domingo, 3 de novembro de 2019

.: Série de fotografias encanta visitantes do Salão do Chocolate de Paris

Exposição do fotógrafo Lailson Santos exibe a alma da cacauicultura nos Estados da Bahia, Pará e Espírito Santo


Doze fotografias do acervo de imagens da Rota do Cacau no Brasil, do fotógrafo Lailson Santos, compõem a exposição Cacau do Brasil durante a 25ª edição do Salon Du Chocolat de Paris, que segue até hoje, dia 3, na França. Visitante do Salão, a estudante de arquitetura francesa Sandrine Richmond elogiou a iniciativa do estande brasileiro. “Nesse momento em que a Amazônia é uma questão mundial, é muito importante uma exposição como essa, que mostra que há uma preocupação no Brasil para a preservação do meio ambiente e o cacau pode ser uma das ferramentas para isso ser feito”.

Apaixonado pela beleza do fruto desde que foi convidado a fotografar celebridades durante as filmagens da telenovela Renascer, em Ilhéus, Lailson assinou a fotografia do livro O Cacau é Show, de autoria do empresário Alexandre Costa, em 2008. “No desenvolvimento do livro, sugeri que fizéssemos a rota do cacau no Brasil, começando na região amazônica, no Estado do Pará, passando por Linhares, no Espírito Santo, até Ilhéus, na Bahia. Foi aí eu que conheci o lado humano da plantação e vivenciei a cultura do cacau com mais intensidade”, conta o fotógrafo, que colheu cerca de 10 mil imagens durante esse projeto e nunca mais parou de fotografar cacau e chocolate.

Sergipano radicado em São Paulo desde a infância, Lailson é repórter-fotográfico com passagens pelas mais importantes revistas do País, como Veja, Isto é, Caras, Contigo, Forbes, Gula e Prazeres da Mesa.

Além da exposição, um painel de alta resolução exibe filmes sobre os destinos turísticos da Bahia e Pará para o grande público presente no evento.

A Missão do Cacau do Brasil no Salon de Paris reúne mais de 40 produtores de cacau e chocolate de Origem no stand que representa do País para divulgar tanto a matéria-prima quanto o produto final brasileiro no mercado internacional. O Salon Du Chocolat de Paris é o maior evento mundial do segmento e recebe anualmente mais de 130 mil visitantes, envolvendo mais de 500 expositores de 60 países.

O projeto Cacau do Brasil é uma iniciativa da APC - Associação dos Produtores de Cacau, em parceira com os governos da Bahia e do Pará, e desde 2017 tem suas ações ampliadas com a missão empresarial, uma promoção da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e de Investimentos) com a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), parceira da Apex-Brasil no projeto de promoção das exportações do setor, o Brasil Sweet & Snacks.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.