sexta-feira, 26 de junho de 2020

.: Fotos históricas da Baixada Santista em exposição virtual


As galerias Carcará e Mapa inauguram exposição virtual do fotógrafo amador Ismael Alberto de Souza, que registra paisagens e trabalhadores de Santos e Baixada Santista, nos anos 1940. O cuidadoso e elaborado estilo pictorialista, em branco e preto, lembra as pinturas das exposições de belas artes. A exposição pode ser vista até dia 31 de julho no site da Carcara, neste link.

O carioca Ismael Alberto de Souza (12/4/1902 – 10/11/1973) passou a maior parte de sua vida em Santos, na Baixada Santista. Era um apaixonado pela fotografia. Seu neto, o também fotógrafo, Mario Martins Fontes, revela: “Ele caminhava pelas manhãs ensolaradas, logo nos primeiros instantes do amanhecer, em busca da luz suave e ainda deitada, para compor suas cenas. Tinha um andar manso de quem observava sem ser visto e, com sua calma e docilidade, fotografava diariamente o cotidiano daquela pacata cidade dos anos 1940”.

As fotos de Ismael Alberto de Souza são marcadas pela estética pictorialista, um estilo que se aproxima da visualidade figurativa exibida nas pinturas clássicas dos salões de Belas Artes. Essa aproximação é percebida não apenas pela escolha dos temas – naturezas-mortas, paisagens, marinhas etc. – mas também pela preocupação do fotógrafo com o equilíbrio entre os principais elementos da composição da imagem – linhas, formas, luz, sombra.

Ismael de Souza registrou também o dia a dia dos trabalhadores braçais e as paisagens urbanas do litoral e interior do Estado de São Paulo. Souza realizava todas as etapas da produção de suas fotografias, como a revelação, ampliação e o tratamento, quando alguns recursos pictóricos eram aplicados na imagem já revelada tornando-a mais romântica e bucólica. 

Trabalhava com diferentes papéis e confeccionava seu próprio passe-partout, escrevendo os títulos nas molduras e inscrevendo-as em concursos e salões nacionais e internacionais. Souza participou do Salão de Arte Fotográfica de São Paulo organizado pelo Foto Cine Clube Bandeirante, do qual era associado, e teve seu trabalho exposto em diversos salões internacionais como Combined Societies (Inglaterra, 1946), Salta e Santa Fé (Argentina, 1946), Zaragoza (Espanha, 1947) e Southgate (Inglaterra, 1948).


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.