sábado, 4 de julho de 2020

.: Tudo sobre Tammi Terrell, a breve estrela da gravadora Motown


Por Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico musical.

Há 50 anos falecia a cantora Tammi Terrell, vitimada por um tumor cerebral aos 24 anos. E para homenagear essa artista que pertenceu ao elenco da gravadora Motown, foi relançado o seu único álbum solo, "Irresistible", lançado originalmente em 1969, que traz canções soul com a receita musical básica da gravadora.

A breve passagem de Tammi Terrell, cujo nome original era Thomasina Winifred Montgomery, deixou uma marca importante dentro da indústria da soul music norteamericana. Ela nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos, em 29 de abril de 1945. Na música começou como cantora de apoio do astro James Brown nos anos 60, antes de ingressar na gravadora Motown,  a convite do presidente, Berry Gordy Jr.

Pouco depois passou a cantar em dupla com Marvin Gaye, substituindo a sua antiga parceira, Kim Weston. E a partir daí sua carreira decolou. Com Gaye gravou vários clássicos da soul, entre os quais a canção "Ain't No Mountain High Enough", que se tornou um sucesso imediato junto ao público.

Entretanto a carreira de Tammi sofreu um baque em 1967. Durante um show em outubro daquele ano ela desmaiou nos braços de Marvin Gaye. As constantes enxaquecas que sofria naquele período eram na verdade um sinal de algo mais grave: um tumor cerebral maligno, que acabou sendo detectado após exames médicos.

Com a saúde deteriorada, ela passou a não se apresentar mais ao vivo. Gravou ainda duetos com Gaye e conseguiu lançar o seu único álbum solo, "Irresistible", com uma coleção de canções bem ao estilo da soul music produzida pela Motown. São canções doces e alegres, prontas para tocar nas rádios naquela época, como "Come on and See Me" e "Hold On Oh My Darling".

Tammi Terrell passou por oito cirurgias até que em 16 de março de 1970, veio a falecer por complicações da doença. Mas apesar da breve passagem, sua marca acabou deixando referências importantes para a soul music.



"Just Too Much to Hope For"

"This Old Heart Of Mine (Is Weak For You)"

"Can't Stop Now (Love Is Calling)"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

#ResenhandoIndica

20 20 20
Tecnologia do Blogger.