terça-feira, 28 de abril de 2020

.: Musical infantil "Bento Batuca" está disponível gratuitamente na internet


Eleito o Melhor Musical Infantil de 2018 pela APCA, Bento "Batuca" tem referências à cultura brasileira e faz uma viagem no tempo por ritmos regionais.

O Ministério da Cidadania e a Rede, através da Oficina de Alegria, disponibilizam no YouTube pelo período de um mês, o premiado espetáculo musical infantil Bento Batuca. A ação foi pensada para colaborar com o entretenimento das crianças e suas famílias que se adaptam à nova rotina da quarentena para conter o avanço do novo Coronavírus.

A montagem, eleita como o Melhor Musical Infantil de 2018, pela APCA e Melhor Trilha Musical Original do grupo Os Capoeira, pelo Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2019, valoriza a cultura brasileira por meio da dança, ritmos e sua história.

A gravação disponibilizada no canal oficial da produtora Oficina de Alegria foi realizada em adaptação do espetáculo durante o evento aberto Cultura na Praça, que aconteceu na Praça Rosa Alves da Silva, região da Vila Mariana, em São Paulo, comemorando o dia das crianças de 2019.

O texto assinado por Daniela Cury e Mariana Elisabetsky tem direção de Eduardo Leão e Luciana Ramanzini, além da direção musical do grupo Os Capoeira. No elenco, estão os atores Sidney Santiago Kuanza (Bento), Fernando Oliveira (José Carlos, pai do Bento e Guerreiro Maculelê), Lena Roque (Neide, mãe do Bento e Tia Ciata) e Eric de Oliveira (Mestre Besouro e Maestro Nunes).

Com música comandada pelos percussionistas Contramestre Leandrinho, Heverton Faustino “Bbzão”, Paulinho Percussão, Cauê Silva e Rogério Roggi, o espetáculo Bento Batuca tem repertorio que transita entre cânticos de capoeira e ritmos como frevo, maculelê e samba, além de referências a canções da música nacional, como Suíte dos Pescadores, de Dorival Caymmi. Entre os instrumentos estão atabaques, berimbau, pandeiro, surdos, chocalhos e objetos sonoros.

"Bento Batuca"
O espetáculo revela uma viagem por São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, onde Bento vai descobrir ritmos genuinamente oriundos da cultura afro, com personagens que homenageiam figuras emblemáticas, como o Mestre Besouro Mangangá (lendário capoeirista baiano), Guerreiro Maculelê (lenda folclórica brasileira), Maestro Nunes (ícone do frevo pernambucano) e Tia Ciata (influente figura no surgimento do samba).

Bento é um menino sonhador, esperto e curioso, que batuca desde que nasceu, na mamadeira, na chupeta e transformando garfos e colheres em instrumentos de percussão. A cada encontro nessa aventura, Bento Batuca preenche a trouxinha que o acompanha de sons, cores, conhecimento e, a cada lugar que chega, descobre um pouco mais sobre a nossa cultura, a nossa música e sobre si mesmo.

O espetáculo "Bento Batuca" é uma montagem para toda a família e propõe, por meio da linguagem poética, teatral e musical, enaltecer os ritmos, sons e danças da cultura afro-brasileira. O espetáculo traz uma conscientização sobre a nossa própria história, com lições educativas sobre como enfrentar as dificuldades da vida com coragem.

"Bento Batuca" - Ficha Técnica:
Texto: Daniela Cury e Mariana Elisabetsky
Direção: Luciana Ramanzini e Eduardo Leão
Elenco: Sidney Santiago Kuanza, Lena Roque, Fernando Oliveira e Eric de Oliveira
Direção Musical: Os Capoeira
Músicos: Contramestre Leandrinho, Cauê Silva, Heverton Faustino "Bbzão", Paulinho Custódio e Rogério Roggi
Direção de Movimento: Gabriel Malo
Cenografia e Figurino: Fabio Namatame
Projeto da Estrutura Cenográfica (Biombos): Bia Falleiros e Tábata Sung
Ilustrações da Cenografia: Ana Novi
Marcenaria: Johnson Zacanini
Iluminação: Giu Valentim e Luciana da Silva
Produção: Camila Ávila e Guilherme Yazbek
Assistência de Produção: Vic Marcondes e Thomas Marcondes
Coordenação de Palco: Daniela Colazante e Jamile Valente
Idealização: Flavia Carvalho Dória e Mestre Dalua
Sonorização: DB Company
Direção Técnica: Soul em Cena
Foto e Vídeo: Soul em Cena
Assessoria de Imprensa: Marra Comunicação
Interprete de Libras: Karina Zonzini
Correalização: Os Capoeira
Realização: Oficina de Alegria

Sobre a Oficina de Alegria
A Oficina de Alegria, fundada há 12 anos, é uma rede de empreendedores formada pelos sócios Alan Edelstein, Flavia Doria, César Pacci e Fernando Pegoretti. Os fundadores deixaram suas carreiras em empresas tradicionais para se dedicarem ao desenvolvimento de projetos que têm como missão criarem momentos de conexões para o público ou empresas.

Em 2020, além do Galo da Madrugada, a produtora promoveu em São Paulo desfiles e programações com o Bangalafumenga, Bloco do Sargento Pimenta, Os Capoeira, Fogo & Paixão e o infantil Bloquinho.

Uma das principais novidades apresentada pela Oficina de Alegria no Carnaval 2020 foi o Trio Maravilha. Responsável pela realização de grandes desfiles, a produtora decidiu criar do zero, em parceria com o engenheiro Ronaldo Bitello, que assinou o projeto, um trio elétrico que atendesse suas necessidades e estivesse de acordo com as normas de trânsito.

Com 19m de comprimento, 4,4m de altura e 2,6m de largura, o Trio Maravilha conta com um palco 360º, que permite maior proximidade entre os foliões e os músicos. O sistema de som é outro diferencial, com 48 caixas de som PA/SUB D&B, última geração, mesas de som digitais e microfonação sem fio da bateria.

Através de valores como cidadania e respeito ao meio ambiente, a Oficina de Alegria resgata o espírito do carnaval com festas nas ruas, praças das cidades, peças de teatro e eventos corporativos, com espírito de coletividade, simplicidade, liberdade e, claro, muita alegria.

Com uma logística cuidadosa e profissional, a Oficina de Alegria faz carnaval o ano inteiro, com eventos que vão além dos desfiles, como ensaios abertos e festas temáticas em espaços públicos e fechados.

Além disso, pensando no público infantil e suas famílias, a Oficina de Alegria criou a o Bloquinho (carnaval infantil) e desenvolveu o espetáculo Bento Batuca, premiado como o melhor musical infantil de 2018, de acordo com a Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA). Em 2019, foi responsável pelo Fomento e Comunicação do espetáculo musical infantil de bonecos “As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água”, com músicas do Palavra Cantada e bonecos do Grupo Giramundo.

"Bento Batuca"
Duração: (49m32s)
Classificação: livre
Créditos: Soul em Cena
Site: http://www.oficinadealegria.com.br/
Facebook: Oficina de Alegra
Instagram: @oficinadealegria

"Bento Batuca" completo no YouTube

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.