domingo, 30 de agosto de 2020

.: Crítica musical: Deep Purple prova que o rock ainda pode ser divertido


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico musical.

"Whoosh!" é o nome do vigésimo primeiro álbum de estúdio da mítica banda de rock inglesa Deep Purple, lançado no início do mês de agosto de 2020. E esse novo trabalho apresenta os músicos veteranos totalmente a vontade tocando um hard rock com aquele infalível toque dos anos 70. A formação atual da banda conta com Ian Gillan (vocal), Ian Paice (bateria), Roger Glover (baixo), Don Airey (teclados) e Steve Morse (guitarra). Essa formação aliás vem se mantendo nos últimos anos.

O álbum foi originalmente programado para ser lançado em junho, mas foi posteriormente adiado devido à pandemia de covid-19. Algumas canções do álbum foram lançadas como singles em plataformas digitais, começando com a ótima "Throw My Bones". A instrumental "And the Address" apareceu pela primeira vez como a faixa de abertura do álbum de estreia da banda em 1968, "Shades of Deep Purple". E agora ganha uma nova versão, sendo que o único músico a participar das duas gravações foi o baterista Ian Paice.

Posso citar ainda as faixas "Man Alive" e "The Long Way Round" como outros bons momentos desse novo trabalho. Claro que o vocal de Ian Gillan não é mais o mesmo dos anos 70. Mas ele ainda consegue fazer a banda pulsar com um feeling de fazer inveja a muito vocalista iniciante. E é preciso ressaltar o entrosamento da parte instrumental – com destaque para os solos Steve Morse e Don Airey e a cozinha ritmica sempre eficaz de Glover e de Paice.

Deep Purple é uma banda que dispensa apresentações. Mesmo se você não conheça pelo nome, é bem provável que você já tenha ouvido a música dela em algum lugar. Com uma carreira longa influenciando dezenas de dezenas de bandas, o Deep Purple é uma lenda indiscutível. E em pleno 2020, poderíamos supor que ela já não teria mais o que mostrar de novo. Entretanto, "Whoosh!" é a prova concreta e sonora de que o rock como gênero musical pode e deve ser sempre divertido.

"Man Alive"

"Throw My Bones"

"The Long Way Round"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.