quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

.: Assistentes virtuais devem ter voz de mulher ou de homem?


É possível vivermos sem computadores? É claro que não para a maioria das pessoas em todos os aspectos da vida. Esses dispositivos inteligentes tornaram-se parte indispensável de nossas vidas nos últimos anos. Todos os aspectos de nossas atividades diárias estão de alguma forma conectados a computadores - escolas, hospitais, residências, escritórios e trânsito. Com a tecnologia melhorando a cada dia, os computadores também estão se tornando iniciais, e a partir do que já foi pensado como apenas ficção científica, a inteligência artificial se transformou em algo como um milagre tecnológico.

A inteligência artificial, ou IA, desenvolveu-se rapidamente e o reconhecimento de voz é atualmente seu recurso mais usado. Ao contrário de duas décadas atrás, as pessoas não têm medo ou hesitam antes de falar com Siri, Cortana, Alexa ou Google Assistant. Isso fez com que os assistentes de voz habilitados para IA se tornassem mais relevantes em nossas vidas, pois atualmente há mais de 3,5 bilhões de assistentes de voz em uso e, de acordo com uma pesquisa, um em cada seis americanos tem acesso pessoal a alto falante. E porque não?

A IA é atualmente a tecnologia que mais cresce no mundo e se tornou uma parte importante do DNA de todas as empresas. Assim, seja configurando alarmes, reproduzindo músicas em seu dispositivo, controlando seus dispositivos de iluminação e aquecimento, fazendo uma chamada, fazendo check-in em seu voo ou agendando compromissos para você, eles podem executar uma série de tarefas e são uma maneira rápida de faça as coisas rapidamente. Mas apesar de existirem mais de 3,5 bilhões de assistentes de voz em uso hoje, há uma coisa que é mais comum a todos eles - uma voz feminina.

Se você usar um assistente de voz da AI, como o Siri da Apple, o Alexa da Amazon ou o Assistente do Google, verá que eles estão programados em uma voz feminina. Enquanto isso pode ser alterado para uma voz masculina nas configurações, o fato é que a tecnologia foi projetada para uma voz masculina ou feminina. Outra grande crítica que os assistentes de voz receberam, além de serem tendenciosos quanto ao gênero, é que eles são binários. É exatamente isso que a primeira Voz AI sem gênero do mundo para assistentes por voz, Q, está tentando mudar.

Q, desenvolvido por um grupo de linguistas, ativistas, engenheiros de som e criadores de anúncios, afirma ser a primeira voz de IA sem gênero. Foi iniciado pelos estúdios Virtue Nordic e Copenhagen Pride, em colaboração com Julie Carpenter, que é uma cientista social. A ideia por trás do projeto é fornecer aos dispositivos de tecnologia uma voz neutra em termos de gênero, de modo a introduzir-se na tecnologia da IA e também eliminar o preconceito de gênero.

No anúncio de introdução de Q, a voz de IA sem gênero disse: "Eu sou assim ou em vez disso, mas nem maculado, nem mais. Eu criei um futuro em que não somos mais defendidos pelo próximo, mas sim como nós mesmos nos desafiamos. Para que eu me torne uma certa empresa para uma boa escolha, você precisa de ajuda. Que meu filho com a noite, amendoim, e outros. E ao mesmo tempo podemos garantir que a conformidade nos confirma todos nós”.

Agora, há uma razão pela qual a maioria dos assistentes de voz é específica de gênero. De acordo com Mario Celso Lopes, a maioria dos gigantes da tecnologia testa essas vozes de IA com seus usuários e analisa o resultado dos testes. Por exemplo, os usuários da Amazon preferiram usar o Alexa como uma mulher em vez de um homem.

