sábado, 30 de maio de 2020

.: Delaney and Bonnie na Dinamarca, com Eric Clapton e George Harrison


Por Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico musical.


Um registro histórico da dupla Delaney and Bonnie na Dinamarca em 1969 foi finalmente lançado em CD. E essa gravação ganha uma importância a mais pelo fato de contar com participação de Eric Clapton e George Harrison, sendo este segundo ainda um integrante dos Beatles naquela época

A dupla era formada pelo casal Delaney e Bonnie Bramlett. Ambos contavam com uma banda formada por Bobby Whitlock nos teclados, Carl Radle no baixo, Jim Gordon na bateria, Jim Price no trompete, Bobby Keys no saxofone, Rita Coolidge nos vocais e Billy Preston nos teclados. Eric Clapton, que havia deixado o Cream, passou a acompanhar a dupla naquele período. George Harrison apenas acompanhava o amigo e acabou participando no palco de forma discreta, pois ainda era um integrante fixo dos Beatles.

Clapton chegou a patrocinar uma turnê para Delaney e Bonnie em novembro e tocou no palco com eles. Eles começaram na Alemanha e foram para o Reino Unido e Escandinávia, antes de se apresentarem na Dinamarca.

O som da dupla trazia uma mistura bem feita de rock com soul music e blues, além de  eventuais toques de música folk norteamericana. É preciso contextualizar que naquele momento, no final dos anos 60,  o rock estava em um momento de transição, com os festivais apresentando novas tendências que se consolidariam nos anos seguintes.

No setlist dessa antológica apresentação há um medley de canções de Little Richard e uma releitura de Poor Elijah do bluesman Robert Johnson, além de canções que definiam bem a sonoridade da dupla, como "I Don´t Know Why" e "Special Life".

Em paralelo, Clapton tocava naquela época com a banda Blind Faith. Mas logo no ano seguinte partiria para uma carreira solo que dura até os dias atuais. A dupla Delaney And Bonnie durou até 1973, quando o casal se divorciou. Delaney faleceu em 2008 e Bonnie segue na ativa até os dias atuais.

"Comin' Home"

"Poor Elijah"

"My Baby Specializes"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

#ResenhandoIndica

20 20 20
Tecnologia do Blogger.