terça-feira, 31 de dezembro de 2019

.: Filme “Meu Amigo Enzo” ensina a como superar desafios


Por Oscar D’Ambrosiojornalista e crítico de arte.


Colocar um cão como narrador é o grande acerto de “Meu Amigo Enzo” (The Art of Racing in the Rain”), filme dirigido por Simon Curtis a partir do romance "A Arte de Correr na Chuva", de Garth Stein. A voz de Kevin Kostner caiu muito bem no gentil animal que narra seu relacionamento com o piloto de corridas e sua esposa.

As numerosas referências a Ayrton Senna e a sua habilidade de correr na chuva são um ingrediente a mais para o público brasileiro, numa narrativa que faz numerosas comparações entre a as formas de pilotar para ser campeão e a capacidade de conduzir a própria vida com segurança, principalmente quando os acidentes na pista são frequentes.

O filme consegue emocionar de diversas maneiras, principalmente por ter como protagonista um homem de uma paciência e bondade tão grandes que parecem irreais. Mas essas características estão no espírito de uma história que tem como objetivo primordial justamente apontar que a calma e o equilíbrio são essenciais para o sucesso.

Isso não impede, no entanto, algumas ações intempestivas, no sentido de frear mais dentro da curva ou de não trair os próprios ideais. Lutar sempre é o lema, mesmo que muitas vezes tudo pareça estar perdido. Nesse contexto, a mensagem edificante nos ajuda a recompor as forças para enfrentar os desafios existenciais. E há algum mal nisso? Cinema também pode nos ajudar a viver melhor.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.