quarta-feira, 27 de maio de 2020

.: Paschoal da Conceição vive Mário de Andrade em documentário


Após a exibição da vida e obra de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, vai ao ar nesta quarta-feira, dia 27, às 22h45, o terceiro episódio da série inédita "Modernistas", agora falando sobre Mário de Andrade. Produzida pela TV Cultura, com direção do cineasta Ricardo Elias, a produção busca atualizar as figuras dos modernistas, destacando não só os seus legados, mas as influências que exercem até hoje.

Mário de muitas faces, como diz um dos seus poemas, “Eu Sou 300, Sou 350”. Pesquisador, musicista, professor de piano, escritor, agente cultural, folclorista, fotógrafo. Ele exerceu múltiplas atividades e em cada uma delas foi mais genial do que na outra.

O autor do clássico "Macunaíma" também é um dos mais importantes pesquisadores da cultura brasileira. É responsável pelo registro e resgate de muitas danças e músicas folclóricas de todo o Brasil. Ele também criou uma série de aparatos culturais como bibliotecas itinerantes, a Biblioteca Pública de São Paulo, hoje Biblioteca Mário de Andrade, e o Coral Lírico Paulistano.

O episódio é conduzido pelo seu sobrinho Carlos Augusto de Andrade, e ilustrado por um rico acervo de fotografias, além de uma visita à antiga casa do artista, hoje um centro cultural. O ator Paschoal da Conceição interpreta Mário de Andrade em alguns momentos.

Composta por quatro episódios de 26 minutos cada, "Modernistas" foi elaborada a partir de uma ampla pesquisa, misturando depoimentos, fotos de acervo pessoal, acervo da TV Cultura e imagens de arquivo. O último episódio de "Modernistas" retratará o artista Victor Brecheret, no dia 3 de junho.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.