domingo, 13 de junho de 2021

.: Ema Klabin oferece vagas em curso, palestras e encontro com escritores


A Casa Museu Ema Klabin promove curso, encontro com escritores e palestras virtuais nos meses de junho e julho para quem curte fotografia, arte, história, literatura. A maior parte gratuita. Encontros virtuais acontecem nos meses de junho e julho e estão com inscrições abertas no site do museu. Malangatana Ngwenya. Monstros Grandes Devorando Monstros Pequenos,1961.Óleo s/ Unitex. Fundação Mário Soares

A Casa Museu Ema Klabin promove curso, encontro com escritores e palestras virtuais nos meses de junho e julho. Haverá duas palestras mediadas por professores da Unifesp, uma sobre Artes moçambicanas e a outra sobre Medievalismos no século XIX, além de um encontro sobre os significados das cores com Luciana Martha Silveira.

E para quem curte fotografia, mesmo não sendo fotógrafo, a casa museu oferece ainda um curso que estimula os participantes a editarem suas imagens fotográficas para criar uma narrativa visual. Ao todo, serão disponibilizadas 400  vagas, com inscrições que variam de gratuitas a R$ 200. As inscrições já podem ser realizadas no site do museu: http://emaklabin.org.br/

As palestras e ciclo de encontros com escritores têm apoio cultural da plataforma Benfeitoria e da Sitawi, no âmbito do projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin - Matchfunding BNDES+ 2020. Confira:


Curso Edição de imagens para construção de narrativas
Ministrado por Dani Sandrini, o curso com cinco encontros pretende estimular os participantes a editarem suas imagens fotográficas para criar uma narrativa visual. Através de exercícios e comentários usando imagens diversas, trabalhos fotográficos e audiovisuais de diferentes artistas, será possível experimentar o processo e ampliar repertório. Não é preciso ser fotógrafo profissional.  A parceria entre a Fundação Ema Klabin e a Gráfica Ipsis possibilita a impressão com descontos.
15, 22 e 29 de junho, 6 e 13 de julho, das 19h às 21h30. 20 vagas. Investimento: R$ 200. Plataforma Zoom.


Palestra Unifesp - Artes moçambicanas e outras modernidades: entre mercado, anticolonialismo e construção da nação
Com uma abordagem que destaca produções artísticas pouco conhecidas no Brasil, a palestra discutirá como se deu o processo de formação da ideia de modernidade artística em Moçambique. Mariana Fujisawa apresentará como a arte mobilizou-se junto à política e à sociedade no contexto das opressões coloniais nas décadas de 1960 e 1970.  A partir desse panorama, a palestrante buscará analisar o surgimento e incorporação dos estilos shetani e ujamaa nas esculturas makonde, assim como a elaboração das pinturas em tela do artista Malangatana Valente Ngwenya, de modo a ilustrar e contextualizar diferentes modernidades desenvolvidas e expressadas no país africano.
16 de junho,  das 19h às 21h. 95 vagas. *Gratuito. Plataforma Zoom.


Encontros com escritores: outros olhares - Selma Maria
A sessão de junho do ciclo de palestras virtuais Encontros com escritores: outros olhares tem como convidada a escritora Selma Maria, que discutirá as práticas e efeitos da literatura na vida de crianças e adolescentes. Serão abordados tópicos como a importância de estimular a literatura desde a infância, perceber suas mensagens, e de que maneira a poesia, as brincadeiras e a oralidade se relacionam com as produções literárias. Com  mediação de Ana Beatriz Demarchi Barel, a série "Encontros com Escritores: Outros Olhares" tem como objetivo estimular a leitura e proporcionar o contato do público com temas contemporâneos e com obras que registram múltiplas perspectivas narrativas da realidade brasileira. 30 de junho, das 17h às 18h30. 95 vagas. Gratuito*. Plataforma Zoom.


Palestra - A cor em seus aspectos culturais e simbólicos
Quantas vezes nos perguntamos sobre os significados das cores? Como estes significados são apreendidos? Os significados das cores são fixos ou variam nos seus usos? Para responder essas e outras perguntas, Luciana Martha Silveira, doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) ministra a palestra A cor em seus aspectos culturais e simbólicos. O encontro tem como base a Teoria da Cor, e o foco estará nos seus aspectos culturais e simbólicos. 3 de julho, das 11h às 13h. 95 vagas. Gratuito*. Plataforma Zoom.

Inscrições: http://emaklabin.org.br/
*Como em todos os nossos eventos gratuitos, a instituição convida quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das atividades do Museu a apoiar com uma doação voluntária no site da instituição.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.