sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

.: Disco resgata a força do canto de Bettye LaVette nos anos 60


Por
 Luiz Gomes Otero, jornalista e crítico cultural.

Nos anos 60, Bettye La Vette lançou uma série de singles pela Silver Fox Records, que integrava a antológica gravadora Sun Records, a mesma que revelou Elvis Presley e outros pioneiros do rock. E parte dessa rica produção foi disponibilizada na coletânea "Let me Down Easy: Bettye LaVette in Memphis", que mostra a força de seu canto moldado basicamente na soul music e em outras influências, como a música folk.

Esta retrospectiva remasterizada inclui faixas como "He Made a Woman Out of Me" e o cover explosivo de "Piece of My Heart", além da pérola que deu título a coletânea, "Let Me Down Easy", que foi recentemente resgatada pela dupla eletrônica Odesza. Aclamada pelo jornal New York Times como "uma das grandes intérpretes de soul de sua geração", Bettye LaVette é uma vocalista que pode pegar qualquer tipo de música e torná-la completamente sua.

As suas qualidades musicais podem facilmente ser conferidas nas faixas desse tesouro musical.Em "Easier to Say", por exemplo, ela dá uma lição de como cantar soul com emoção na dose dose certa. E a sua já citada versão de "Piece of My Heart" ficou acima da média, assim como a ótima e explosiva "My Train´s Coming".

Trata-se de uma cantora que gravou no período de consolidação da soul music nos anos 60. E que ainda continua na ativa, lançando trabalhos convincentes e de qualidade. Mas é inegável que essa fase inicial apresenta ela em um formato de diamante lapidado. Uma joia de intérprete, com arranjos de metais feitos sob medida para seu canto.

"Let Me Down Easy"

"Piece Of My Heart"

"My Train´s Coming"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.