quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

.: Resenha de "A Verdadeira História de Ned Kelly": soco no estômago

Por: Mary Ellen Farias dos Santos*


Quem foi Ned Kelly? O longa "A Verdadeira História de Ned Kelly", do diretor Justin Kurzel, retrata o bandido ou vingador pela ótica do escritor Peter Carey, no livro best-seller  "A História Do Bando De Kelly", de 2002. Tal qual a publicação da Editora Record -que inspirou a película-, a trama é forte e prende a atenção do início ao fim, ou seja, desde quando conhecemos o pequeno Ned até a vida adulta -o fim.

Por meio do olhar de quem dá o nome ao longa, Ned Kelly dita o ritmo da narrativa, assim, o longa tem momentos de pura explosão e outros de aparente calmaria. Na nova produção, o matador australiano é interpretado na vida adulta pelo talentoso George MacKay, personagem interpretado anteriormente pelo cantor Mick Jagger e o inesquecível ator Heath Ledger.

MacKay defende muito bem o personagem a ponto de distribuir pancadas de amor e ódio ao público. A adaptação é como que um diário em mãos alheias, sendo devorado por um curioso. O passado de violência de toda uma sociedade, os traumas, desamores e a falta de escrúpulos de Ned são expostos na tela. Tudo, muitas vezes, justificado pela criação recebida, na maior parte, da mãe: Ellen Kelly (Essie Davis) e, inclusive por quem passou por seu caminho, desde o padrasto (Russell Crowe) ou o oficial Constable Fitzpatrick (Nicholas Hoult).

De fato, o jogo entre o certo e o errado, sempre em posições trocadas, movem a história e fazem Ned ser quem é. Assim, os cortes de cenas e as sequências longe de serem mastigadas, aumentam ainda mais a tensão de quem assiste. Ned, sempre na tênue linha entre o bem e o mal, cria um ambiente de receio a respeito do que acontecerá, como que uma preparação para alguma tragédia anunciada.

Não há como deixar de comentar o elenco de primeira. No longa estão George MacKay, Russell Crowe, Nicholas Hoult e Charlie Hunnam que convencem ainda mais a assistir "A Verdadeira História de Ned Kelly". Em pouco mais de 2 horas, tem-se uma aula de história australiana no período de vida do maior fora da lei do país. Vale a pena conferir!


Filme: A Verdadeira História de Ned Kelly (True History of the Kelly Gang )

Diretor: Justin Kurzel

Autor: Peter Carey

Adaptação de: A História Do Bando De Kelly

Gênero: Faroeste, drama

Duração: 2h04m

Elenco: George MacKay, Russell Crowe, Nicholas Hoult, Charlie Hunnam, Essie Davis

Distribuído por: A2 Filmes

Data de lançamento: 2 de abril de 2020 (Brasil)

*Mary Ellen Farias dos Santos é criadora e editora do portal cultural Resenhando.com. É formada em Comunicação Social - Jornalismo, pós-graduada em Literatura, licenciada em Letras pela UniSantos - Universidade Católica de Santos e formada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Twitter: @maryellenfsm


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.