sexta-feira, 19 de junho de 2020

.: Flavia Lima, primeira ombudsman negra Folha, na bancada do "Roda Viva"


Na bancada de entrevistadores do "Roda Viva", que entrevistará o filósofo, professor e jurista Silvio Almeida, a presença inédita de um ombudsman em atividade, do jornal Folha de S.Paulo, cargo ocupado pela jornalista Flavia Lima. 

Ela é a primeira negra a exercer o cargo no veículo, e deve trazer ao debate a perspectiva do racismo na imprensa brasileira, a presença dos negros nas redações e a discriminação racial na mídia. Silvio Almeida irá falar, principalmente, sobre a onda de protestos antirracistas ao redor do mundo. Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h, ao vivo, na TV Cultura, no site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Entre as pautas do programa estão a representatividade negra em diversas esferas, o racismo estrutural, violência policial e a onda de protestos antirracistas ao redor do mundo.

Para a âncora do programa, Vera Magalhães, a participação de Flavia vai enriquecer o debate. “Há uma discussão muito importante a ser feita sobre o espaço dado à diversidade nas redações e também nas páginas dos jornais e pautas dos telejornais. Não apenas com notícias sobre racismo, mas trazendo negros de várias áreas para falar como especialistas e fontes”, afirma Vera.

Também integram a bancada de entrevistadores Thiago Amparo, professor de direito da FGV-SP e colunista do jornal Folha de S.Paulo; Paulo Cruz, professor de filosofia e colunista da Gazeta do Povo; Paula Miraglia, antropóloga e diretora geral do Nexo Jornal; e Joyce Ribeiro, apresentadora do Jornal da Tarde da TV Cultura.

Almeida é doutor em filosofia e teoria do direito pela USP, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e da Universidade Mackenzie, professor visitante da Universidade Duke, nos Estados Unidos, e presidente da Fundação Luiz Gama. O jurista é também autor de diversas obras sobre filosofia, racismo e consciência de classe, como o livro "Racismo Estrutural", que discute como o racismo está na estrutura social, política e econômica da sociedade brasileira.

A bancada de entrevistadores será formada por Thiago Amparo, professor de direito da FGV-SP e colunista do jornal Folha de S.Paulo; Paulo Cruz, professor de filosofia e colunista do jornal Gazeta do Povo; Paula Miraglia, antropóloga e diretora geral do Nexo Jornal; Flavia Lima, ombudsman do jornal Folha de S. Paulo; e Joyce Ribeiro, apresentadora do Jornal da Tarde, da TV Cultura. Haverá ainda a participação remota do cartunista Paulo Caruso.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

#ResenhandoIndica

20 20 20
Tecnologia do Blogger.