quinta-feira, 7 de outubro de 2021

.: "Retratos" de Pablo Bernasconi reúne 90 obras do artista plástico

"Retratos", lançamento da Catapulta Editores, reúne 90 dos melhores retratos que o artista plástico, Pablo Bernasconi produziu nos últimos anos.

Sutileza, carisma e humor são algumas das características que o artista plástico argentino, Pablo Bernasconi, traz em suas obras. Com um estilo marcante, Pablo desconstrói imagens de personagens mundialmente famosos, como Madonna e Vinícius de Moraes, para reconstruí-los de uma maneira simbólica e peculiar. "Retratos", lançamento da editora Catapulta, reúne 90 das principais obras do artista nos últimos anos. 

Segundo o artista, os retratos ilustrados no livro são chamados "conceituais''. “Retrato conceitual é um retrato que descreve o personagem e descreve, sobretudo, a opinião que eu tenho sobre ele”, comenta Pablo, que usa objetos para representar figuras humanas, como cadeira, almofada e até mesmo diversos tipos de alimentos. Dessa forma, "Retratos" propõe ao leitor que descubra os sinais e os códigos que, posteriormente, lhe permitirá decifrar todo o conteúdo proposto pelo artista. 

Junto das ilustrações, o lançamento também traz frases ditas por cada uma das personalidades, em português e na língua original do personagem. Além disso, "Retratos" também conta um pouco sobre a biografia de Pablo, o que aproxima o leitor das propostas do artista e do conceito utilizado em suas obras. 

Ao longo de 208 páginas, o leitor vai se deparar com uma obra diferente em cada folha cheia de detalhes, que começam já na capa do livro, emoldurada e ilustrada com um dos retratos do artista. “Tento alcançar um equilíbrio, e que esses detalhes não deixem a imagem hermética. Se coloco algo muito conhecido, deposito: afasto a possibilidade do leitor entender o que quis dizer. Nem enigmático nem sofisticado o suficiente para que não se entenda nada”, comenta o artista sobre suas ilustrações e os detalhes que as formam. Você pode comprar "Retratos", com 90 obras de Pablo Bernasconi, lançado pela editora Catapulta, neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.