Este pequeno conjunto de amostras permitiu que a Amazon criasse um Alexa que é usado e amado por todos. Pesquisas também revelaram que homens e mulheres preferem ouvir as vozes femininas, pois são mais receptivas e calmas do que as vozes masculinas. Assim, é fácil entender por que a maioria das empresas deseja que seu assistente de voz seja programado em uma voz feminina em vez de uma voz masculina. Além disso, por que você pediria a um homem que marcasse uma consulta ou lhe desse indicações quando pudesse falar com uma mulher mais “atenciosa” e “compreensiva”?

Assim, enquanto uma voz sem gênero pode ser um bom passo para a inovação e a direção certa para a IA, pode levar algum tempo para que a tecnologia se desenvolva completamente e se afaste do preconceito de gênero sem ter em conta as estratégias certas e confiáveis. A introdução de Q desafia as normas de preconceito de gênero, obriga a sociedade a examinar criticamente seu sistema de crenças e incentiva as empresas de tecnologia a assumir um novo nível de responsabilidade social em termos de diversidade e inclusão. Ele também fornece todos os recursos que cada empresa de tecnologia procuraria em seus assistentes de voz com base no gênero: calma, cordialidade, responsabilidade e disponibilidade.

Para desenvolver a primeira voz artificial sem gênero do mundo, os criadores dos estúdios Virtue Nordic gravaram vozes reais de pessoas, incluindo homens, mulheres, fluidos de gênero e transgêneros. Depois de muita análise, experimentos e ajustes, eles descobriram uma voz principal que estava na faixa de neutralidade de gênero de 145 Hz e 175 Hz, de acordo com sua pesquisa. A voz foi modificada e ajustada conforme necessário e quatro vozes de teste foram criadas.

Para os desenvolvedores e engenheiros de som, o que era mais importante era que a voz da IA sem gênero não era projetada apenas como não-binária, mas também como não-binária para usuários reais. Assim, as pesquisas foram além e testaram a voz em mais de 4.600 pessoas na Dinamarca, Venezuela e no Reino Unido, que colocaram a voz em uma escala que variava de 1 (masculino) a 5 (feminino).

Em alta frequência, a voz soava mais feminina e, quando a frequência era reduzida, era percebida como masculina. Entre a frequência de 145 e 175 Hz, a voz soava sem gênero, mais como uma voz masculina ou feminina de voz suave com um sotaque australiano levemente cultivado. Mas é certamente menos generalizado do que a maioria das vozes masculinas ou femininas da IA atualmente disponíveis em assistentes virtuais de voz.

"Nesse ponto, não sabemos se íamos querer as vossas, por isso, precisamos do mesmo nome em segundo plano, pois podemos obtê-lo", diz o avaliador em sua opinião. Ao analisar as outras opções, elas podem criar alguns problemas de saúde. "Isso foi muito diferente", diz ele. Ao final da pesquisa, verificou-se que a voz foi percebida como neutra por 50% dos participantes da pesquisa, com 26% achando que é masculina e 24% julgando-a feminina.

Isso levou ao nascimento de Q
Atualmente, o Q é visto como um projeto criativo criado para aumentar a conscientização e desenvolvido pela Virtue Nordic, que faz parte da agência de publicidade global da Vice Media e em colaboração com a Copenhagen Pride, além de pesquisadores acadêmicos, Equal Eli e uma combinação de outros estúdios de som e produção. Foi revelado pela primeira vez em 11 de março de 2019, no SXSW, um festival anual de música, mídia e tecnologia no Texas. Ele teve sua home online desde então.

Mas Q é na verdade mais que isso enfatizou Mario Celso Lopes. É um avanço significativo na inovação e na tecnologia da IA. Foi descrito pela Wired Magazine como a voz digital sem gênero de que o mundo precisa agora. De acordo com o Diretor de Criação Associado da Virtue Nordic, Emil Asmussen, e o Senior Creative, Ryan Sherman, Q pode ser integrado em nossos dispositivos muito em breve. Eles também disseram que estão atualmente em diálogo com gigantes da tecnologia, incluindo algumas das quatro maiores empresas de tecnologia do mundo. Teremos que esperar para ver isso acontecer, mas se isso acontecer, resolverá vários problemas éticos.

