fotos: João Caldas Filho. Produção: Oasis Empreendimentos Artísticos Ltda.

"Alma Despejada", com Irene Ravache
De 18 de setembro a 28 de novembro - Quartas e quintas, às 21h.
Importante: dias 9, 10, 30 e 31 de outubro não haverá sessão.
Classificação: 14 anos.
Duração: 80 minutos.
Gênero: comédia dramática.
Ingressos: R$ 70 plateia / 60 balcão e frisas.

Teatro Porto Seguro
Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo.
Telefone (11) 3226-7300.

Bilheteria: de terça a sábado, das 13h às 21h e domingos, das 12h às 19h.
Capacidade: 496 lugares.
Formas de pagamento: Cartão de crédito e débito (Visa, Mastercard, Elo e Diners).
Acessibilidade: dez lugares para cadeirantes e cinco cadeiras para obesos.
Estacionamento no local: Estapar R$ 20 (self parking) - Clientes Porto Seguro têm 50% de desconto.
Serviço de Vans: transporte gratuito Estação Luz – Teatro Porto Seguro – Estação Luz. O Teatro Porto Seguro oferece vans gratuitas da Estação Luz até as dependências do Teatro. Como pegar: na Estação Luz, na saída Rua José Paulino/Praça da Luz/Pinacoteca, vans personalizadas passam em frente ao local indicado para pegar os espectadores. Para mais informações, contate a equipe do Teatro Porto Seguro. Bicicletário – grátis.
Gemma Restaurante: terças a sextas-feiras das 11h às 17h; sábados das 11h às 18h e domingos das 11h às 16h. Happy hour quartas, quintas e sextas-feiras das 17h às 21h.

Vendas: tudus.com.br
Facebook: facebook.com/teatroporto
Instagram: @teatroporto



*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm


Encerramento


Convite






#ResenhandoIndica "Alma Despejada" em cinco motivos para não perder o espetáculo. Por @maryellen.fsm. Link da lista na bio!! . . . "Alma Despejada", em cartaz no Teatro Porto Seguro, em São Paulo, até o dia 28 de novembro, é um monólogo com a talentosíssima Irene Ravache interpretando o texto brilhante de Andréa Bassitt. Na história, Teresa, uma senhora com mais de 70 anos, depois de morta, faz a última visita à casa onde morou e viveu tantas histórias cômicas e dramáticas. Logo, nós do Resenhando.com elencamos cinco motivos para você não perder o espetáculo daquela que tem o imóvel vendido e a alma despejada. Não perca! Vem ler tudo no Resenhando.com!! #experimenteteatro #almadespejada #ireneravache #andreabassit #eliasandreati #teatro #teatrosp #cultura #SãoPaulo #entretenimento #memórias #teatroportoseguro #Resenhando #maryellenfsm #portalresenhando #resenhander #resenhanders
Uma publicação compartilhada por Resenhando.com (@portalresenhando) em
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.