segunda-feira, 7 de junho de 2021

.: Em novo livro, Don DeLillo reflete sobre dependência tecnológica

“Um romance apocalíptico para os nossos tempos”, assim definiu o jornal The Guardian sobre o romance "O Silêncio", de Don DeLillo. Em um livro que radicaliza o caráter especulativo de sua ficção, o premiado escritor americano traz notícias de um mundo perplexo diante da velocidade das mudanças que nos fazem questionar certezas sobre cultura, tecnologia e identidade.

Em um dia de 2022, ao sofrer as consequências de um evento misterioso que causou pane em aviões, apagou telas de celulares e tornou inviável a civilização como a conhecemos, os personagens de "O Silêncio" — um casal que escapou de um desastre aéreo, um jovem professor de física, a ex-professora dele e seu marido fã de apostas — refletem sobre morte e sobrevivência, verdade e representação, tempo e segurança.

No passo lento e vertiginoso de sua prosa, um realismo tão acurado quanto distorcido no qual os ambientes não são bem ambientes, os diálogos não são bem diálogos, os sentidos da história parecem às vezes tão claros e às vezes tão distantes, impalpáveis, Don DeLillo dá ao romance o poder de dizer o indizível — e assim, quem sabe, reverter a impressão de que “o mundo é tudo, o indivíduo, nada”.

Sobre o autor
Don DeLillo nasceu em Nova York, em 1936. Sua obra inclui romances, contos e peças de teatro. Em 1985, recebeu o prestigioso National Book Award por Ruído branco. Também foi agraciado com o PEN/Faulkner Award e o Library of Congress Prize for American Fiction. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão "Os Nomes" (1982), "Submundo" (1997) e "Zero K" (2016), todos publicados pela Companhia das Letras.

Ficha técnica
Livro: 
"O Silêncio"
Autor: 
Don DeLillo
Tradução: Paulo Henriques Britto
Número de páginas:
112
Editora: Companhia das Letras
Link na Amazon: https://amzn.to/2TBf4JR

Conversa com Don DeLillo


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.