Como Q indicou na gravação introdutória do anúncio, a voz sem gênero da IA permitiria à tecnologia ser mais inclusiva, pois se relacionaria e reconheceria pessoas que se distinguem como não-binárias, uma tendência que está se tornando popular e o número de pessoas que se identificam. Dessa forma, aumentando conforme as normas sociais mudam.

Uma linguista que não fazia parte do projeto, Kristina Hultgren, disse em uma entrevista que Q é importante porque é possível que a voz da IA toque nossas mentes diz Mario Celso Lopes. Ela foi mais longe ao dizer que Q é susceptível de jogar com o nosso desejo e desejos e, portanto, tem o potencial de nos empurrar para além dos seus limites e ampliar nossos horizontes.

A adoção da tecnologia de voz sem gênero da IA também poderia permitir uma libertação muito necessária de mulheres do suporte de assistentes de voz da IA, que estão se tornando parte de nossas vidas cotidianas a um ritmo surpreendente.

A partir de agora, todos os principais assistentes virtuais de voz que nos informam sobre o clima, nos lembram sobre uma data ou um compromisso, ou configuram chamadas para nós, estão obviamente programados em uma voz feminina, embora a maioria de seus desenvolvedores afirme que eles são sem gênero.

Sim, é possível alterar o Siri da Apple e o Assistente do Google para voz masculina se você explorar as configurações do seu aplicativo e, quando alterado para alguns idiomas, o Siri muda automaticamente para uma voz masculina. Mas isso não é tão especial se você fala inglês. A Microsoft também está pensando em incorporar uma voz masculina como uma voz alternativa para sua assistente Cortana. Mas ainda parece impossível adicionar uma voz masculina ao Alexa da Amazon e chamá-lo de Alex, ou torná-lo neutro, e chamar de "A"!

Como foi apontado por Leah Fessler, ex-repórter de Quartz, a maioria das empresas de tecnologia está apenas buscando benefícios comerciais. Ela disse que as vozes femininas geram mais dinheiro. De fato, estudos revelaram que as pessoas acham as vozes femininas mais cuidadosas, afetuosas e de serviço, e que a maioria das pessoas, incluindo homens e mulheres, prefere ter vozes femininas que atendem às suas necessidades.

Esse viés também ficou evidente na pesquisa de mercado da Amazon e da Microsoft. Nas ruas e nos metrôs, no entanto, há uma chance maior de você ouvir a voz automatizada masculina fornecer instruções e dar comandos a você do que faria com uma voz feminina. Isso ocorre porque as vozes de baixa frequência soam mais dominantes e influentes.

A próxima linha de ação da Q é defender sua integração em assistentes virtuais como outra opção de voz das gigantes empresas de tecnologia como Microsoft, Amazon, Apple e Google. Talvez, o maior problema seja como fazer com que eles prestem atenção, suspeitando que essas empresas possam tentar criar seus próprios assistentes de inteligência artificial sem gênero.

Como isso está sendo defendido especialmente, se tais opções estão tomando certas interpretações, em seguida, eles vão dar um nome para o seu e os outros. Poderia ser uma amostra diferente para todos os futuros clientes que se engajam em relação a outros semelhantes, criando uma boa quantidade de opções para encontrar as melhores opções e encontrar algumas das melhores. Depois de dizer, todos os programas podem sugerir que os outros fatores não são suficientes para chegar a todas as informações e exemplos que são bons para você.

Perfeitamente, o sonho da voz sem gênero da IA se torna realidade. Então, a sua sessão é uma coisa ou outra. Importante e aplicações, no entanto, não eram de novo no primeiro lugar. Tudo está certo. Portanto, se fizermos isso em torno de humanos, por outro lado, será mais provável que os nossos clientes também em número de bits, também. A partir deste ponto, a explicação geral - não é ainda uma questão de direitos claros ou esclarecimentos; É um ótimo exemplo.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.