sábado, 9 de novembro de 2019

.: Crítica: os ensinamentos de “Os Três Porquinhos”, no Teatro Folha

Conto clássico busca a identificação do público infantil com as personagens. Crédito: Karine Alves

Por Mary Ellen Farias dos Santos
Em novembro de 2019 



A história de "Os Três Porquinhos" é clássica e de conhecimento universal. Contudo, no espetáculo infantil que recebe o mesmo nome e está em cartaz no Teatro Folha, aos sábados e domingos, foi renovada. Adaptada e dirigida nos palcos por Pitty Webo, a essência da fábula protagonizada pelos irmãos porquinhos ameaçados pelo lobo é mantida.

Assimo estudioso Puffy (Claudio Marinho), o guloso e preguiçoso Poffy (Victor Di Lourenço) e a medrosa Piffy (Pitty Webo) vivem na floresta e precisam se cuidar, pois o inverno está se aproximando. E para que as crianças entendam as mudanças climáticas das quatro estações, os irmãozinhos demonstram como funciona o movimento de rotação no planeta Terra. 

É com a necessidade da construção de abrigos que surge a problemática de saber o que priorizar, pois cada porquinho pensa diferente e acabam agindo de modos diversos. Sem muito tempo para dedicarem à construção das casas, cada uma é feita de um material distinto. E, claro, o senhor lobo (Romulo Bonfim) vem. No entanto, ele não é só mais um animal da floresta, ele tem talento, é um ator, do tipo canastrão.

A releitura do conto universal, "Os Três Porquinhos" é diversão para os pequenos, com toques pedagógicos que inclui cantigas de roda, interpretadas ao vivo. Ensina que há hora para tudo na vida e até os nomes das cores em Inglês. No teatro, as crianças aprendem e, de espontânea vontade, interagem com os personagens, mesmo o lobo faminto. 

A proximidade dos atores que andam pela plateia, tornam a adesão do público mirim mais vibrante. Logo, todos ali presentes participam da história que trata de temas como direitos, deveres, solidariedade, determinação e medo. É entretenimento para toda a família. O espetáculo fica em cartaz até 24 de novembro. Não perca!


Ficha Técnica - ”Os Três Porquinhos”
Texto e direção: Pitty Webo
Elenco: Claudio Marinho, Pitty Webo, Victor Di Lourenço e Romulo Bonfim
Ilustração: Marilena Saito
Desenho de figurino e caracterização: Pitty Webo
Costureira e modelista: Joana Sales
Assistente de figurinos: Lulu
Desenho de cenário: Pitty Webo
Marceneiro: Reinaldo Lopes
Montagem de cenário: Rodrigo Pereira
Trilha sonora: Pitty Webo
Arranjos: Victor Di Lourenço
Preparação corporal: Pitty Webo
Desenho de luz: Pitty Webo
Transportador oficial: ML Entregas Urgentes
Administração e promoções: Gabriele Oliveira
Produção Executiva e Marketing cultural: Caroline Santana
Realização: Companhia Pitty Webo Arte & Cultura Ltda

Serviço - ”Os Três Porquinhos”
Local: Teatro Folha
Reestreia: 31 de agosto de 2019
Temporada até: 24 de novembro de 2019
Apresentações: sábados e domingos, às 16h
Ingresso: R$ 50 (setor único)*
Sessão extra: 15 de novembro de 2019
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: a partir de três anos

*Valor referente ao ingresso inteiro na plateia e mezanino. Meia-entrada disponível em todas as sessões de acordo com a legislação.

Teatro Folha
Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 - Televendas: (11) / 3823 2423 / 3823 2737 / 3823 2323. Vendas online: teatrofolha.com.br


Vendas por telefone e no site do teatro / Capacidade: 305 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube Folha 50% desconto. Horário de funcionamento da bilheteria: terça a quinta-feira, das 15h às 21h;sexta-feira, das 15h às 21h30; sábado, das 12h às 22h30; domingo, das 12h às 20h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 14,00 (primeiras duas horas) / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3661-5896, (11) 99605-3094 / Patrocínio do Teatro Folha: Folha de S.Paulo, Consigaz, Owens-llinois, EMS, Bain & Company, Grupo Pro Security, Previsul, Brasforma, NR Acampamentos, Nova Chevrolet.

Sobre a Conteúdo Teatral: O grupo empresarial paulista Conteúdo Teatral atua há mais de quinze anos em duas vertentes: gestão de salas de espaços e produção de espetáculos. Como gestora é responsável pela operação do Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis, com direção artística e comercial de Isser Korik, programando espetáculos para temporada em regime de coprodução. No período de atuação a empresa soma mais de 2 milhões de espectadores.


Como produtora de espetáculos, viabilizou dezenas de peças, como “Gata Borralheira”, “O Grande Inimigo”, “Os Saltimbancos”, “A Pequena Sereia”, “Grandes Pequeninos”, “Branca de Neve e os Sete Anões”, “A Cigarra e a Formiga”, “Cinderela” e “Chapeuzinho Vermelho” para as crianças. Para os adultos foram realizadas, entre outras montagens, “A Minha Primeira Vez”, “Os Sete Gatinhos”, “O Estrangeiro”, “Senhoras e Senhores”, “O Dia que Raptaram o Papa”, “E o Vento Não Levou”, “Equus” a trilogia “Enquanto Isso...”, além de projetos de humor – como “Nunca Se Sábado...” e “IMPROVISORAMA” – Festival Nacional de Improvisação Teatral. Em parceria com Moeller e Botelho produziu os Musicais “Um Violinista no Telhado”, “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, “Nine – Um Musical Felliniano” e “Beatles num Céu de Diamantes”.


*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura e licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos. Twitter: @maryellenfsm



Encerramento e agradecimentos do espetáculo


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.
 
google.com, pub-3645003449125371, DIRECT, f08c47fec0942fa0 subdomain=subdomain.resenhando.com subdomain=subdomain.www.resenhando.com