quinta-feira, 29 de julho de 2021

.: Filme "Rodantes", de Leandro Lara, estreia nos cinemas e nas plataformas


Estreia em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Salvador, nos cinemas e na mesma data, nesta quinta-feira, dia 29 de julho, também nas Plataformas: Claro Now, Vivo Play e Oi Play.


"Rodantes" é um filme brasileiro filmado no estado de Rondônia, na região amazônica. A ideia foi inspirada pela viagem de carro de 15 mil quilômetros que o diretor Leandro Lara fez, fazendo fotos e escrevendo histórias para a revista Colors no ano de 2006. A produção do filme durou seis meses, incluindo pesquisa de locação, pré produção e filmagem.

A equipe enfrentou diversos desafios devido à infraestrutura das cidades, à logística de equipamentos, deslocamento de pessoas e condições climáticas da região com temperaturas médias de 40 graus Celsius. Nesta produção, mais de 1000 pessoas envolvidas (70 funcionários + 40 elenco principal e mais de 800 extras (principalmente pessoas das cidades locais).

O diretor Leandro Lara é de Belo Horizonte, diretor de cinema e produtor formado em Artes e Comunicação na PUC - MG e especialista em direção de fotografia pelo Instituto Cubano - Escuela Internacional de Cine y Televisión - com sede em San Antonio de Los Baños. Agora estabelecido como diretor, sua visão incorpora um interessante balanço entre impacto visual e profundidade emocional. Seu estilo visual intenso e capacidade de conectar-se entre fotografia, vídeo, animação, design e instalação foram construídos durante três anos como consultor para o pioneiro laboratório de criação da Benetton, a FABRICA. 

Estabeleceu-se em São Paulo, com suas próprias produtoras, a Mosquito Project e a Bando Studio. Dirigiu e produziu o documentário sobre Baile Funk com o Dj Diplo, “Favela on Blast” e a série documental de tv "Reis da Rua”. Recentemente terminou seu diário audiovisual sobre limites e fronteiras chamado “Prelúdios do Sol” composto de doze filmes experimentais curtos. Atualmente, está desenvolvendo os longas "TAZ", em parceria com o roteirista Lucas C. Barros e o drama psicológico “Cleveland”. O talento de unir estética e conceito possibilitaram que muitos de seus trabalhos fossem exibidos em festivais de cinema e arte pelo mundo. “Rodantes” é sua estréia como diretor para um longa metragem de ficção.


Sinopse
"Rodantes" narra a vida de três personagens: Tatiane, uma jovem garota que foge para tentar se reinventar após um passado traumático; Odair, fruto da explosão migratória rondoniense do início dos anos 90, é um rapaz que em meio a descobertas sexuais corre riscos ao se desprender da casa dos pais; e Henry, um imigrante haitiano que, após a morte de sua mulher, luta com seus dois filhos pequenos para sobreviver em meio ao progresso e à miséria brasileira. Vidas em ebulição no caos, se esbarram por aí em momentos ocasionais sem envolvimento maior do que sua própria condição de ambulantes.

O filme é tripartido pelas histórias centrais mas sempre com personagens secundários que vão absorvendo e sendo absorvidos por Tatiane, Henry e Odair. Um movimento de troca de vivências que influenciam na questão formal da história a ser contada: são eles que geram os movimentos de flashback, as elipses, os cortes abruptos dos pequenos acontecimentos.

Filmes que trabalham com histórias cruzadas são fonte de inspiração - como "Dolls", de Takeshi Kitano ou "Código Desconhecido", de Michael Haneke - mas há uma vontade profunda de respeitar o percurso dos personagens e não somente inserí-los em um dispositivo formal previamente estabelecido. "Rodantes" é um filme à deriva, como seus personagens, que não se apóia em questões objetivas ou formalistas, mas sim na poesia que só existe naquelas histórias e imagens que não se encerram.

Ficha técnica
Filme:
"Rodantes".
Roteiro: Lucas C. Barros.
Fotografia: Adolpho Veloso.
Montagem: Fernando Stutz.
Direção de arte: Marcelo Larrea.
Produção executiva: Marcelo Torres.
Produção: Leandro HBL e Marcela Sutter.
Companhia produtora: Mosquito Project.
Elenco: Caroline Abras, Félix Smith, Jonathan Well, Murilo Grossi, Fernando Alves Pinto, Clara Chevaux, Rodolfo Vaz, Suzana Vieira Gonçalves, Acauã Sol, Daniel Infantini, Lívia Deschermayer, Benki Ashaninka, Angetona Dorgilus.
Classificação indicativa: 16 anos.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.